Código: | EEC0018 | Sigla: | ASGP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Outras Áreas Técnicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 101 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 4 | - | 5 | 56 | 136 |
Plano de estudos oficial | 4 | - | 5 | 56 | 136 |
O objectivo desta disciplina é proporcionar a todos os alunos uma oportunidade de projecto e desenvolvimento e integração de um sistema complexo que utilize diferentes tecnologias, até agora estudadas de forma isolada ao longo do curso.
A frequência desta unidade curricular confere aos alunos competências para:
• utilizar metodologias de especificação e desenvolvimento de sistemas a partir da análise de requisitos para o sistema;
• avaliar a oferta de produtos existentes para idêntica função e introduzir elementos inovadores que permitam diferenciação;
• planear e desenvolver tarefas, avaliar soluções alternativas, definir soluções para a integração de sistemas procurando uma solução inovadora, adequada e capaz de satisfazer as especificações do sistema;
• Utilizar princípios e conceitos de Engineering Systems;
• Enumerar, explicar e aplicar as principais técnicas de modelização e de análise de sistemas;
• Explicar e aplicar o processo de 'Systems Engineering';
• Explicar e aplicar os princípios, conceitos e técnicas no âmbito da Gestão de Projectos;
• Organizar o trabalho em equipas de projecto de média dimensão.
Análise de Sistemas e Gestão de Projectos: Enquadramento e Problemática.
Engenharia de Sistemas (Systems Engineering)
• Sistemas e o seu ciclo vida.
• O Processo de Engenharia de Sistemas.
• O papel da Engenharia de Sistemas na Empresa.
• Standards.
• Ferramentas de Engenharia de Sistemas.
Gestão de Projecto
• Projectos e ciclo de vida (fases do projecto): arranque, planeamento (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto); monitorização e controlo (medição do progresso do projecto, replaneamento); fecho.
• Áreas de conhecimento: gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação , gestão do risco, gestão do aprovisionamento.
• Standards.
• Ferramentas de Gestão de Projecto
Equipas de Projecto
• Equipa, cultura organizacional, política organizacional, comunicação pessoal, reuniões, logbooks, ferramentas.
Casos de Estudo (projecto em equipa)
• Desenvolvimento e exploração de projectos multidisciplinares
• Realizados em equipas de média dimensão.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Mini-Teste | Teste | 1,00 | 20,00 | |
Participação Individual Equipa | Trabalho laboratorial | 2,00 | 20,00 | |
Avaliação da Equipa | Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 2,00 | 60,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Sessões em sala de aula (12 sessões: 1,5+2h) | Frequência das aulas | 42 | |
Total: | 42,00 |
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos.
60% - Avaliação da Equipa: execução e defesa de um projecto envolvendo os conceitos e métodos objecto da UC.
40% - Avaliação individual: participação nas aulas, participação no trabalho de equipa e realização de testes escritos intermédios.
- Estão previstas a realização de dois mini-testes intermédios (datas definidas no plano de aulas da Unidade Curricular);
- Avaliações de revisão técnica do trabalho (estão previstas três revisões);
- Apresentação final do trabalho realizado e preparação de documentação relativa ao projecto desenvolvido.
Idênticas às dos alunos ordinários.
Realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.
IMPORTANTE: O aluno deve obter aprovação nas duas componentes de avaliação (obrigatoriedade de obtenção de avaliação >50% nas componentes equipa e individual).