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Fundamentos de Química I

Código: EQ0061     Sigla: FQ I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 117 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade na descrição de vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Programa

1. Química: A Ciência Central.
2. Conceitos Básicos.
3. Cálculos com Fórmulas e Equações Químicas.
4. Reacções em Solução.
5. Termoquímica.
6. Estrutura Electrónica dos Átomos.
7. Propriedades Periódicas dos Elementos.
8. Ligação Química.
9. Geometria Molecular e Ligação Química.
10. Gases.
11. Forças Intermoleculares, Líquidos e Sólidos.
12. Propriedades das Soluções.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de teórico-práticas com aplicação numérica e trabalho de grupo, 3,5 horas por semana. Aulas de apoio tutorial em grupo, 1 hora por semana. Os conceitos leccionados serão, na medida do possível, ilustrados pelos trabalhos laboratoriais a executar em 4-5 sessões de 3 horas de laboratórios de química.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Sem prejuízo do estipulado no Art. 4º das NGA, um aluno obtém frequência quando realiza todos os testes de avaliação formativa, todos os questionários e todos os trabalhos experimentais com aproveitamento, i.e. obtenha o mínimo correspondente a 10 valores na média destas componentes. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para alunos regularmente inscritos a classificação final na escala de 20 (vinte) valores é composta por 15% para o conjunto dos trabalhos de casa semanais, 15% para cada um dos 3 testes de avaliação formativa, 20% para os trabalhos experimentais e 20% para o exame final.
Outras distribuições poderão ser consideradas para alunos com frequência de módulos de disciplinas de anos lectivos anteriores. Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica (cf. Art. 10º, ns. 2 e 3 das NGA).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas (cf. Art. 7º das NGA).

Melhoria de classificação

Exame global sobre toda a matéria, com prova oral facultativa.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SiFEUP correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.
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