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Informação Científica e Técnica

Código: MCI0014     Sigla: ICT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 20-12-2013) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 11 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos da unidade curricular:
Dotar os estudantes de competências que lhes permitam explorar os recursos de informação científica e técnica (ICT), designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências e resultados de aprendizagem:
 - identificar e aceder às fontes de ICT de acordo com uma necessidade de informação enquadrada num contexto específico
- desenvolver e aplicar estratégias de pesquisa nas diversas áreas de ICT e avaliar os resultados obtidos
- analisar os indicadores de produção e utilização de ICT

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Caracterização da informação científica e técnica
(ICT) 1.1 Tipologia das fontes de informação 1.2 As origens da ICT no contexto da explosão da informação 1.3 As propriedades da ICT 1.4 A ICT em ciências médicas e da saúde, em ciências exactas e naturais, em ciências da engenharia e tecnologias, em ciências agrárias e em ciências sociais e humanidades

2. Da produção à recuperação da ICT
2.1 Os autores, os editores e os distribuidores 2.2 O acesso à ICT: a aquisição/subscrição, a gestão dos acessos online, o acesso livre 2.3 As técnicas de pesquisa e a definição de estratégias de recuperação da informação 2.3.1 As modalidades de pesquisa frequentes, a utilização de operadores, o estabelecimento de limites e a gestão dos resultados 2.3.2 A utilização de linguagens de indexação vs. linguagem natural 2.4 A problemática do plágio, da fraude e do conflito de interesses e os mecanismos de garantia da integridade científica 2.5 Os indicadores de produção e de utilização de ICT: bibliometria, cienciometria, cibermetria e infometria

3. Contextos de utilização de ICT
3.1 A ICT no âmbito da inteligência organizacional e competitiva 3.2 A utilização da ICT em Investigação e Desenvolvimento

Bibliografia Obrigatória

G.G Chowdhury ; Introduction to Modern Information Retrieval. 3rd ed. , Facet Publishing, 2010. ISBN: 978-1-85604-694-7
Alison,Cooke; A Guide to Finding Quality Information on the Internet: Selection and Evaluation Strategies (2nd ed.), Library Association Publishing, 2001. ISBN: 1-85604-379-7
Genaro Luís García Lopez; Los sistemas automatizados de acceso a la información bibliográfica: evaluación y tendencias en la era de Internet, Imprensa da Universidade de Coimbra/ Ediciones Universidad de Salamanca, 2007. ISBN: 978-84-7800-402-7
Maltrás Barba, Bruno; Los indicadores bibliométricos: fundamentos y aplicación al análisis de la ciencia , Ediciones Trea, 2003. ISBN: 84-9704-012-0
Silva, Armando Malheiro da e Ribeiro, Fernanda; Recursos de Informação: Serviços e Utilizadores, Universidade Aberta, 2010. ISBN: 978-972-674-672-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são fundamentalmente expositivas e as aulas práticas comportam a exemplificação de casos práticos e a realização de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo (incluindo a apresentação do trabalho): 50% Trabalho individual (incluindo a apresentação do projeto): 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o mesmo tipo de avaliação dos estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida recorrendo à reformulação do trabalho individual.

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