Projecto Integrado em Engenharia Biológica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Naturais (Ciências Biológicas) |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
5 |
Plano de estudos oficial |
4 |
- |
5 |
42 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Projecto Integrado em Engenharia Biológica I do Mestrado Integrado em Engenharia Química - Ramo Biotecnologia tem como principal objectivo a demonstração laboratorial de alguns processos biotecnológicos que foram e serão estudados em outras unidades curriculares de carácter teórico. Pretende-se que os estudantes executem trabalhos práticos que encontram apoio teórico essencialmente nas unidades curriculares de Engenharia das Fermentações e de Engenharia Enzimática.
Como se trata de uma unidade curricular laboratorial, a avaliação é feita fundamentalmente a partir dos relatórios realizados. O desempenho durante as aulas também constitui um importante elemento de avaliação. São propostos seis trabalhos práticos, a realizar por todos os grupos. Os estudantes terão de elaborar um relatório de cada trabalho executado (5 relatórios de grupo e 1 relatório individual).
Programa
1. Avaliação do seu crescimento de populações microbianas simples e mistas (Pseudomonas fluorescens e Saccharomyces cerevisiae) e caracterização dos parâmetros cinéticos.
2. Estudo de arejamento e agitação em tanques – do valor de KL.a para diversas condições processuais através dos métodos dinâmico e químico.
3. Determinação das constantes cinéticas da invertase em células livres e imobilizadas em alginato.
4. Demonstração do crescimento de Saccharomyces cerevisiae em quimiostato – estudo do efeito da taxa de diluição.
5. Obtenção de Penicilina-G por operação em fed-batch e determinação da sua concentração com recurso a um biossensor.
6. Projecto aberto (simulação matemática de um processo biológico)
7. Proposta e avaliação de alternativas processuais aos trabalhos efectuados.
Bibliografia Obrigatória
James M. Lee;
Biochemical engineering. ISBN: 0-13-085317-8
Andreas S. Bommarius, Bettina R. Riebel;
Biocatalysis. ISBN: 978-3-527-30344-1
Bibliografia Complementar
James E. Bailey, David F. Ollis;
Biochemical engineering fundamentals. ISBN: 0-07-066601-6
Cabral J.M.S., Aires-Barros M.R., Gama M. ; Engenharia Enzimática. , Lidel – edições técnicas, Lda., 2003
Fonseca M.M., Teixeira J.A. ; Reactores biológicos – fundamentos e aplicações. , Lidel – edições técnicas, Lda., 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição formal de alguns fundamentos teóricos e de metodologias experimentais. Propõem-se que os estudantes executem trabalhos laboratoriais de valor pedagógico significativo na demonstração e caracterização do modo de operação de bio-reactores, incluindo exemplos de processos de produção e purificação de bio-produtos.
Software
Acrobat Professional 9 IE WIN
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
80,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com os seguintes componentes de avaliação:
Relatórios dos trabalhos experimentais de grupo com um factor de ponderação de 45 % na classificação final;
Relatório individual de um trabalho experimental com um factor de ponderação de 25 % na classificação final;
Apresentação do relatório de um trabalho experimental com um factor de ponderação de 5 % na classificação final;
Avaliação contínua – desempenho durante as aulas com um factor de ponderação de 25 % na classificação final.
Para obtenção de classificação positiva, o estudante não deverá ultrapassar o limite de faltas permitidos por lei e deverá obter uma classificação global mínima de 9.5 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos da unidade curricular. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes.
Melhoria de classificação
Exame laboratorial consistindo na realização de um trabalho, a definir pelo docente, e na escrita e apresentação oral do relatório do trabalho realizado.