Ciências Biológicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Naturais (Ciências Biológicas) |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
83 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6,5 |
63 |
175,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular compreende uma componente teórica-prática e uma componente laboratorial. Os objectivos de cada uma das componentes são indicados de seguida:
Componente teórico-prática:
O aluno deve apreender conceitos básicos de microbiologia, genética, biologia e fisiologia celular tomando como exemplo diversas aplicações biotecnológicas. O aluno deve compreender a utilização de sistemas biológicos na obtenção de produtos que não são possíveis de obter por via química ou como complemento a processos químicos já estabelecidos.
Componente laboratorial:
Proporcionar um contacto com as técnicas básicas de microbiologia de modo a potenciar o uso de sistemas biológicos para fazer ou modificar produtos e processos. Dotar os alunos da capacidade de manipularem microrganismos, fazerem a sua caracterização, realizarem crescimentos e utilizarem os microrganismos em aplicações biotecnológicas.
Programa
Componente teórico-prática:
1. INTRODUÇÃO À BIOTECNOLOGIA
a) Definição de biotecnologia
b) Áreas da biotecnologia
c) Produtos da biotecnologia
d) Aspectos históricos
e) Comparação entre processos biológicos e processos químicos tradicionais
2. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
a) Principais elementos químicos
b) A água como solvente dos sistemas biológicos
c) Principais componentes químicos das estruturas celulares: Polissacarídeos, Lípidos, Ácidos nucleicos, Proteínas
3. DIVERSIDADE DE SERES VIVOS
a) Árvore filogenética universal
b) Diversidade de microrganismos: procariotas, eucariotas e vírus
c) Microrganismos procariotas e eucariotas: estrutura e diversidade morfológica
d) Vírus: morfologia, infecção e multiplicação.
4. ESTRUTURAS CELULARES-ESTUDO COMPARATIVO EM ORGANISMOS DOS 3 DOMÍNIOS BIOLÓGICOS
a) Membrana citoplasmática e parede celular
b) Organelos: Retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomas, núcleo
c) Movimento flagelar; Quimiotaxia em procariotas
d) Formas de dormência: endósporos, esporos e quistos
e) Substâncias poliméricas extra e intracelulares: glicocálix e compostos de reserva.
5. PRINCIPAIS ORGANISMOS USADOS EM BIOTECNOLOGIA
a) Tipos de organismos usados (bactérias, fungos, leveduras, células animais, plantas e animais transgénicos)
b) Estudo comparativo dos vários hospedeiros
6. PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
a) Principais produtos obtidos por via biológica
b) Matérias-primas utilizadas
c) Metabolismo
c1) Anabolismo e catabolismo: Classificação dos organismos consoante a fonte de energia e a fonte de carbono
c2) Catabolismo: Introdução (compostos de alta energia, reacções redox e torre de electrões)
c3) Enzimas: o que são e para que servem
c4) Processos catabólicos: Glicólise, ciclo de Krebs e respiração aeróbia
c5) Fermentação
c6) Respiração anaeróbia
c7) Litotrofia
c8) Fotossíntese (anoxigénica e oxigénica)
d) Factores que controlam o desenvolvimento microbiano
d1) Nutrientes, temperatura, pH, actividade da água, pressão e oxigénio
e) Reprodução celular
e1) Procariotas: assexuada por fissão binária;
e2) Eucariotas: assexuada (mitose) e sexuada (meiose).
f) Crescimento populacional microbiano, quantificação
f1) Contagem do nº total de células e células viáveis
f2) Determinação da biomassa e turbidimetria
g) Crescimento celular
g1) Curva de crescimento em sistema fechado (cinética)
g2) Morte Celular, esterilização
g3) Crescimento em “batch”
g4) Crescimento em contínuo
g5) Crescimento em “fed-batch”
h) Design de reactores biológicos
h1) Agitação
h2) Arejamento
h3) Transferência de calor e massa
h4) Geometrias não convencionais
i) Recuperação do produto
i1) Ruptura celular, captura do produto, polimento, formulação
7. NOÇÕES DE GENÉTICA MICROBIANA
a) Replicação do DNA
b) Transferência de informação genética
c) Transcrição
d) Código genético
e) Ribossomas
f) Síntese proteica
g) Contrastes na transferência de informação em procariotas e eucariotas
h) Variabilidade genotípica versus fenotípica
i) Variabilidade genotípica: Mutações e agentes mutagénicos
j) Recombinação genética em eucariotas e procariotas (transformação, transdução e conjugação).
8. ENGENHARIA GENÉTICA
a) Reacção de PCR
b) Vectores de clonagem
c) Melhoramento de organismos
d) DNA recombinante e organismos transgénicos
9. NOÇÕES DE ENGENHARIA ENZIMÁTICA
a) Estabilidade e actividade
b) Reactores enzimáticos
c) Regulação enzimática (“Feedback”; Indução enzimática; Repressão enzimática; Repressão catabólica).
10. APLICAÇÕES BIOMÉDICAS
Componente laboratorial:
– Purificação de microrganismos
– Enumeração e caracterização morfológica de microrganismos
– Caracterização bioquímica de microrganismos (crescimento microbiano em diferentes meios de cultura)
Bibliografia Obrigatória
Madigan, Michael T;
Biology of Microorganisms. ISBN: 0-13-571225-4
Bibliografia Complementar
Stryer, Lubert;
Biochemistry. ISBN: 0-7167-2009-4
Pelczar, Jr., Michael Joseph;
Microbiologia. ISBN: 85-346-0196-8 (vol.1)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Componente teórico-prática:
Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e de slides. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos alunos.
Componente laboratorial:
Realização de 3 trabalhos experimentais com apresentação e discussão dos respectivos resultados.
Software
Office 2000
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
58,50 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A frequência deve ser obtida em AMBAS as componentes.
Componente teórico-prática:
A frequência obtém-se através da presença nas aulas, de acordo com as normas estabelecidas na FEUP.
Componente laboratorial:
As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
Para obter frequência, o aluno deverá obter uma classificação superior a 7/20 valores na nota laboratorial. O desempenho laboratorial é avaliado pela assiduidade, pela correcta preparação e execução dos trabalhos e apresentação dos resultados. Na componente de CB, a falta a um dos trabalhos implica a nota zero na avaliação contínua dessa aula.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) é calculada por:
CF = 0,7 E + 0,3 Lab
em que:
E - nota do exame final
Lab - nota da avaliação de laboratório, calculada por:
Lab = 0.66 AC + 0.34 Rel
em que:
AC - nota da avaliação contínua que inclui componentes como a pontualidade, grau de preparação do trabalho, qualidade da execução experimental e resultados obtidos. A nota mínima da avaliação contínua é 7/20 valores.
Rel - média ponderada das classificaçoes obtidas nos mini-relatórios, nota mínima de 7/20 valores
Para obter aprovação à disciplina a classificação final obtida tem que ser maior ou igual a 10/20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame na época especial de acordo com as regras gerais. Os alunos deverão ter frequência na componente laboratorial. A classificação obtida neste exame substitui a nota do exame de época normal mantendo-se a nota da parte laboratorial.
Melhoria de classificação
Os alunos que não tenham obtido aprovação na época normal ou que desejem melhorar a classificação obtida deverão realizar o exame da época de recurso. A classificação obtida neste exame substitui a nota do exame de época normal mantendo-se a nota da parte laboratorial.
Observações
O prazo de entrega dos mini-relatórios expira na 1ª semana de Janeiro. Os alunos deverão entregar os relatórios no laboratório E009 até às 12h do dia da semana correspondente ao seu horário laboratorial publicado no SiFEUP.
As aulas laboratoriais deverão ocorrer no período de 23 de Novembro a 18 de Dezembro (a confirmar). Devido à existência de 2 feriados nesse período será necessário marcar 2 sessões experimentais de compensação para o turno de 3ª feira. Devido à grande ocupação dos laboratórios neste semestre é possível que o turno de 3ª feira venha a ter duas sessões experimentais em outro dia da semana (por exemplo 6ª feira).