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Sistemas de Gestão da Qualidade

Código: EBE0084     Sigla: SGQU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 11 Plano de estudos oficial 5 - 5 42 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.

Os alunos deverão ser capazes de:
-Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação.
-Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade
- Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem (learning organizations)” e organizações excelentes
- Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
-Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
-Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho.
-Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos

Programa

Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade. Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total.
Abordagem histórica dos sistemas de gestão de qualidade.
Gestão de Qualidade Total. Objectivos e principais componentes do Sistema de Gestão de Qualidade. Gestão da qualidade através da abordagem por processos.
As ferramentas da qualidade.
Referenciais normativos para a Gestão da Qualidade. Apresentação e análise das normas ISO9000.
Gestão integrada da qualidade. Breve referência ás normas ISO 14001, OSHA 18001 e NP4397 Benefícios de integração dos 3 sistemas.
Aplicabilidade dos modelos de gestão por processos às instituições de ensino superior.
Referência ao modelo de excelência da European Foundation for Quality Management.

Bibliografia Obrigatória

J. M. Juran, Frank M. Gryna; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9
ed. in-chief J. M. Juran ; assoc. ed. Frank M. Gryna; Juran.s Quality Control Handbook. ISBN: 0-07-100510-2
A. V. Feigenbaum; Total quality control. ISBN: 0-07-112612-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas complementadas com casos práticos apresentados por oradores convidados (seminários). Apresentações orais individuais (estudante) de temas propostos e resposta a questões relacionadas. Desenvolvimento de um projecto de grupo com apresentações orais e discussão ao longo do semestre em datas pré-definidas. Visita/s de estudo

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência o estudante deverá completar com aproveitamento positivo (≥10 em 20 valores) as componentes de avaliação designadas por Desenvolvimento de Tema, Projecto e Relatório, bem como assistir a ≥2/3 das acções externas – visitas de estudo e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,05 AS + 0,10 VE + 0,15 RDT + 0,30 DT + 0,40 REL
em que:
AS é a nota de assiduidade atribuída pela presença em todas as aulas (AS=20 se 0 faltas; AS=10 se 1 a 2 faltas; AS=0 se >3 faltas)
VE é a nota média dos relatórios da/s visita/s de estudo e dos seminários, elaborados de acordo com questões prévias formuladas pelo docente; a falta a um seminário ou visita de estudo será contabilizada com 0 (zero).
DT é a nota de um desenvolvimento de tema proposto pelo docente e apresentado em data pré-definida no início do semestre, complementada com respostas a questões relacionadas.
RDT é a nota média das respostas a todas as sessões de desenvolvimento de tema.
REL é a nota do relatório de grupo do projecto desenvolvido ao longo do semestre, cuja data limite de entrega será acordada no início do semestre.

Para obter aprovação à disciplina, a nota final deve ser igual ou superior a 10 valores.
Os alunos que não obtenham aprovação, terão de realizar um exame teórico sobre as matérias abordadas ao longo do semestre, incluindo os desenvolvimentos de tema, a realizar no último dia de aulas do semestre, sendo a classificação final CF1 dada por:
CF1 = = 0,05 AS + 0,10 VE + 0,45 EX + 0,40 REL
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF1 deve ser igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento em vigor, desde que cumpridas as componentes de avaliação – Acções externas (visita de estudo e seminários), Desenvolvimento de tema, e Relatório de projecto Individual. A nota será dada por
CF2 = = 0,10 VE + 0,45 DT + 0,45 REL
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF1 deve ser igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Os alunos que pretendam realizar melhoria de classificação, deverão efectuar um exame teórico sobre as matérias abordadas ao longo do semestre, incluindo os desenvolvimentos de tema, a realizar no último dia de aulas do semestre, sendo a classificação final CF1 dada por:
CF1 = = 0,05 AS + 0,10 VE + 0,45 EX + 0,40 REL
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF1 deve ser igual ou superior a 10 valores.
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