Fundamentos de Química I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas (Química) |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
77 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
70 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade na descrição de vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.
Programa
1. Química: A Ciência Central.
2. Conceitos Básicos.
3. Cálculos com Fórmulas e Equações Químicas.
4. Reacções em Solução.
5. Termoquímica.
6. Estrutura Electrónica dos Átomos.
7. Propriedades Periódicas dos Elementos.
8. Ligação Química.
9. Geometria Molecular e Ligação Química.
10. Gases.
11. Forças Intermoleculares, Líquidos e Sólidos.
12. Propriedades das Soluções.
Bibliografia Obrigatória
Brown, LeMay, Bursten and Murphy; Chemistry, The Central Science, 11Ed, Pearson Education International, 2010. ISBN: 0-13-235848-4
Bibliografia Complementar
Raymond Chang;
Química. ISBN: 972-9241-68-6
José A. Martinho Simões, Miguel A. R. Botas Castanho, Isabel M. S. Lampreia, Fernando J. V. Santos, Carlos A. Nieto de Castro, M. de Fátima Norberto, M. Teresa Pamplona, Lurdes Mira, M. Margarida Meireles; Guia de Laboratório de Química e Bioquímica, 2ed Revista e Aumentada, LIDEL, 2008. ISBN: 978-9-72-757-487-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de teórico-práticas, práticas e de laboratório
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Sem prejuízo do estipulado no Art. 4º das NGA, um aluno obtém frequência quando realiza todos os testes de avaliação formativa, todos ostrabalhos de casa e todos os trabalhos experimentais com aproveitamento, i.e. obtenha o mínimo correspondente a 10 valores na média de cada uma destas componentes. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA).
Fórmula de cálculo da classificação final
Para alunos regularmente inscritos a classificação final na escala de 20 (vinte) valores é composta por 15% para o conjunto dos trabalhos de casa semanais, 15% para cada um dos 3 testes de avaliação formativa, 20% para os trabalhos experimentais e 20% para o exame final.
Outras distribuições poderão ser consideradas para alunos com frequência de módulos de disciplinas de anos lectivos anteriores. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica (cf. Art. 10º, ns. 2 e 3 das NGA).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas.
Trabalhadores estudantes poderão solicitar um esquema de avaliação baseado num exame prático e num exame final escrito. Tal situação deverá ser requerida junto do Professor Responsável até ao fim de Outubro, mesmo para os alunos que já possuam aproveitamento à componente laboratorial. O exame prático consistirá numa avaliação laboratorial com 3 horas de duração nos moldes e horário a combinar com o docente. Incidirá aleatoriamente sobre um ou mais dos trabalhos experimentais em actividade e implicará obrigatoriamente manipulação experimental e realização de um relatório sobre a mesma, além de outros meios de avaliação que se julguem necessários. O exame escrito com duração máxima de 2,5 horas terá lugar durante a época de exames Janeiro – Fevereiro de 2010, na mesma data dos restantes estudantes. A matéria do exame escrito incide detalhadamente sobre toda a matéria incluída no programa em vigor para a unidade curricular, incluindo questões escritas sobre a componente laboratorial.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.
Melhoria de classificação
Exame global sobre toda a matéria, com prova oral facultativa. Não é possível melhorar componentes individuais de avaliação. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.
Observações
A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SiFEUP correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.