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Projecto Integrado em Engenharia Biológica I

Código: EQ0114     Sigla: PIEB I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais (Ciências Biológicas)

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 9 Plano de estudos oficial 4 - 5 42 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular de Projecto Integrado em Engenharia Biológica I, comum aos Mestrados Integrados em Bioengenharia – Ramo Engenharia Biológica e Engenharia Química – Ramo Biotecnologia, tem como principal objectivo a demonstração laboratorial de alguns processos biotecnológicos que foram e serão estudados em outras unidades curriculares de carácter teórico. Pretende-se que os estudantes executem trabalhos práticos que encontram apoio teórico essencialmente nas unidades curriculares de Engenharia das Fermentações e Engenharia Enzimática.
Como se trata de uma unidade curricular laboratorial, a avaliação é feita fundamentalmente a partir dos relatórios realizados. O desempenho durante as aulas também constitui um importante elemento de avaliação. São propostos seis trabalhos práticos, a realizar por todos os grupos. Os estudantes terão de elaborar um relatório de cada trabalho executado (5 relatórios de grupo e 1 relatório individual).

Programa

1. Avaliação do seu crescimento de populações microbianas simples e mistas (Pseudomonas fluorescens e Saccharomyces cerevisiae) e caracterização dos parâmetros cinéticos.

2. Estudo de arejamento e agitação em tanques – do valor de KL.a para diversas condições processuais através dos métodos dinâmico e químico.

3. Determinação das constantes cinéticas da invertase em células livres e imobilizadas em alginato.

4. Demonstração do crescimento de Saccharomyces cerevisiae em quimiostato – estudo do efeito da taxa de diluição.

5. Obtenção de Penicilina-G por operação em fed-batch e determinação da sua concentração com recurso a um biossensor.

6. Projecto aberto (elaboração de um protocolo para a produção de um produto biotecnológico).

7. Proposta e avaliação de alternativas processuais aos trabalhos efectuados.

Bibliografia Obrigatória

James M. Lee; Biochemical engineering. ISBN: 0-13-085317-8
Andreas S. Bommarius, Bettina R. Riebel; Biocatalysis. ISBN: 978-3-527-30344-1

Bibliografia Complementar

James E. Bailey, David F. Ollis; Biochemical engineering fundamentals. ISBN: 0-07-066601-6
Cabral J.M.S., Aires-Barros M.R., Gama M. ; Engenharia Enzimática. , Lidel – edições técnicas, Lda., 2003
Fonseca M.M., Teixeira J.A. ; Reactores biológicos – fundamentos e aplicações. , Lidel – edições técnicas, Lda., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição formal de alguns fundamentos teóricos e de metodologias experimentais. Propõem-se que os estudantes executem trabalhos laboratoriais de valor pedagógico significativo na demonstração e caracterização do modo de operação de bio-reactores, incluindo exemplos de processos de produção e purificação de bio-produtos.

Software

Acrobat Professional 9 IE WIN

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatórios dos trabalhos experimentais de grupo com um factor de ponderação de 60 % na classificação final (um dos relatórios deverá ser completo e terá um factor de ponderação de 20%, os restantes quatro serão resumidos e terão um factor de ponderação de 40%);
Relatório individual de um trabalho experimental com um factor de ponderação de 20% na classificação final;
Apresentação oral do relatório de um trabalho experimental com um factor de ponderação de 5% na classificação final;
Avaliação contínua – desempenho durante as aulas com um factor de ponderação de 15% na classificação final.

Para obtenção de classificação positiva, o estudante não deverá ultrapassar o limite de faltas permitidos por lei e deverá obter uma classificação global mínima de 9.5 valores.
O acto de apresentar um relatório contendo parte de um trabalho que pertença a outra pessoa, sem colocar os créditos para o autor original, resultará numa classificação nula nessa componente de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos da unidade curricular. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Exame laboratorial consistindo na realização de um trabalho, a definir pelo docente, e na escrita e apresentação oral do relatório do trabalho realizado.
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