Código: | EEC0027 | Sigla: | ELEC2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1011/course/view.php?id=28 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 88 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 3 | - | 8 | 87 | 216 |
Plano de estudos oficial | 3 | - | 8 | 87 | 216 |
Um primeiro objectivo da disciplina, na continuação de Electrónica I em que um vasto leque de matérias foi coberto de modo relativamente superficial, é a análise e projeto, de modo aprofundado, de amplificadores integrados multi-andar de banda larga, quer com tecnologia bipolar quer com tecnologia CMOS. São tratadas em detalhe, nomeadamente, as questões do funcionamento na frequência. A realimentação, suas topologias básicas, características e problemas, análise das questões de estabilidade e compensação são também aprofundadas. O domínio dos circuitos lineares é ainda completado com o estudo de osciladores sinusoidais, princípio de funcionamento, configurações, estabilidade, etc.
Na sequência deste estudo e passando a uma introdução à electrónica dos circuitos digitais, os alunos estudam os multivibradores (astáveis, monoestáveis e biestáveis—neste caso, com particular ênfase em comparadores e na configuração de “Schmitt-trigger”). Esta formação ampla é adequada para o prosseguimento de estudos quer no âmbito dos circuitos lineares e VLSI analógico e digital, quer com vista às aplicações em telecomunicações.
Esta unidade curricular vem no seguimento de electrónica 1, completando a sequência de conhecimentos fundamentais no domínio de circuitos eletrónicos de sinal. Consequentemente, tem por objetivo dotar os estudantes de conceitos e técnicas de análise de amplificadores diferenciais e multi-andar, o seu comportamento em frequência e análise com realimentação. Pretende ainda dotar os estudantes de capacidades de projeto e dimensionamento desses mesmo circuitos, nomeadamente pela introdução desta componente nos trabalhos laboratoriais.
1. Blocos Básicos de Amplificadores Integrados
2. Amplificadores Diferenciais e Multi-Andar
3. Andares de Saída
4. Resposta em Frequência
5. Realimentação
6. Circuitos Amplificadores Operacionais
7. Circuitos Geradores de Sinal e de Formas de Onda Especiais
A utilização de edições anteriores requer alguma adaptação de conteúdos (apenas um pouco), mas principalmente deverá tomar atenção à ordem dos assuntos que em várias situações surgem organizados de uma forma diferente.
Aulas Teóricas de exposição dos assuntos a tratar com exemplos práticos ilustrativos, intercaladas com aulas de demonstração de técnicas de análise e síntese de circuitos e resolução de problemas.
Aulas de Prática Laboratorial (em cada semana, 2h acompanhadas por um docente mais duas horas de trabalho autónomo) onde serão levados a cabo trabalhos de uma relativa complexidade quer na área dos amplificadores lineares (projecto—com base numa configuração fornecida—, análise teórica, simulação, montagem e teste prático).
Na aula laboratorial acompanhada, a primeira hora é para ver a funcionar e tirar dúvidas sobre o trabalho do guião iniciado na aula de trabalho autónomo, a que se segue meia hora para responder a uma pergunta sobre esse trabalho e a meia hora final para apresentar e discutir o trabalho seguinte.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
A nota final da disciplina é feita pela média pesada associada a:
1. Componente laboratorial (30%) - L
2. Dois minitestes a efectuar durante o período de aulas teóricas, o primeiro entre a 5ª e a 6ª semana e o segundo entre a 9ª e a 10ª, com o peso de 10% cada um. - M
3. Exame final com o peso entre 50% e 70%. - E
Observações:
Sendo L1=min(L, E-4)
Nenhum.
0,7*E+0,3*L1
Haverá uma instanciação da disciplina no moodle, em que constarão informações actualizadas e que os alunos devem consultar com regularidade, sendo que a informação aí contida é considerada informação que os alunos devem, obrigatoriamente, possuir.