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Laboratório de Programação

Código: EEC0030     Sigla: LPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jlopes/doku.php/teach/lpro/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 50 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. ENQUADRAMENTO

Desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta unidade curricular tem por objetivos:

- Promover a aquisição de conceitos, métodos e técnicas de Engenharia de Software e dotar os estudantes da capacidade de os aplicar na conceção e desenvolvimento de sistemas de software.
- Dotar os estudantes de conhecimentos práticos na utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia a usar e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a depuração, teste e documentação de código na linguagem de programação Java.

3. PRÉ-REQUISITOS

Conhecimentos em Programação Orientada aos Objetos.

4. DISTRIBUIÇÃO

Componente Científica: 40%
Componente Tecnológica 60%

5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

- Identificar e documentar os requisitos de um Sistema de Software utilizando "histórias de utilizador"
- Descrever os casos de utilização utilizando UML
- Realizar um protótipo de interface com o utilizador
- Identificar e documentar os requisitos suplementares
- Obter o modelo conceptual do domínio utilizando UML
- Obter modelos de processos de negócio utilizando UML
- Descrever a arquitetura utilizando UML
- Validar a arquitetura através de um protótipo vertical
- Modelar o comportamento de objetos utilizando UML
- Modelar a estrutura de classes utilizando UML
- Elaborar a Ajuda ao Utilizador
- Elaborar o Manual de Instalação
- Codificar classes em Java usando as API standard
- Realizar versões de componentes de software
- Documentar o código Java utilizando Javadoc
- Testar o código utilizando Junit
- Utilizar uma ferramenta de elaboração colaborativa de documentação
- Utilizar um IDE na manutenção do software
- Utilizar um sistema de controlo de versões

Programa

- Introdução à Engenharia de Software e à modelação ágil.
- Introdução à Engenharia de requisitos. Documentação de requisitos.
- Linguagem de modelação UML.
- Projeto de software orientado por objetos. Modelação de arquitetura, estrutura de classes e comportamento.
- Projeto de interfaces.
- Codificação em Java.
- Verificação, validação e teste de software.
- Manutenção de software. Gestão de configurações. Controlo de versões.
- Gestão e planeamento de projetos.

Bibliografia Obrigatória

Scott Ambler; The Object Primer, Cambridge University Press, 3rd Edition, 2004. ISBN: 978-0-521-54018-6
Thinking in Java; Bruce Eckel, Prentice Hall, 4th Edition, 2006. ISBN: 0131-87248-6

Bibliografia Complementar

Alberto Manuel Rodrigues da Silva e Carlos Alberto Escaleira Videira; UML, metodologias e ferramentas CASE. ISBN: 989-615-009-5
Russ Miles and Kim Hamilton; Learning UML 2.0. ISBN: 978-0-596-00982-3
Ian Sommerville; Software engineering. ISBN: 0-321-31379-8
Mauro Nunes, Henrique O.Neill; Fundamental de UML. ISBN: 972-722-481-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular tem aulas teóricas (2 horas por semana) e aulas laboratoriais (2 horas por semana) em sala de computadores.

Os tempos letivos das aulas teóricas são usados para descrever brevemente as várias fases de desenvolvimento de software e os artefactos associados e para apresentar e exemplificar a utilização das metodologias e ferramentas a usar no trabalho prático. São ainda indicadas referências de leitura.

Nas aulas laboratoriais os estudantes trabalham, em grupos de 5, num projeto de software.

Software

ArgoUML
IDE NetBeans (Linux e Windows)
Enterprise Architect (Windows)
Umbrello (Linux)
SVN
CVS
dokuwiki

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação > Engenharia de software
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
TP1: Protótipo de Interfaces com o Utilizador Trabalho laboratorial 10,00 2012-10-02
TP2: Especificação de Requisitos Trabalho laboratorial 14,00 2012-10-16
TP3: Projeto de Alto Nível Trabalho laboratorial 7,00 2012-10-30
TP4: Protótipo Trabalho laboratorial 18,00 2012-11-13
TP5: Projeto Detalhado Trabalho laboratorial 10,00 2012-12-04
TP6: Produto Trabalho laboratorial 39,00 2012-12-11
TP7: Apresentação do Produto Participação presencial 2,00 2012-12-14
TP8: Desempenho Individual Trabalho escrito
FT1: Modelo de Casos de Utilização Teste 1,50 2012-10-08
FT2: Modelo Conceptual do Domínio Teste 1,50 2012-11-05
FT3: Modelo de Arquitetura Teste 1,50 2012-11-19
FT4: Java Teste 1,50 2012-11-26
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O trabalho prático (TP) será avaliado através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho individual nas aulas (TP1 a TP8).

Os conceitos teóricos são avaliados através da resposta individual a folhas de perguntas (FT1 a FT4), a realizar em algumas aulas laboratoriais.

A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 50% em cada um dos trabalhos da avaliação prática (TP1 a TP8) e de 40% na média das folhas de perguntas relacionadas com a matéria teórica (FT1 a FT4).

Esta unidade curricular, dada a sua natureza laboratorial, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada usando a fórmula:
NOTA = 80% TP + 20% FT
sendo:
TP = (TP1 + 3* TP2 + 2* TP3 + 2* TP4 + 2* TP5 + 8* TP6 + TP7 + TP8 ) / 20
FT = (FT1 + FT2 + FT3 + FT4) / 4

A classificação da componente prática (TP) pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo em mais ou menos 2 valores, com base na opinião dos docentes e na autoavaliação a realizar internamente em cada grupo.

Provas e trabalhos especiais

Após a demonstração do trabalho prático, pode ter lugar uma prova oral para estudantes em que seja difícil avaliar a participação no trabalho prático em grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática e teórica, realizada nas aulas laboratoriais durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas e práticas de avaliação individual previstas.

Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada apenas numa nova edição da disciplina.
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