Código: | PDMD017 | Sigla: | MI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=97 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Media Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDMD | 11 | Plano de estudos oficial a partir de 2009/2010 | 1 | - | 7,5 | 42 | 202,5 |
Esta unidade curricular tem dois objetivos principais:
1. Utilizar metodologias de investigação para resolver problemas científicos:
2. Preparar uma proposta de dissertação:
No final desta unidade curricular o estudante deverá ter capacidade para:
Particularmente, pretende-se que o estudante seja capaz de elaborar a sua proposta de tese, com especial foco na estruturação da componente metodológica da mesma.
1- Introdução à investigação
2- Ética na investigação
3- Estrutura básica de um projeto de investigação
4- Caracterização da investigação quanto ao método: qualitativo e quantitativo
5- Classificação da investigação quanto ao propósito: investigação básica, investigação aplicada, investigação de avaliação, investigação e desenvolvimento e investigação-ação
6- Combinação de métodos: estudos exploratórios e triangulação metodológica
7- Investigação relacionada com as várias especializações do Programa Doutoral em Media Digitais
8- Estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas
9- Técnicas e instrumentos de recolha de dados
10- Técnicas de análise de dados
11 -Mecanismos básicos de escrita académica
A bibiografia recomendada pode ser consulta na página Moodle associada à UC.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.
A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste. Haverá momentos de auto e heteroavaliação nas apresentações das tarefas desenvolvidas. Os docentes da disciplina farão exercícios de arbitragem, moderação e garantia de bom senso e transparência. Em todos os casos, as atividades dos alunos são tipicamente balizadas por quatro critérios:
a) Rigor científico.
b) Criatividade/originalidade.
c) Clareza.
d) Empenho/apresentação.
Além das tarefas, haverá um teste teórico relativamente curto, com um grupo de questões abertas (o aluno escolhe duas de um conjunto de três). Numa escala de 0 a 20, a nota final terá o seguinte perfil:
A- Avaliação formativa continuada
B- Avaliação da execução das tarefas realizadas: I) - trabalho revisão bibliográfica; II) – trabalho de aprofundamento metodológico; III) - proposta de tese (com particular enfoque na componente metodológica).
C- Teste escrito final.
Ponderação:
A- 5%
B- 80% (I- 20% + II - 30% + III - 30%)
C- 15%
A nota final de cada aluno será: 0,05 X A + 0,8 X B + 0,15 x C
A- Avaliação formativa continuada
B- Avaliação da execução das tarefas realizadas: I) - trabalho revisão bibliográfica; II) – trabalho de aprofundamento metodológico; III) - proposta de tese (com particular enfoque na componente metodológica).
C- Teste escrito final.
Ponderação:
A- 5%
B- 80% (I- 20% + II - 30% + III - 30%)
C- 15%
A nota final de cada aluno será: 0,05 X A + 0,8 X B + 0,15 x C
Os descritos na FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Sem exame final. A melhoria da classificação será realizada pela submissão e apresentação de uma proposta de investigação, com tema e estrutura a combinar com os docentes da UC.