Biologia Celular e Molecular I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Base |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
74 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O aluno deve adquirir com a necessária proficiência:
1. Conhecimentos de Biologia Celular e Molecular e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa) e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais).
Programa
Das macromoléculas às células: organização e função ao nível supramolecular - estrutura vírica e estrutura celular (procariota e eucariota). Metodologias utilizadas no estudo das células. Morfologia e função de cada estrutura/organito – comparação entre células procariotas e eucariotas (membrana citoplasmática, citosqueleto, cílios e flagelos, informação genética/núcleo, multiplicação celular, nucléolo, ribossomas, retículo endoplasmático rugoso e liso, aparelho de Golgi, lisossoma, processos de geração de energia / mitocôndria/ cloroplasto/peroxissoma). Das células aos tecidos: complexos juncionais, matriz extracellular; a célula vegetal.
Bibliografia Obrigatória
Alberts, Bruce 070;
Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4105-5
G. M. Cooper, e R. E. Hausman; The Cell –A Molecular Approach, Sinauer Associates, Inc., 2007
Bibliografia Complementar
C. Azevedo; Biologia Celular e Molecular, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2005
H. Lodish, A. Berk, P. Matsudaira, C. A. Kaiser, M. Krieger, M. P. Scott, S. L. Zipursky e J. Darnell; Molecular Cell Biology, W.H. Freeman and Company, 2004
B. Lewin, L. Cassimeris, V. R. Lingappa, G. Plopper; Cells, Jones and Bartlett Publishers, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de 1,5 h, duas vezes por semana. Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e de meios audiovisuais. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento das aulas teóricas |
Estudo autónomo |
54 |
|
Preparação avaliação teórica |
Estudo autónomo |
23,5 |
|
|
Total: |
77,50 |
|
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final
NF = NT
onde,
NT, nota do exame (normal ou de recurso)
Para obter aprovação à disciplina, a nota teórica não poderá ser inferior a 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame final de acordo com as regras gerais, em que a classificação final= NT
Melhoria de classificação
Exame final, sendo o cálculo da classificação dado por Classificação final = NT, em que NT – nota do exame de melhoria de classificação, que será realizado na mesma data do exame de recurso
Observações
Não aplicável