Laboratórios de Química II
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Adquirir conhecimentos de ciências fundamentais inerententes ao programa da disciplina de Química II, através da componente experimental, aplicando conceitos associados ao equilíbrio químico, cinética química e termoquímica. Adquirir conhecimentos elementares de técnicas analíticas e de síntese orgânica de compostos simples embora utilizados industrialmente.
Desenvolver hábitos de pesquisa bibliográfica, comunicação escrita, raciocínio científico, e espírito crítico face aos resultados experimentais, assim como aptidão para o trabalho em grupo.
Programa
Módulo I: Química Inorgânica e Química Física
A primeira aula será de apresentação dos trabalhos a realizar, sendo feita uma sintese dos conhecimentos teóricos e de cálculos subjacentes aos mesmos.
As aulas seguintes serão de execução experimental dos seguintes trabalhos:
T1- Determinação da Acidez num Vinagre Comercial
T2- Titulação de uma solução de carbonato e de hidróxido
T3- Determinação dos cloretos pelo método de Mohr e de Volhard
T4- Determinação do teor em ferro numa solução pelo permanganato
T5- Determinação da Constante de Equilíbrio de uma reacção de complexação
T6- Determinação da entalpia molar do óxido de magnésio
No final de cada trabalho os alunos procederão aos cálculos necessários para a apresentação dos seus resultados, assim como terão de responder a um questionário relativo ao conteúdo teórico e prático do trabalho.
Módulo II – Química Orgânica
- Uma aula sobre técnicas de síntese: A reacção, o tratamento da reacção, a purificação e a identificação do produto de reacção. Apresentação e explicação dos trabalhos laboratoriais. Conceitos teóricos relativos a cada trabalho. Pormenores técnicos.
As aulas seguintes serão de execução experimental dos seguintes trabalhos:
T1 - Substituição electrófila aromática: Preparação do nitrobenzeno
T2 - Redução de aldeidos: Preparação do álcool vanílico.
T3- Esterificação: Preparação do acetato de isoamilo (síntese de um aroma).
T4 - Condensação aldólica: preparação de 1,5-difenil-1,4-pentadieno-3-ona.
T5 - Reacção de acoplamento de sais de diazónio: Preparação do alaranjado de metilo;
T6- Polimerização: Preparação de uma corda de nylon 6,6;
(Em todos as aulas laboratoriais serão interpretados os de espectros de Ressonância Magnética Protónica (1H RMN), de Infravermelho (IV) e Espectrometria de Massa (MS) dos reagentes e produtos obtidos na respectiva síntese).
Bibliografia Obrigatória
Jeffery, G.H., Bassett, J., Mendham, J., Denney,; VOGEL-Análise Química Quantitativa, 2002
Atkins, Peter;
Chemical principles. ISBN: 0-7167-5701-X
Lúcia Santos; Laboratórios de Química II – módulo de Química Orgânica – (documentação de apoio às aulas laboratoriais), 2007
Becker, Heinz G. O. 070;
Organikum. ISBN: 972-31-0704-X
Bibliografia Complementar
Pavia, Donald L.;
Introduction to spectroscopy. ISBN: 0-03-058427-2
Budavari, Susan 340;
The Merck index. ISBN: 0911910-12-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas práticas, serão realizados os trabalhos práticos cujos títulos foram acima referidos, tendo sido previamente efectuada preparação teórico-prática desses mesmos trabalhos; os alunos deverão efectuar a preparação do trabalho laboratorial que vão realizar, colocando as anotações necessárias relativas aos princípios teóricos, procedimento experimental e cálculos a efectuar no caderno laboratorial individual, o qual é obrigatório trazer para todas as aulas práticas.
Concretamente no módulo II - Química Orgânica, serão colocadas de questões aos alunos, relacionadas com o trabalho que estão a realizar solicitando-se que escrevam alguns dos mecanismos reaccionais relacionados com o respectivo trabalho.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Condições para obtenção de frequência:
As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, que não tenham frequência, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
A frequência à disciplina será obtida pelos alunos que não tenham ultrapassado o limite legal de faltas e cuja avaliação da Componente Prática seja igual ou superior a 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final à disciplina (CF) é obtida calculando a media aritmética dos 2 módulos.
A avaliação nos dois módulos, será composta pelos seguintes itens:
- Avaliação da Componente Prática, CP, (50%, Modulo II e 40% Módulo I), compreende a avaliação contínua incluindo o desempenho laboratorial (avaliado pela assiduidade, preparação prévia do trabalho no caderno, realização experimental do trabalho e cálculos e/ou discussão dos resultados durante a aula e compilados no caderno laboratorial na semana seguinte à realização do trabalho). Para cada módulo, os alunos deverão ter uma nota mínima de 8,0 valores (numa escala de zero a vinte valores) na componente prática.
- Avaliação da Componente Teórico-Prática (CT) corresponde a i) 50% para o Módulo II (Química Orgânica) e inclui um Teste Teórico a realizar no final do módulo (no dia 2 de Junho) e ii) 60% para o Módulo I (Química Inorgânica/Química Física) e inclui um conjunto de Testes Teóricos no final de cada aula e um Teste Teórico (no dia 2 de Junho).
A aprovação na disciplina é obtida para CF maior ou igual a 10 e CT maior ou igual a 8,0 (numa escala de zero a vinte) para cada módulo.
Provas e trabalhos especiais
A realização do(s) teste(s) teórico(s):
Módulo I: todas as aulas laboratoriais e a 2 de Junho.
Módulo II: 2 de Junho.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos deverão se submeter i) a um exame laboratorial que constará da realização de 4 dos 12 trabalhos, com elaboração de um relatório a entregar no dia seguinte ao do exame laboratorial e ii) um teste escrito.
Melhoria de classificação
Melhoria da Componente Teórico-prática, para ambos os módulos, no Recurso.