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Laboratórios de Química-Física

Código: EQ0132     Sigla: LQF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 71 Plano de estudos oficial 2 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Laboratórios de Química-Física está dividida em dois módulos distintos: - Laboratórios de Química-Física (M1) - Noções de Desenho e Introdução à Construção (M2) M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA No módulo de Laboratórios de Química-Física (M1) serão abordados os aspetos práticos da Química-Física. A Química-Física é uma disciplina que trata os conceitos físicos subjacentes às propriedades dos compostos químicos. O objetivo do módulo M1 é colocar os conceitos teóricos num contexto experimental. Objetivos específicos: 1) pôr os estudantes em contacto com métodos experimentais rigorosos que ilustrem os conceitos da Química-Física; 2) desenvolver perícia experimental, observar experiências, registar as observações e analisar de forma crítica os resultados obtidos. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Objectivos específicos: Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos básicos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático. 

Resultados de aprendizagem e competências

M1 - MÓDULO DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA Resultados experados: no final do período lectivo, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Interpretar e compreender os fenómenos químicos e físicos da matéria baseados nas experiências realizadas no laboratório. 2)   realizar de uma forma rigorosa trabalhos experimentais. 3) Elaborar relatórios científicos e técnicos. 3) Apresentar oralmente e de forma sucinta os resultados do trabalho experimental.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Resultados esperados: No final do período lectivo, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Elaborar desenhos de objectos em representação ortográfica e com cotagem nominal. 2) Ler desenhos de objectos em representação ortográfica e fazer as correspondentes representações perspécticas em axonometria isométrica. 3) Interpretar o significado de diferentes toleranciamentos inscritos em desenhos técnicos. 4) Identificar diferentes componentes mecânicos normalizados existentes em alguns sistemas mecânicos de utilização corrente; seleccionar as suas características; conhecer a sua representação em desenho e as funções mecânicas elementares desempenhadas. 5) Ler e elaborar representações simplificadas de tubagens.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA 1. EQUILÍBRIO DE FASES Diagrama de fases de um sistema ternário 2. EQUILÍBRIO QUÍMICO Equilibrio químico em solução 3. CINÉTICA QUÍMICA Reacções com controlo reaccional 4. TERMOQUÍMICA Calorimetria 5. MACROMOLÉCULAS Viscosidade das soluções diluídas M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO 1 NORMALIZAÇÃO em geral e nos desenhos técnicos. 2 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE PRODUTOS: escalas, suportes de desenho, escrita ISO e linhas. Tipos de sistemas de projecção. Breves referências ao método diédrico. 3 REPRESENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS: princípios gerais de representação de vistas, selecção de vistas, vistas parciais, vistas auxiliares, cortes e secções. Leitura de desenhos em representação ortográfica. 4 COTAGEM E INDICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS: princípios gerais; cotagem de ângulos e de inclinações em prismas; cotagem de cones; cotagem de perfis; teoria da cotagem nominal e dimensões nominais preferíveis. 5 REPRESENTAÇÕES PERSPÉCTICAS: representações axonométricas (desenhos isométricos). 6 ESPECIFICAÇÃO GEOMÉTRICA DE PRODUTOS (GPS): o conceito GPS; princípio fundamental de toleranciamento; toleranciamentos dimensional e geométrico; tolerâncias gerais; indicação dos estados de superfície. 7 SISTEMAS E COMPONENTES MECÂNICOS NORMALIZADOS DE UTILIZAÇÃO GERAL: tipos de componentes, suas representações em desenho e designações normalizadas; ligações desmontáveis por peças roscadas e ligações permanentes por soldadura. 8 Introdução aos desenhos esquemáticos: representação simplificada de TUBAGENS.

Bibliografia Obrigatória

Shoemaker, David P.; Experiments in physical chemistry. ISBN: 0-07-057074-4 (M1 - MÓDULO LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA)
David R. Lide, ed.; CRC Handbook of Chemistry and Physics, CRC Press, 2007 (Internet Version 2007, (87th Edition), M1 - MÓDULO LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA)
P. W. Atkins; Physical chemistry. ISBN: 0-19-850101-3
Levine, Ira N.; Physical chemistry. ISBN: 0-07-037474-0
Almacinha, J.; Simões Morais, J.; Texto de Apoio ao Módulo de Noções de Desenho e Introdução à Construção da Unidade Curricular de Práticas de Engenharia Química II (MIEQ), SDI, DEMec, FEUP, 2010

Bibliografia Complementar

José A. Martinho Simões... [et al.]; Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. ISBN: 972-757-146-8
Morais, José Manuel de Simões; Desenho técnico básico. ISBN: 972-96525-2-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA Cada grupo, constituído por 3 ou 4 elementos, realizará 5 experiências de acordo com o calendário estabelecido no início do semestre. A preparação das experiências, com base no manual de laboratório fornecido no início do semestre, é feita antes da sessão experimental. É obrigatório o uso de um diário de laboratório para registo da preparação e execução das experiências. Dois trabalhos incluem a preparação de um relatório completo pelos elementos do grupo. Não serão aceites relatórios fora de prazo. Na aula seguinte à execução do respetivo trabalho o grupo discute o contéudo e a estrutura do relatório com o(s) docente(s). O mesmo é entregue na semana seguinte. Para as restantes experiências, serão elaborados relatórios resumo entregues no final da aula. Nas semanas 5  e 13, cada grupo vai apresentar oralmente um dos trabalhos. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Nas aulas teórico-práticas, faz-se uma breve exposição do conteúdo programático deste módulo da unidade curricular, ilustrada pela apresentação de alguns exemplos de aplicação, intercalada com a realização, por parte dos estudantes, de exercícios considerados relevantes e que se encontram, maioritariamente, incluídos nos textos de apoio da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas
Ciências Físicas > Química > Química física
Ciências Físicas > Química > Química física
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 50,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA A obtenção de frequência a esta parte da unidade curricular implica: i) realização efetiva de todas as experiências; ii) desempenho laboratorial; iii) manutenção de um diário de laboratório atualizado; iv) entrega dos relatórios,  v) apresentações orais. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO A obtenção de frequência a esta parte da unidade curricular implica que o número limite de faltas (25% do número de aulas previstas) não deve ser excedido.

Fórmula de cálculo da classificação final

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA (20 valores) - Desempenho laboratorial + relatórios resumo + relatórios completos: 65% - Apresentações orais em grupo: 5+15% - Diário de laboratório individual: 15% M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO (20 valores) A classificação deste módulo será baseada nas classificações dos trabalhos propostos (peso 0,4) e dos exercícios de resolução individual (peso 0,6) realizados (minitestes) (devendo esta última ser igual ou superior a 6 valores). Está prevista a realização de uma prova de recurso de carácter facultativo. CLASSIFICAÇÃO FINAL A classificação final (CF) na escala de vinte valores será obtida pela média ponderada das classificações de cada módulo (M1 e M2) através seguinte fórmula: CF = 0,6 M1 + 0,4 M2 Serão aprovados os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de 10 valores para M1 e 6 valores para M2.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com ponto 4 do Artigo 8º do Regulamento de avaliação de discentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o ponto 2, do artigo 9º, do Regulamento de avaliação dos discentes.

Melhoria de classificação

Só aplicável aos estudantes com frequência e aprovação na unidade curricular. M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA Realização de um projeto laboratorial a definir, devidamente anotado, respetivo relatório e avaliação oral global sobre a matéria da unidade curricular. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Prova de melhoria de classificação (com consulta de bibliografia), a realizar de acordo com o artigo 10º do Regulamento de avaliação dos discentes, englobando toda a matéria leccionada nas aulas.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do Programa detalhado e as Instruções Gerais eventualmente disponíveis para cada módulo. Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela unidade curricular, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.

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