Comportamento Organizacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Este Módulo visa dotar os participantes de competências para desempenhar os papéis mais adequados (liderança e colaboração) aos objectivos e contextos da sua vida quotidiana (profissional e pessoal).
1. Os processos de auto-liderança
2. Os processos de construção da realidad: objectividade, subjectividade, intersubjectividade)
3. O impacto dos contextos (seguro vs não seguro) nos comportamentos: dimensões da eficácia)
4. As fases de desenvolvimento enquanto contexto dos comportamentos individuais e grupais
a) eu num novo contexto
b) eu num contexto conflictual
c) eu num contexto de resolução problemas
d) eu num contexto de focalização na acção
4. Os processos de mudança/aprendizagem (a importância do "refreezing" e do treino na implementação da mudança)
Programa
Especificamente irá aprender:
a) Que cada membro poderá/deverá sempre escolher o papel que será mais adequado desempenhar para a realização do objectivo daquele contexto.
b) A focalizar-se nos comportamentos que apoiem a realização do objectivo do contexto,
c) gerir/potencializar as suas próprias energias para a realização dos objectivos dos diferentes contextos em que intervém.
d) A gerir as diferenças que representam a principal fonte de energia para a realização dos objectivos:
e) compreender a genese dos grupos e a sua aplicação na escolhas dos mecanismos de coordenação e funcionamento a utilizar
Bibliografia Obrigatória
ARROW, H., MCGRATH, J. & BERDAHL, J. ; Small Groups as Complex Systems, Sage, 2000
FORSYHT, D.R. ; Group Dynamics (3rd ed.), Belmont-California: Wadsworth Publishing Company, 1999
HERSEY, P. & BLANCHARD, K.; So you want to know your leadership style? , Training and Development Journal, 1974
LOURENÇO, P. R., MIGUEZ, J., GOMES, A. D. & FREIRE, P.; Equipas de trabalho: eficácia ou eficácias?, Imprensa da Universidade de Coimbra
LOURENÇO, P. R., MIGUEZ, J., GOMES, A.D. & CARVALHO, C.; Eficácia Grupal: análise e discussão de um modelo multidimensional, Psychologica, Extra-Série, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A abordagem aos diferentes temas será desenvolvida tendo como base o seguinte percurso:
1. Situação estímulo (exercício, caso, simulação)
2. Reflexão individual
3. Partilha em Grupo (restrito e global)
4. Transposição para o contexto
5. Pequenas sínteses teórico-conceptuais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final