Código: | MCI0014 | Sigla: | ICT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência da Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciência da Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCI | 11 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Objetivos da unidade curricular:
Dotar os estudantes de competências que lhes permitam explorar os recursos de informação científica e técnica (ICT), designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação.
Competências e resultados de aprendizagem:
- identificar e aceder às fontes de ICT de acordo com uma necessidade de informação enquadrada num contexto específico
- desenvolver e aplicar estratégias de pesquisa nas diversas áreas de ICT e avaliar os resultados obtidos
- analisar os indicadores de produção e utilização de ICT
1. Caracterização da informação científica e técnica
(ICT) 1.1 Tipologia das fontes de informação 1.2 As origens da ICT no contexto da explosão da informação 1.3 As propriedades da ICT 1.4 A ICT em ciências médicas e da saúde, em ciências exactas e naturais, em ciências da engenharia e tecnologias, em ciências agrárias e em ciências sociais e humanidades
2. Da produção à recuperação da ICT
2.1 Os autores, os editores e os distribuidores 2.2 O acesso à ICT: a aquisição/subscrição, a gestão dos acessos online, o acesso livre 2.3 As técnicas de pesquisa e a definição de estratégias de recuperação da informação 2.3.1 As modalidades de pesquisa frequentes, a utilização de operadores, o estabelecimento de limites e a gestão dos resultados 2.3.2 A utilização de linguagens de indexação vs. linguagem natural 2.4 A problemática do plágio, da fraude e do conflito de interesses e os mecanismos de garantia da integridade científica 2.5 Os indicadores de produção e de utilização de ICT: bibliometria, cienciometria, cibermetria e infometria
3. Contextos de utilização de ICT
3.1 A ICT no âmbito da inteligência organizacional e competitiva 3.2 A utilização da ICT em Investigação e Desenvolvimento
As aulas teóricas são fundamentalmente expositivas e as aulas práticas comportam a exemplificação de casos práticos e a realização de exercícios.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 80,00 |
Total: | 162,00 |
Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 8 valores.
Trabalho de grupo (incluindo a apresentação do trabalho): 50% Trabalho individual (incluindo a apresentação do projeto): 50%
Aplica-se o mesmo tipo de avaliação dos estudantes ordinários.
A melhoria da classificação pode ser obtida recorrendo à reformulação do trabalho individual.