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Fundamentos de Química I

Código: EQ0061     Sigla: FQ I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 77 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade na descrição de vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Programa

1. Química: A Ciência Central.
2. Conceitos Básicos.
3. Cálculos com Fórmulas e Equações Químicas.
4. Reacções em Solução.
5. Termoquímica.
6. Estrutura Electrónica dos Átomos.
7. Propriedades Periódicas dos Elementos.
8. Ligação Química.
9. Geometria Molecular e Ligação Química.
10. Gases.
11. Forças Intermoleculares, Líquidos e Sólidos.
12. Propriedades das Soluções.

Bibliografia Obrigatória

Brown, LeMay, Bursten and Murphy; Chemistry, The Central Science, 11Ed, Pearson Education International, 2010. ISBN: 0-13-235848-4

Bibliografia Complementar

Raymond Chang; Química. ISBN: 972-9241-68-6
José A. Martinho Simões, Miguel A. R. Botas Castanho, Isabel M. S. Lampreia, Fernando J. V. Santos, Carlos A. Nieto de Castro, M. de Fátima Norberto, M. Teresa Pamplona, Lurdes Mira, M. Margarida Meireles; Guia de Laboratório de Química e Bioquímica, 2ed Revista e Aumentada, LIDEL, 2008. ISBN: 978-9-72-757-487-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de teórico-práticas, práticas e de laboratório

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Sem prejuízo do estipulado no Art. 4º das NGA, um aluno obtém frequência quando realiza todos os testes de avaliação formativa, todos ostrabalhos de casa e todos os trabalhos experimentais com aproveitamento, i.e. obtenha o mínimo correspondente a 10 valores na média de cada uma destas componentes. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para alunos regularmente inscritos a classificação final na escala de 20 (vinte) valores é composta por 15% para o conjunto dos trabalhos de casa semanais, 15% para cada um dos 3 testes de avaliação formativa, 20% para os trabalhos experimentais e 20% para o exame final.
Outras distribuições poderão ser consideradas para alunos com frequência de módulos de disciplinas de anos lectivos anteriores. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica (cf. Art. 10º, ns. 2 e 3 das NGA).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas.
Trabalhadores estudantes poderão solicitar um esquema de avaliação baseado num exame prático e num exame final escrito. Tal situação deverá ser requerida junto do Professor Responsável até ao fim de Outubro, mesmo para os alunos que já possuam aproveitamento à componente laboratorial. O exame prático consistirá numa avaliação laboratorial com 3 horas de duração nos moldes e horário a combinar com o docente. Incidirá aleatoriamente sobre um ou mais dos trabalhos experimentais em actividade e implicará obrigatoriamente manipulação experimental e realização de um relatório sobre a mesma, além de outros meios de avaliação que se julguem necessários. O exame escrito com duração máxima de 2,5 horas terá lugar durante a época de exames Janeiro – Fevereiro de 2010, na mesma data dos restantes estudantes. A matéria do exame escrito incide detalhadamente sobre toda a matéria incluída no programa em vigor para a unidade curricular, incluindo questões escritas sobre a componente laboratorial.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Exame global sobre toda a matéria, com prova oral facultativa. Não é possível melhorar componentes individuais de avaliação. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SiFEUP correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.
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