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Fundamentos de Química II

Código: EQ0066     Sigla: FQ II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 89 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A presente unidade curricular vem na continuidade de Fundamentos de Química I (EQ0061) e visa preparar os estudantes para uma actividade profissional envolvendo a química. Além de proporcionar uma visão geral dos conceitos fundamentais da química este módulo fornece as bases necessárias para a persecução dos estudos no domínio da química orgânica, química física, química inorgânica e bioquímica, além de providenciar as bases necessárias para a assimilação dos princípios da análise qualitativa e quantitativa. Pretende-se que os estudantes valorizem o papel vital da química, não só do ponto de vista industrial, mas também a partir das suas implicações na nossa vida diária.
Procura-se encontrar um equilíbrio entre teoria e prática, recorrendo sempre que possível a exemplos práticos para ilustrar os princípios básicos, tentando renovar constantemente as matérias de modo a encontrar maneiras novas e mais eficazes de apresentar conceitos químicos abstractos.
Nesta segunda parte do curso, os tópicos principais desenvolvem-se em torno dos seguintes conceitos: os parâmetros que determinam a rapidez e a extensão das reacções químicas – cinética e equilíbrio; Química do Meio Ambiente; Termodinâmica e Electroquímica; Química Inorgânica; Química Nuclear.

Programa

1. Cinética química.
2. Equilíbrio químico.
3. Ácidos e Bases.
4. Equilíbrio Ácido‐Base e de Solubilidade.
5. Termodinâmica Química.
6. Electroquímica.
7. Química Ambiental.
8. Química Nuclear.
9. Química dos Metais de Transição e dos Compostos de Coordenação.

Bibliografia Obrigatória

Theodore L. Brown... [et al.]; Chemistry. ISBN: 978-0-13-235848-4

Bibliografia Complementar

Raymond Chang, Brandon Cruickshank; Química. ISBN: 84-481-4527-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP). Três aulas por semana em blocos de 60 minutos para exposição e resolução de exemplos.
Aulas práticas (P): Uma aula por semana em blocos de 60 minutos para resolução de exercícios seleccionados. Os alunos têm de se inscrever nas turmas disponíveis e frequentar nos horários correspondentes.
Trabalhos de casa (TPC): Semanais. Actualizados no portal da unidade curricular. Na semana indicada no programa das aulas, os estudantes devem resolver um questionário de 10 minutos, baseado nos problemas e matérias dos trabalhos de casa. As pontuações desses questionários contam cumulativamente para a nota final como componente dos trabalhos de casa (7,5 %). Todas as pontuações contam; nenhuma pontuação por mais baixa que seja será anulada. Não existe recurso nem repetição de trabalhos de casa. Trabalhos de casa não realizados terão uma classificação de zero.
Aulas Laboratoriais (L). Aulas de 180 minutos para execução de trabalhos práticos no laboratório e no horário indicado. Nos laboratórios os alunos terão de efectuar 4 trabalhos experimentais de acordo com as regras específicas de laboratórios indicadas na secção apropriada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 61,20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Um estudante obtém frequência quando regularmente inscrito é assíduo e realiza todos os trabalhos de casa e todos os testes, e ainda todos os trabalhos experimentais com aproveitamento (não obteve zero a mais de uma das componentes) e comparece ao exame final. Estudantes com mais de uma inscrição à unidade curricular estão dispensados dos trabalhos de casa. Não existe classificação de frequência. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA). Exceptuando o caso das aulas de laboratório, considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a esta unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não excede o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas para cada tipo de aulas.
Estudantes com sobreposição aos testes ou exames não podem frequentar EQ0066. Não existe recurso para nenhum dos testes. A falta a um teste resultará na atribuição de zero a essa prova, excepto no caso de uma emergência justificada e bem documentada. A falta ao exame final resultará na atribuição da classificação de “SEM FREQUÊNCIA” à unidade curricular.
TESTES:
#1 Quinta-feira, 8 de Março de 2012, 8:30-9:30.
#2 Quinta-feira, 12 de Abril de 2012, 8:30-9:30.
#3 Quinta-feira, 17 de Maio de 2012, 8:30-9:30.
Existem 3 testes cuja duração individual é de 50 minutos. Nas semanas de teste não há questionário nas aulas práticas. Cada teste incide sobre a matéria do período a que se refere, a partir da matéria do precedente.
EXAME FINAL: O exame final terá no máximo 2:30 horas. Terá lugar durante a época de exames do 2º semestre entre Junho e Julho. A realização do exame é obrigatória. Alunos sem aproveitamento no exame terão direito a um exame de recurso. A não realização do exame anula o aproveitamento às componentes não laboratoriais.
O exame de recurso é apenas recurso para o exame final. Não existe recurso para nenhuma das restantes componentes de avaliação.
O exame de melhoria é apenas melhoria do exame final. Não está prevista a melhoria para nenhuma das restantes componentes de avaliação.
As ajudas permitidas nestas provas incluem máquina de calcular, tabela periódica, tabela de constantes e uma folha auxiliar pessoal (uma folha branca A4 escrita de ambos os lados com tudo o que os estudantes julgarem necessário para completar o exame). Está proibido o uso de equipamentos electrónicos equipados com meios de comunicação sem fios.
LABORATÓRIOS: No caso dos trabalhos experimentais, é obrigatória a presença nas sessões experimentais (excepto no caso de uma emergência justificada e bem documentada), bem como a manutenção e entrega dos respectivos elementos de avaliação específicos (questionários práticos/relatórios). A falta a duas ou mais sessões experimentais traduz-se na atribuição da classificação de “SEM FREQUÊNCIA” à unidade curricular. A classificação obtida nesta componente é valida por um ano lectivo, para além daquele em que é obtida.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final na escala de 20 valores é calculada da seguinte forma:
Teste #1 [2,50 (12,5%)] + Teste #2 [3,00 (15%)] + Teste #3 [3,00 (15%)] + Exame [6,00 (30%)] + Laboratório [4,00 (20%)] + TPC [1,50 (7,5%)] = Total [20,00 (100%)].
Para estudantes com mais de uma inscrição dispensados dos trabalhos de casa, a classificação final na escala de 20 valores é calculada de forma diferente:
Teste #1 [3,00 (15%)] + Teste #2 [3,50 (17,5%)] + Teste #3 [3,50 (17,5%)] + Exame [6,00 (30%)] + Laboratório [4,00 (20%)] = Total [20,00 (100%)].
Em qualquer das situações serão aprovados os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica (cf. Art. 10º, ns. 2 e 3 das NGA).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante prova adequada, baseada em exame escrito e prova oral, com possibilidade de componente laboratorial nas épocas apropriadas (cf. Art. 7º das NGA).

Melhoria de classificação

O exame de recurso é apenas recurso para o exame final. Não existe recurso para nenhuma das restantes componentes de avaliação.
O exame de melhoria é apenas melhoria do exame final. Não está prevista a melhoria para nenhuma das restantes componentes de avaliação.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da unidade curricular disponíveis na página SiFEUP correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela unidade curricular, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.
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