Código: | EIC0009 | Sigla: | CMAT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 261 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
1- ENQUADRAMENTO (BACKGROUND) Unidade Curricular essencialmente formativa, coordenando os conhecimentos teóricos fundamentais necessários nas cadeiras que se seguem no plano de estudos.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS (SPECIFIC AIMS) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vetoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações.
3- CONHECIMENTO PRÉVIO (PREVIOUS KNOWLEDGE) São considerados essenciais para a frequência desta unidade curricular os conhecimentos relativos ao cálculo diferencial e integral adquiridos na Unidade Curricular Análise Matemática e os relativos à geometria analítica e cálculo matricial adquiridos na Unidade Curricular Álgebra, ambas lecionadas no 1º Ano, 1º Semestre do MIEIC.
4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL (PERCENTAGE DISTRIBUTION) Componente Científica: 75% Componente Tecnológica 25%
5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM (LEARNING OUTCOMES) No fim do período lectivo os estudantes devem ser capazes de: 1. Usar representações paramétricas de curvas em Rn e obter o seu vector tangente e normal; calcular integrais de linha ao longo dessas curvas. 2. Discutir a continuidade de funções escalares de várias variáveis. 3. Obter derivadas parciais e direccionais para campos escalares e campos vectoriais e saber. construir o vector gradiente. 4. Calcular derivadas de funções compostas, de campos escalares e vectoriais, bem como de funções definidas implicitamente. 5. Calcular integrais de linha e de superfície
Os alunos devem aprofundar os seus conhecimentos dos conceitos de integrais de linha, de superfície, duplo e triplo bem como as suas aplicações e melhorar o conhecimento sobre campos escalares e vectoriais. Os alunos devem ainda ser capazes de aplicar os conceitos em problemas de Engenharia.
1- FUNÇÕES VETORIAIS. Propriedades. Curvas. Comprimento de arco. Curvatura. 2- FUNÇÕES A VÁRIAS VARIÁVEIS. Superfícies quádricas. Curvas de nível e superfícies de nível. Derivadas parciais. Limites e continuidade. 3- GRADIENTES. Diferenciabilidade e gradiente. Gradientes e derivadas direcionais. Teorema do valor médio. Regras de derivação em cadeia. Valores máximos e mínimos. Diferenciais. 4- INTEGRAIS DUPLOS E TRIPLOS. Integral duplo sobre uma região. Integrais duplos usando coordenadas polares. Integrais triplos. Coordenadas cilíndricas. Coordenadas esféricas. Jacobianos; mudança de variáveis na integração múltipla. 5- INTEGRAIS DE LINHA E INTEGRAIS DE SUPERFÍCIE. Integrais de linha. Propriedades. Integrais de linha em relação ao comprimento de arco. Teorema de Green. Parametrização de superfícies. Área de uma superfície. Integrais de superfície. Divergência e rotacional. Teorema da divergência. Teorema de Stokes.
Nas aulas teóricas procede-se à exposição da matéria, procurando incentivar e motivar os alunos, acompanhando com exemplos de aplicação. As aulas teórico-práticas são destinadas à análise e resolução de problemas pelos alunos, aplicando as ferramentas e os princípios matemáticos expostos nas aulas teóricas, tendo em vista avaliar a destreza e a assimilação da matéria pelos alunos, de forma a ajuizar-se da sua capacidade de aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Os alunos não devem exceder 25% das faltas às aulas teórico-práticas, a não ser que tenham estatuto especial.
50% nota do primeiro teste + 50% nota do segundo teste. A nota máxima 20 será atribuída apenas com realização de uma prova oral. No recurso os alunos podem fazer o exame completo ou repescar o 1ºteste ou repescar o 2ºteste.
No caso de aprovação à disciplina com os 2 testes, no recurso os alunos podem fazer melhoria de qualquer das provas ou de toda a matéria. Após o recurso e durante um ano a melhoria de nota é feita segundo as normas da Feup, com um exame global com toda a matéria.