Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEC0156

Dissertação

Código: EEC0156     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jms/Dis/index.htm
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 63 Plano de estudos oficial 5 - 30 40 810
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-04-30.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos








 

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, concluindo com a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.


Resultados de aprendizagem e competências

Sensibilização e aquisição de competências de condução de um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova a aquisição de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conclusão de pelo menos 246 ECTS do programa curricular do curso.

Programa

2º SEMESTRE – fevereiro a julho:  Esta ocorrência destina-se a
· Estudantes a quem apenas falta a Dissertação para concluir o Mestrado Integrado
· Estudantes a quem falta a Dissertação e um conjunto de unidades curriculares que podem concluir em época especial de conclusão de curso.
o Antes do início da ocorrência
- Apresentação de propostas de temas (explicitando objetivos e resultados esperados) 
- Atribuição dos temas
o Até ao final do 1º mês
- Apresentação pelo candidato de uma definição detalhada do seu plano de trabalhos
o Durante a realização do trabalho
- Disponibilização (via web) de resultados intermédios e de elementos que permitam avaliar o andamento dos trabalhos, de acordo com o plano apresentado, para consulta pelo orientador e pelo júri.
o Até 29 de junho de 2015
- Entrega de uma versão provisória da dissertação, em formato normalizado, incorporando já as sugestões de alteração do(s) orientador(es), e o seu parecer.
o Após aprovação nas provas públicas
- Entrega da versão final, sem a qual não poderá haver lugar à emissão da certidão de mestrado e do suplemento ao diploma. Esta versão definitiva, com as correções (caso existam) indicadas na ata da prova pública, deverá ser objeto de verificação pelo júri, que a assinará então a declaração de conformidade.
- Entrega de um artigo de síntese (2 páginas) da dissertação.

Prazos para a realização do ato público
O prazo limite para a entrega da dissertação é por norma o final do último semestre do ciclo de estudos, podendo excecionalmente ser entregue na época especial para conclusão do ciclo de estudos.

As empresas que pretendam submeter propostas de trabalho, depois de se autenticarem na página da FEUP, encontram no lado direito, no menu Lista de Projetos/Dissertações/Teses a entrada 18913 - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Uma vez aberto o Processo de Dissertação, em Proponentes, abrir Nova Proposta e preencher o formulário. No fim do formulário clicar em: - Gravar, para guardar o conteúdo - Submeter, para submeter a proposta. As empresas ainda não registadas como utilizadores no sistema de informação da FEUP (SIFEUP) devem primeiro proceder a esse registo. Para isso, depois de aceder à página da FEUP http://www.fe.up.pt/ clicar em Bolsa de Emprego no menu do lado direito. No texto relativo a Empresas encontra-se o acesso (Registar) ao formulário de registo. Deve ser selecionada a área de interesse Dissertação ou Projecto do Mestrado Integrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores.

As provas públicas de apresentação e defesa dos trabalhos de Dissertação realizar-se-ão, tanto quanto possível, entre 13 e 24 de julho de 2015.

O calendário das provas será publicado em www.fe.up.pt/~jms/Dis/.

Bibliografia Obrigatória

James E. Mauch and Jack W. Birch; Guide to the successful thesis and dissertation. ISBN: 0-8247-8972-5
Rita S. Brause; Writing your doctoral dissertation. ISBN: 0-750-70744-5
Ana Carla Madeira, Maria Manuel Abreu; Comunicar em ciência. ISBN: 972-592-165-8
J. Eduardo Carvalho; Prática do controle de projectos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de Dissertação pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial. Neste caso os objetivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objeto de acordo prévio entre o aluno e os orientadores por parte da Faculdade e da empresa, validado pelo Diretor do Curso, que garanta a satisfação dos objetivos de natureza científica e pedagógica da unidade curricular, e proteja eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento.

Em complemento à bibliografia indicada, sugere-se ainda a consulta da obra "Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha", Luis Adriano Oliveira, LIDEL.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 180,00
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de investigação 520,00
Total: 828,00

Obtenção de frequência

Conforme previsto nas normas regulamentares para os mestrados integrados aprovadas pela CCCC da FEUP, a Dissertação deve decorrer em regime de exclusividade, exceto se, no plano curricular, estiver previsto de um modo diferente. Acompanhamento dos trabalhos:
- Página web: O aluno deverá colocar numa página, logo desde o início do trabalho, documentos que permitam o acompanhamento pelos elementos do júri, da evolução do seu trabalho.
- Relatório(s) de progresso: Até ao fim das 4 primeiras semanas, o aluno deverá apresentar uma descrição sucinta dos objetivos e das etapas previstas para o seu trabalho. Periodicamente e em particular no final de cada etapa, o(s) orientador(es) deverão verificar o andamento dos trabalhos.
- Dissertação revista: O aluno apresentará uma versão eletrónica provisória do seu relatório, em formato normalizado, para efeito de avaliação. A versão final, após aprovação, será impressa, assinada pelo candidato e pelo júri e arquivada no SDI até 2 semanas antes do fim da ocorrência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final pelo júri - Apresentação pública do trabalho: Haverá uma apresentação pública do trabalho de investigação, em formato de conferência, eventualmente acompanhado de uma sessão de posters ou de outras formas de apresentação multimédia. - Discussão do trabalho, da apresentação e do documento escrito. A defesa pública deverá ser organizada de modo a não ultrapassar 45 minutos por candidato, incluindo a apresentação oral e discussão, devendo, na medida do possível, serem agrupadas as apresentações de temas afins. - Atribuição de classificação pelo júri: No final de cada sessão de provas, serão atribuídas pelo júri as classificações dos alunos que acabaram de ser avaliados . Avaliação: Avaliação do trabalho desenvolvido (40%) Deverá ter em consideração pelo menos os seguintes fatores: - Autonomia do aluno - Nível de profundidade do trabalho - Resultados concretos obtidos - Método - Quantidade e qualidade de trabalho e de documentação produzida - Impacto na instituição - Integração do aluno nos grupos de trabalho - Assiduidade e pontualidade Avaliação do relatório (30%) Deverá ter em consideração pelo menos os seguintes fatores: - Interpretação e âmbito do tema e/ou do trabalho na empresa - Análise crítica do estado da arte e do trabalho desenvolvido - Estrutura e desenvolvimento lógico - Utilização adequada de figuras, algoritmos e outras ilustrações - Resumo, introdução e conclusão - Apresentação global do documento - Apresentação de informação e referências - Ortografia e outros aspetos gramaticais Avaliação da página web (10%) Feita ao longo do semestre, deverá ter em consideração a qualidade dos conteúdos. A página Web será avaliada três vezes ao longo do semestre: 1ª avaliação (A1) - meados de abril; 2ª avaliação (A2) - meados de maio; 3ª avaliação (A3) - após submissão da versão provisória. A classificação final da página web será calculada usando a seguinte equação: Cf=A1*0,15+A2*0,35+A3*0,5. Avaliação da apresentação pública (20%) - Apresentação do trabalho e resultados - Organização e conteúdos da apresentação - Profissionalismo e postura - Discussão - Grau de segurança e confiança nas respostas dadas - Nível de conhecimentos demonstrado.

Mais informação disponível no Regulamento dos Mestrados Integrados da Universidade do Porto.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não estão previstas outras provas além da apresentação pública do trabalho em julho. Excecionalmente, poderá também ser utilizada para este fim a época especial de conclusão do curso.

Melhoria de classificação

Não se aplica

Observações

A data limite de entrega da versão da dissertação submetida a provas é 29 de junho de 2015. Tal como preveem as Normas de Funcionamento, até esta data deve ser entregue, no secretariado do DEEC, 1 exemplar em formato eletrónico PDF (em CD ou memória USB) .

Após as provas, e para efeitos de arquivo oficial (Biblioteca da FEUP+Biblioteca Nacional +Observatório da Ciência e Ensino Superior), deve ser entregues nos Serviços Académicos até 1 de agosto de 2015, depois de realizadas correções ou eventuais alterações sugeridas pelo júri aquando das provas, devidamente validadas pelo presidente do júri, um exemplar em formato digital, incluindo folha de aprovação rubricada pelo júri, acompanhado do respetivo formulário de cedência dos direitos de propriedade à FEUP e pedido de sigilo temporário (disponível no Espaço Informativo destinada aos estudantes em: - Estudantes - Dissertações e Teses - Minutas).

É ainda obrigatória a entrega (jms@fe.up.pt) de um artigo sumário (2 páginas) que resuma o trabalho realizado, escrito segundo o modelo disponível em Conteúdos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-20 às 19:35:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias