Fenómenos de Transferência I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos de base sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema em estudo, desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de problemas, tal como no establecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das condições-fronteira, e na compreensão e aplicação do conceito de associação de resistências térmicas. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor. O uso da língua inglesa é incentivado, bem como o trabalho em grupo, sendo este uma das componentes da avaliação (com 25% de peso na nota final).
Programa
Programa Teórico e Teórico - Prático:
Introdução.
Condução (uni-dimensional) com e sem geração de calor interna
Transferência de calor em regime transitório.
Convecção em regime permanente e transitório. Coeficientes de transferência de calor por convecção.
Equipamentos de transferência de calor - permutadores de calor.
Elementos de transferência de calor por radiação
Programa dos Trabalhos Práticos:
Trabalhos laboratoriais versando a matéria de Fenómenos de Transferência I são propostos aos alunos nas disciplinas de Práticas de Engenharia Química do 3ºano.
Bibliografia Obrigatória
Çengel, Yunus A.;
Heat transfer. ISBN: 0-07-115150-8
Luís Melo; Apontamentos de Transferência de Calor, 2009, 2009
Bibliografia Complementar
Holman, J. P.;
Heat Transfer
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Três horas semanais são utilizadas para exposição dos conceitos teóricos a todos os alunos em simultâneo, ilustrados com a resolução de problemas de referência. Pelo menos uma hora semanal é dedicada à estratégia da resolução de problemas e á discussão de questões conceptuais. Adicionalmente, há duas horas por semana de aulas tutoriais, com grupos de menor dimensão, cujo objectivo é a análise das dúvidas dos alunos sobre problemas que tenham tentado resolver previamente fora das aulas.
Na primeira semana do semestre, os alunos têm acesso, através dos "Conteúdos" da página da unidade curricular, aos seguintes materiais:
1) Versão pdf dos acetatos apersentados pelo docente nas aulas
2) Enunciados dos problemas a resolver
3) Bibliografia
4) Plano das aulas de todo o semestre
Ao longo do semestre são propostos dois problemas para avaliação (facultativos), cuja resolução será realizada por grupos de dois alunos. No caso de ser ímpar o número de estudantes que optarem por esta componente da avaliação, um dos estdantes resolverá os problemas sózinho. Não são admitidos grupos com mais de dois alunos. Os grupos deverão resolver o primeiro problema na primeira metade do semestre, enquanto a resolução do segundo problema deverá ser entregue antes do final do período de aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
84,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta das classificações obtidas no teste de exame (peso: 75%) e nos dois trabalhos de grupo (peso dos conjunto dos 2 trabalhos: 25%), com a seguinte condição: a nota de exame não pode ser inferior a 8 valores.
No caso dos alunos que optem por não entregar a resolução dos dois trabalhos de grupo, a classificação final será apenas a obtida no teste de exame.
Provas e trabalhos especiais
Ver ponto anterior
Avaliação especial (TE, DA, ...)
exame final
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final poderá ser obtida através da realização de um teste de exame que entrará para a classificação com o peso de 75% ou de 100%, conforme os alunos tenham efectuado ou não os dois trabalhos de grupo.
Observações
n.a.