Código: | EC0087 | Sigla: | STRA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento do Território e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Planeamento do Território e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEC | 9 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 52,5 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível condicionam as outras áreas da engenharia como as formas de ocupação do território, as soluções energéticas, a conceção de infraestruturas, etc. As decisões de investimento e de práticas económicas também têm domínios de conhecimento próprios.
OBJETIVOS:
Aumentar o nível de conhecimento dos alunos na área dos sistemas de transporte. São cobertos temas relacionados com os diversos modos de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) e às diversas escalas, desde o urbano ao internacional.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento: O conhecimento será transmitido sempre com referência a três vertentes: enquadramento histórico porque as soluções têm evoluído muito no passado recente e condicionado muitos outros processos, a situação atual em termos de soluções tecnológicas e objetivos e as formas de organização e regulação de cada sector.
Compreensão: O aluno com a conclusão da disciplina deverá ser capaz de conseguir entender as soluções inerentes à resolução dos problemas de mobilidade das pessoas, entendendo o que é que é determinado pelo mercado, o que pode ser condicionado a nível regulatório e o que deve ser o resultado de políticas de investimento no sentido de maximizar o valor social das mesmas.
Aplicação: O aluno deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de investimento num projeto de transportes.
Análise: O aluno deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento.
Síntese: O aluno deverá conseguir formular um problema de transportes
Avaliação: O aluno deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias. indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto.
Evolução histórica, em termos tecnológicos e de organização, dos diferentes modos de transporte: ferroviário, aéreo, marítimo e terrestre.
Soluções tecnológicas atuais e organização dos mercados dos diferentes modos de transporte. Modelos regulatórios e de financiamento.
Noções de economia dos transportes e de avaliação dos grandes projectos de transportes.
Em termos concretos serão analisadas questões a nível rodoviário urbano como o congestionamento, as portagens urbanas, os transportes públicos, a nível aéreo questões como o papel dos aeroportos, formas de gestão e desenvolvimento, o mercado do transporte aéreo, as companhias aéreas (low cost e legacy), a nível marítimo aspetos relacionados com a organização dos portos e as autoestradas do mar e a nível ferroviário aspetos regulatórios e tecnológicos.
Conteúdo Científico – 100%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões a este nível condicionam as outras áreas da engenharia como as formas de ocupação do território, as soluções energéticas, a conceção de infraestruturas, etc. As decisões de investimento e de práticas económicas também têm domínios de conhecimento próprios.
Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na página da UC.
Aulas teóricas com exposição das diversas matérias. Aulas Teórico-Práticas de discussão sobre os temas concretos relacionados com as matérias teóricas. Aulas práticas de acompanhamento dos trabalhos estudantes. Os temas de trabalho de cada estudante são diferentes e complementares. Algumas discussões e na apresentação final estão envolvidos todos os estudantes. Visitas de estudo relacionadas com os diferentes modos de transporte: visita ao Museu do carro Elétrico, Aeroporto do Porto, Central de comando da STCP e da Câmara Municipal do Porto, Porto de Leixões. Nestas visitas de estudo os estudantes têm a oportunidade de contactar profissionais da área e discutir questões previamente versadas nas aulas teóricas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
O estudante deverá ser capaz de formalizar um processo de decisão de investimento num projeto de transportes. O estudante deverá conseguir entender a abrangência do processo de análise neste domínio do conhecimento. O estudante deverá conseguir formular um problema de transportes. O estudante deverá conseguir gerar ideias concretas, avaliar o resultado de decisões e propor soluções em relação a problemas de mobilidade de pessoas e deslocação de mercadorias.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
70% Teste e 30% Trabalho.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES DA MOBILIDADE: Nos exames escritos, exercícios e trabalhos práticos os estudantes poderão usar uma das seguintes línguas: Português, Inglês, Espanhol ou Francês.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Os alunos deverão ter conhecimentos prévios no domínio da organização e do território e no domínio da economia.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas