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Laboratório Multimédia

Código: EEC0052     Sigla: LMUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=1063
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 20 Plano de estudos oficial 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia,
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa,
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes,
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos em equipas multi-disciplinares, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos, de produção de conteúdos e de conceção e implementação de novos produtos, sistemas e aplicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



Projeto 1: Interação social
É a interação social que nos torna humanos.
Neste projeto pretende-se desenvolver novas formas de interação mediada tecnologicamente.

 

Projecto 2: interacão social revisitada

Pretende-se que os alunos, a partir de alguns dos melhores protótipos desenvolvidos anteriormente, os melhorem em termos de funcinalidade e interface, ficando mais perto do produto final.

Bibliografia Obrigatória

Reas, Casey; Processing. ISBN: 978-0-262-18262-1
Igoe, Tom; Making things talk. ISBN: 978-0-596-51051-0
Pearrow, Mark; The wireless web usability handbook. ISBN: 1-58450-056-5

Bibliografia Complementar

Manovich, Lev; The language of new media. ISBN: 0-262-13374-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza multi-disciplinar da área multimédia e sendo esta uma unidade curricular centrada na prática laboratorial, considerou-se adequado como método o ensino/aprendizagem baseado em projetos.

Os projetos são desenvolvidos em grupos de 3 a 5 elementos, dos diversos cursos que convergem nesta unidade curricular. Os grupos devem integrar elementos diferentes em cada projeto.

A metodologia de desenvolvimento destes projetos organiza-se em três fases iterativas: conceção, design e implementação, previamente calendarizadas. São também abordadas ferramentas para o planeamento, documentação e comunicação dos projetos.

Software

Yahoo Pipes
Processing
Adobe Flash
Html 5

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Deverá ser demonstrada a participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos projetos.

Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:
- 50% Resultados do projeto (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia comunicacional, qualidade da produção, solução técnica),
- 25% Comunicação e documentação do projeto (site, teaser, apresentação e demonstração),
- 25% Relatório técnico do projeto.

A classificação final pode ainda ser valorizada para a imediatamente superior, pelo resultado obtido na avaliação entre pares em cada grupo de projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aos estudantes abrangidos por estatutos que beneficiam de avaliação especial é requerida, como aos restantes, a demonstração de uma participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo para a obtenção de frequência.

Essa participação será em moldes a combinar com os docentes e com os grupos de projeto, de modo a facilitar a realização autónoma de grande parte das atividades, não sendo necessária a presença nas aulas.

Melhoria de classificação

Sendo a avaliação distribuída sem exame final e resultante do desenvolvimento de dois projetos em grupo, a classificação final só pode ser melhorada numa nova edição da unidade curricular.

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