Análise de Sistemas e Gestão de Projetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Outras Áreas Técnicas |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEEC |
76 |
Plano de estudos oficial |
4 |
- |
5 |
42 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar a todos os estudantes uma oportunidade de realizar um projeto, desenvolvendo e aplicando na prática em sistema de energia complexo que utilize diferentes tecnologias energéticas.
Resultados de aprendizagem e competências
A frequência desta unidade curricular confere aos estudantes competências para:
• gerir e liderar equipas
• gestão de projetos
• utilizar metodologias de especificação e desenvolvimento de sistemas a partir da análise de requisitos;
• avaliar a oferta de produtos existentes para idêntica função e introduzir elementos inovadores que permitam diferenciação;
• planear e desenvolver tarefas, avaliar soluções alternativas, definir soluções para a integração de sistemas, procurando uma solução inovadora, adequada e capaz de satisfazer as especificações do sistema;
• utilizar princípios e conceitos de Engineering Systems; • enumerar, explicar e aplicar as principais técnicas de modelização e de análise de sistemas;
• explicar e aplicar o processo de 'Systems Engineering'; • explicar e aplicar os princípios, conceitos e técnicas no âmbito da Gestão de Projetos;
• organizar o trabalho em equipas de projeto, de média dimensão.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Análise de Sistemas e Gestão de Projetos: enquadramento e problemática. Engenharia de Sistemas (Systems Engineering) • Sistemas e o seu ciclo vida. • O processo de Engenharia de Sistemas. • O papel da Engenharia de Sistemas na empresa. • Standards. • Ferramentas de Engenharia de Sistemas. Gestão de Projeto • Projectos e ciclo de vida (fases do projecto): arranque, planeamento (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto); monitorização e controlo (medição do progresso do projecto, replaneamento); fecho. • Áreas de conhecimento: gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação , gestão do risco, gestão do aprovisionamento. • Standards. • Ferramentas de Gestão de Projecto Equipas de Projeto • Equipa, cultura organizacional, política organizacional, comunicação pessoal, reuniões, logbooks, ferramentas. Casos de Estudo (projecto em equipa) • Desenvolvimento e exploração de projectos multidisciplinares, realizados em equipas de média dimensão.
Bibliografia Obrigatória
Victor Sequeira Roldão;
Gestão de projectos, Monitor, 2007. ISBN: 9789729413629
Abel Pinto, Iolanda Soares;
Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua implementação, Edições Sílabo, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição do enquadramento estratégico e problemática objecto da disciplina, acompanhado pela apresentação e discussão de casos de estudo.
Exposição pontual de tópicos específicos sempre que for considerado necessário para a prossecução dos projectos.
Realização de projectos concretos, organizando-se, para o efeito, os alunos em equipas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Ter uma avaliação minima de 50% no conjunto das componetes de avaliação individual (Teste+ participação presencial), componente individual que por si representam 40% da avaliação total.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação da equipa (60%)
◦(10%) Avaliação do manual de qualidade
◦(10%) Avaliação do documento de especificação de requisitos
◦(10%) Avaliação Plano de Eficiência Energética
◦(10%) Avaliação da apresentação aos clientes
◦(10%) Avaliação de desempenho, pelos clientes
◦(10%) Avaliação da qualidade de serviços de especialidade, por parte das restantes equipas
Avaliação individual (40%)
◦(20%) Os docentes farão uma avaliação diferenciada por aluno tendo em conta:
◦A autoavaliação de desempenho do grupo
◦O desempenho dos departamentos (Dir. Geral, Dir. projeto, Dir. especialidade I, Dir. especialidade II, Dir. comercial, Dir. qualidade)
◦(20%) Avaliação do miniteste