Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EM0011

Programação de Computadores

Código: EM0011     Sigla: PC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/smat/Programacao.htm
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 215 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos específicos: Sendo uma disciplina de formação de base são fornecidos aos alunos os conceitos necessários para a formulação e construção de algoritmos que permitam resolver vários tipos de problemas independentemente da linguagem de programação. Os programas focarão entre outros temas o cálculo vectorial e matricial, a integração numérica e a aproximação polinomial, necessários à resolução de problemas de engenharia. A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento e teste dos programas é o Visual Basic 2010. Resultados esperados: Espera-se que no final da disciplina os alunos tenham autonomia para abordar situações de média complexidade, capacidade de concepção e implementação de novos problemas em áreas emergentes e habilidade para resolver problemas com implementações legíveis e eficientes, em tempo de cálculo e em espaço de memória. O aluno deve adquirir aptidões para utilizar outras linguagens de programação para além da que é utilizada nas aulas e ser capaz de utilizar correctamente programas comerciais, modificar e construir programas de simulação de processos tecnológicos ou outros no âmbito da Engenharia Mecânica. Com a realização e apresentação de um trabalho de grupo pretende-se que os alunos sejam capazes de formar e trabalhar em equipa. Neste trabalho pretende-se que se implemente um programa para simular um jogo de forma a avaliar-se a iniciativa e a originalidade dos elementos do grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

esultados esperados:
Espera-se que no final da disciplina os alunos tenham autonomia para abordar situações de média complexidade, capacidade de concepção e implementação de novos problemas em áreas emergentes e habilidade para resolver problemas com implementações legíveis e eficientes, em tempo de cálculo e em espaço de memória.
O aluno deve adquirir aptidões para utilizar outras linguagens de programação para além das  utilizadas nas aulas e ser capaz de utilizar correctamente programas comerciais, modificar e construir programas de simulação de processos tecnológicos ou outros no âmbito da Engenharia Mecânica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Funcionamento de um computador - Unidades constituintes. Algoritmos - Linguagem algoritmica: instruções de leitura e escrita, instruções de atribuição, condicionais e de repetição. Organização geral de um algoritmo. Variáveis indexadas. Funcionamento de um Computador - Unidades constituintes. Estrutura de um Programa. Definição de um programa em Visual Basic. Linguagem Visual Basic 2010. Sequenciação. Instrução de atribuição. Instrução de leitura e escrita. Estruturas de selecção. Estruturas de repetição. Escolha das instruções de repetição. Tipos de Informação - Tipo inteiro, tipo real, tipo lógico, tipo carácter e cadeias de caracteres. Tipos Estruturados - Tabelas. Fichas e Ficheiros. Tratamento de ficheiros e Introdução à tecnologia de Bases de Dados. Programação estruturada. Programação orientada aos eventos. Introdução à Programação orientada aos objectos. Desenvolvimento de Programas - Sintaxe e semântica. Introdução ao MATLAB. Exemplo de uma sessão MATLAB. Introdução ao traçado de gráficos com MATLAB.

Bibliografia Obrigatória

Luisa Costa Sousa; Programação de Computadores.Visual Basic, 2005
Loureiro, Henrique; Visual Basic 2008. ISBN: 978-972-722-294-0
Victor Pereira; O Guia Prático do Visual Basic 2010, Centro Atlântico, 2010. ISBN: 978-989-615-092-1

Bibliografia Complementar

Vítor Pereira; Guia Prático do Visual Basic 2008, Centro Atlântico, Lda., 2008. ISBN: 978-989-615-067-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas consistem na exposição detalhada do programa acompanhada do desenvolvimento de algoritmos e de projectos em Visual Basic 2010. Procura-se um envolvimento contínuo dos alunos no estudo e na implementação de trabalhos de programação em computador. Neste contexto valoriza-se a capacidade de iniciativa dos estudantes na resolução de exercícios propostos.

Software

MATLAB
Visual Studio

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Prova prática de computador Teste 2,00 25,00
Exame final Exame 2,00 65,00
Avaliação nas aulas Participação presencial 10,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 80
Total: 80,00

Obtenção de frequência

1) Não exceder o número limite de faltas nos termos do Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação; Os estudantes que estão a repetir a unidade curricular não estão dispensados da frequência das aulas mesmo que não tenham excedido o número de faltas no ano anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota de classificação final (CF) é obtida usando a seguinte fórmula: CF=0.25(Exame prático de computador)+ 0.65 (Exame final - prova escrita) + 0.1 (Nota de avaliação atribuída pelos docentes) O estudante obtem aprovação à unidade curricular se: a) CF>=9.5 b) Obter pelo menos 35% na classificação do exame final c) Cumprimento das condições de obtenção de frequência

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes alunos terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, ou efectuar um exame final para 20 valores.

Melhoria de classificação

Na época de recurso o estudante pode melhorar a classificação obtida realizando uma prova escrita para 20 valores.

Observações

Para obter na unidade curricular nota final superior a 18 valores ( CF > 18 ) é OBRIGATÓRIO a realização de uma prova de defesa de nota.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 22:25:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias