Robótica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Inteligência Artificial |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
- Estudar métodos de perceção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de controlo de robôs móveis.
- Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.
- Estudar os fundamentos da robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.
- Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.
- Incentivar capacidade de comunicação em tópicos técnicos.
- Incentivar abordagens científicas saudáveis.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que, no final da UC, os estudantes sejam capazes de:
- Definir Autonomia em Sistemas Robóticos
- Definir Sistemas Robóticos Inteligentes
- Explicar o enquadramento da Inteligência Artificial em Sistemas Robóticos Inteligentes
- Identificar e utilizar as Arquiteturas clássicas para controlo em Robótica
- Identificar as aplicações de clássicas em Robótica
- Conhecer o Estado da Arte em Sistemas Robóticos Inteligentes
- Conhecer os mais comuns sensores e atuadores utilizados em robótica
- Avaliar a utilização de sistemas de visão comparativamente a outros métodos
- Aplicar métodos de fusão sensorial, métodos do âmbito da Inteligência Artificial e métodos de processamento de sinal e de visão para construir perceções do Mundo
- Aplicar métodos de localização, planeamento e navegação em robótica
- Conhecer e utilizar uma ou mais plataformas robóticas e/ou de simulação robótica
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Experience in computer language programming is needed - any language, frequentely used languages include Java, C++ or Object Pascal, ...
Programa
- Introdução à Robótica Inteligente
- Inteligência Artificial
- Conceitos Básicos de Robótica
- Enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica
- História, evolução e direções atuais da Robótica Inteligente
- Arquiteturas baseadas em Agentes para Robôs
- Reativas, Deliberativas e Híbridas
- Arquiteturas Belief, Desire and Intentions (BDI)
- Arquiteturas Cooperativas
- Perceção Robótica
- Hodometria, Rotação e Bússolas
- Sensores comuns em robótica incluindo visão artificial e profundidade
- Técnicas de Fusão Sensorial
- Localização e Mapeamento
- Criação, representação a atualização de Estados do Mundo
- Localização de Markov e Gaussiana
- Localização Grid e Monte-Carlo
- Mapeamento: Occupancy Grids e SLAM
- Exploração do Mundo
- Atuação e Controlo em Robótica
- Locomoção, questões cinemáticas e dinâmicas
- Atuadores e grandezas físicas associadas
- Simulação de locomoção
- Navegação
- Algoritmos de navegação em ambientes conhecidos/Desconhecidos
- Diagramas de Voronoi
- Algoritmos A* e D*
- Decomposição celular.
- Robótica Cooperativa
- Introdução à cooperação entre robôs para a realização de tarefas em equipa
- Joint Intentions, TAEMS, Role-Based, Social Rules
- Comunicação e Modelação Mútua
- Locker-Room, Coordenação Estratégica, Parcialmente Hierárquica
- Aplicações
- Competições Robóticas Nacionais e Internacionais: RoboCup, RoboOlympics, Fira Cup, DARPA Grand-Challenge, Festival Nacional de Robótica, Micro-Rato, Robô Bombeiro.
- Simuladores robóticos: Soccerserver 2D e 3D, RoboCup Rescue, Virtual Rescue, Ciber-Rato.
- Plataformas Robóticas: Lego MindStorms NXT, ERS210A e ERS-7 (AIBOS da Sony), EcoBees, Humanóides RoboNova: Arquitecturas de Hardware e Software. Programação Prática de robôs e equipas de robôs
Bibliografia Obrigatória
Howie Choset, Kevin M. Lynch, Seth Hutchinson, George Kantor, Wolfram Burgard, Lydia E. Kavraki, Sebastian Thrun ; Principles of Robot Motion : Theory, Algorithms, and Implementations , Bradford Book, MIT Press, Cambridge, Massachussets, London England, 2005. ISBN: 0-262-03327-5
Robin R. Murphy;
An Introduction to AI Robotics , Bradford Book, MIT Press, Cambridge, Massachussets, London England, 2000. ISBN: 0-262-13383-0
Russell, Stuart;
Artificial intelligence. ISBN: 0-13-360124-2
Bibliografia Complementar
Sebastian Thrun, Wolfram Burgard, Dieter Fox ;
Probabilistic Robotics, MIT Press, Cambridge, Massachussets, London England, 2005. ISBN: 0-262-20162-3
Manuais dos Simuladores: Soccerserver, RoboCupRescue e Ciber-Rato
Manuais de OPEN-R e Documentação das Plataformas ERS210A e ERS7, 2005
Siciliano, Bruno; Khatib, Oussama (Eds.); Springer Handbook of Robotics, Springer, 2008. ISBN: 978-3-540-38219-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição com interação nas aulas
- Possível uso de simuladores para navegação de robôs móveis (concurso "ciber-rato")
- Possível uso de simuladores de robôs Humanoides
- Trabalhos sobre robótica cooperativa ("robosoccer" e “Robocup rescue”)
- Exploração de diversas plataformas robóticas móveis
- A avaliação inclui capacidade de pesquisa, trabalho científico e técnico e ainda capacidade de comunicação relativo ao trabalho apresentado. É incentivado pensamento de ordem elevada
- Será dado feedback dos trabalhos intermédios durante a UC para que o melhoramentos possa ser incorporado na apresentação final
Software
Linguagem de Programação: C++
Simuladores Soccer-Server (2D e 3D)
Simulador Ciber-Rato
R-CODE SDK (ERS7)
Simulador RoboCup Rescue
OPEN-R SDK (ERS210A e ERS7)
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia do conhecimento
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de controlo > Robótica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia do conhecimento > Tecnologia de agentes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Não exceder faltas
- Entregar no mínimo os Assignments 1 e 2 com avaliação superior a 6 valores (em 20) em cada um deles
Fórmula de cálculo da classificação final
- 10% HomeWorks
- 20% Assignment 1 (inclui apresentação oral)
- 20% Assignment 2 (inclui mini-artigo para uma possível conferência científica)
- 10% Assignment 3 (avaliação intermédia do estado do trabalho)
- 40% Assignment 3 (projeto final da UC), desdobrado em:
- 10% Código & Funcionalidades & Demonstração de funcionamento
- 10% Artigo para uma possível conferência científica
- 05% Referências
- 10% Apresentação Oral e Defesa
- 05% Vídeo
Provas e trabalhos especiais
- HomeWorks - Trabalhos de casa
- Pequenos trabalhos semanais
- Assignment 1 - Trabalho 1
- Pesquisa ou survey no auge do estado da arte em robótica
OU Pequeno projeto inicial em robótica inteligente
- Assignment 2 - Trabalho 2
- Robo reativo simples
- Frequentemente em equipas de 2 estudantes; são permitidos trabalhos individuais ; tamanho máximo da equipa 4 estudantes; antes do início do trabalho os objetivos concretos são ajustados caso a caso dependendo do tamanho da equipa, etc
- Course Project - Projeto Final da UC
- Os Assignments 3 e 4 - Trabalhos 3 e 4 - fazem parte do Projeto Final da UC
- Assignment 3 - Trabalho 3 - Avaliação da maturidade do planeamento e desenvolvimento, feito a meio do tempo de projeto
- Assignment 4 - Trabalho 4 - Demonstração, apresentação e defesa oral, artigo científico publicável em conferência e vídeo
Trabalho de estágio/projeto
Course project - Projeto Final da UC - Agente para a competição de Ciber Rato ou variantes tal como ações colaborativas, mapeamento, etc; outras aplicações frequentes incluem condução autónoma simulada ou projeto de investigação acordado entre estudantes e professor
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Dispensa de presenças
- 20% Assignment 1 - Trabalho 1
- 20% Assignment 2 - Trabalho 2
- 60% Assignment 4 - Projecto + Apresentação + Artigo + Vídeo
Melhoria de classificação
- Melhoria (individual) dos trabalhos anteriormente apresentados.
- Se pretender melhorar os HomeWorks, será necessário apresentar todos eles.
- A data para apresentação dos trabalhos melhorados é até ao início da época de recurso.
Observações
Atenção: Os materiais da UC serão fornecidos em Inglês