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Introdução ao Projeto de Engenharia

Código: EQ0095     Sigla: IPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Projeto)

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 85 Plano de estudos oficial 4 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-02-24.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;

  2. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;

  3. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;

  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências e resultados de aprendizagem de acordo com o CDIO:

1. Aquisição de conhecimentos técnicos

1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projeto de processos industriais.

2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais

2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: capacidade de resolução de problemas de projeto de instalações industriais.

2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar várias peças de equipamento.

2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis.

2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos.

3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações

3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.

3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos.

3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês.

4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social

4.1 Contexto externo e social: noções sobre segurança, avaliação de risco e de impacte ambiental.

4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos.

4.3 Conceção e engenharia de sistemas: heurísticas para síntese de processos.

4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais atendendo a diversas fontes de informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Visão geral sobre Projeto de Engenharia

  2. Constituição do relatório de projeto

  3. Balanços de massa e energia. Cálculos de entalpia e calores de reação

  4. Cálculo de equilíbrio de fases

  5. Projeto de sistemas de separação (câmaras de vaporização, destilação convencional e destilação extrativa)

  6. Projeto de reatores

  7. Integração energética

  8. Projeto de permutadores de calor

  9. Projeto de compressores, bombas e válvulas

  10. Projeto de sistemas de armazenagem

  11. Cálculo de utilidades

  12. Projeto de sistemas de armazenagem e Layout

  13. Estimativas de custo de equipamento

  14. Diagramas PFD e P&I

  15. Análise de risco e segurança

  16. Noções de ética para engenheiros

  17. Projeto assistido por computador: Ferramentas computacionais (Ms-Excel e Aspen) e estratégias de simulação e de projeto de processos e equipamento.

Bibliografia Obrigatória

Sinnott R.K; Chemical Engineering Design, Coulson & Richardson's Chemical Engineering Series, 2005. ISBN: 0-7506-6538-6
Warren D. Seider, J. D. Seader, Daniel R. Lewin; Product and process design principles. ISBN: 0-471-45247-5 0471203165
Walas S.M., ; Chemical Process Equipment Selection and Design, Butterworth-Heinemann, 1990. ISBN: 0-7506-9385-1
Max S. Peters, Klaus D. Timmerhaus; Plant Design and Economics for Chemical Engineers. ISBN: 07-049579-3
Perry R.H., Chilton C.H; Chemical Engineer’s Handbook, McGraw-Hill Book Company, 1973. ISBN: 0-07-049478-9
Richard M. Felder, Ronald W. Rousseau; Elementary principles of chemical processes. ISBN: 978-0-471-37587-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de tópicos relacionados com projeto preliminar de processos químicos, ambientais e biotecnológicos. Realização de trabalhos de grupo. Apresentação, realização e discussão de trabalhos de grupo. Desenvolvimento de aplicações computacionais suportadas em Aspen Plus e Ms-Excel para projeto preliminar de processos químicos, ambientais e biotecnológicos nas aulas do tipo laboratorial.

Software

MS-Excel
SuperPro Designer
Aspen

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética > Uso racional da energia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Realização de todas as componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular realizar-se-á através de trabalhos em grupos de 4 elementos que englobam as componentes seguintes:

  • Componente 1: Entrega de monografia sobre um processo industrial (máximo: 20 páginas, CF1). Data de entrega: 01 de abril de 2016
  • Componente 2: Entrega de relatório com projeto de unidades processuais (máximo 30 páginas, CF2). Data de entrega 27 de maio 2016
  • Componente 3: Slides da apresentação do relatório (máximo 15 slides, CF3). Data de entrega:27 de maio de 2016
  • Componente 4: Apresentação e discussão do relatório (2 de junho de 2016, 10 minutos para apresentação + 5 minutos para discussão, CF4).

Classificação final: CF=0.3*CF1+0.4*CF2+0.15*CF3+0.15*CF4

Nota: Só poderão ter avaliação igual ou superior a 18 se os documentos forem entregues isentos de erros (ortográficos, unidades, etc…)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As mesmas da avaliação normal.

Melhoria de classificação

O estudante terá de inscrever-se para melhoria no início da ocorrência seguinte e submeter-se de novo ao processo de avaliação previsto para a unidade curricular.

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