Código: | EEC0017 | Sigla: | IOPE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.fe.up.pt/~mac/ensino/IO20122013.html |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 174 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 3 | - | 6 | 63 | 162 |
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Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 63 | 162 | ||
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1 - BACKGROUND Esta unidade curricular está centrada nos conceitos de optimização e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de optimização que serão de muita utilidade em diversas funções na indústria e nos serviços.
2- OBJECTIVOS ESPECÍFICOS O objectivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada e na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema.
3 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL Componente científica - 70% Componente tecnológica - 30%
Dotar os alunos com competências para:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
- construir modelos de problemas de decisão;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.
Cursos básicos de álgebra, estatística e teoria das probabilidades
O que é a Investigação Operacional?
História da Investigação Operacional.
Metodologia da Investigação Operacional.
Teoria da Decisão.
Modelização Programação Linear.
Programação Inteira.
Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas.
Problemas de Afectação.
Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo.
Outros problemas em redes.
Planeamento e controlo de projectos, CPM, PERT. Filas de espera.
Aulas Teóricas: Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem activa. A exposição será sempre ilustrada por casos, exemplos e problemas. Aulas Práticas: Esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 56,00 | 40,00 | |
Exame final | Exame | 4,00 | 60,00 | 2013-02-08 |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Estudo | Estudo autónomo | 110 | 2012-12-31 |
Total: | 110,00 |
Conforme o disposto nas normas gerais de avaliação. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (sem consulta) Soma das 8 melhores classificações de cada estudante nos 10 exercícios de avaliação propostos para resolução, nas aulas práticas. Classificação entre 0 a 8 valores, com um mínimo de 40%. EXAME (com consulta) Exame final, 0 a 12 valores, com um mínimo de 40%
Os estudantes inscritos em REGIME ORDINÁRIO deverão resolver nas aulas práticas, sem consulta, 10 exercícios, que serão corrigidos e classificados numa escala de 0 a 1 valores. Os resultados obtidos serão discutidos individualmente com cada estudante na aula prática seguinte. Os RESTANTES estudantes que não tenham obrigatoriedade de frequência das aulas práticas e que se inscrevam no exame de 1ª chamada ou no recurso farão um exame com duas componentes: AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA e EXAME. A componente AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA será avaliada através de uma prova sem consulta. A componente EXAME será avaliada através de uma prova com consulta.
As avaliações em época especial serão feitas por uma prova sem consulta.
Acesso à melhoria de classificação apenas a estudantes com frequência, isto é, com avaliação distribuída com classificação mínima de 40%. Os estudantes poderão optar entre a melhoria de classificação das duas componentes de avaliação: AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA e EXAME, ou apenas da componente de avaliação EXAME. A componente AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA será avaliada através de uma prova sem consulta. A componente EXAME será avaliada através de uma prova com consulta. Em ambos os casos o cálculo da classificação final será feito da forma indicada no ponto "Cálculo da Classificação Final", considerando a melhor avaliação obtida pelo estudante em cada componente.
A unidade curricular de Investigação Operacional contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO: 1. Conhecimento Técnico e Raciocínio 1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação; Os conteúdos de Investigação Operacional constroem diretamente sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Por outro lado, durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científico do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais 2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas 2.1.1 identificação e formulação de problemas 2.1.2 modelização 2.1.3 estimação e análise qualitativa 2.1.4 análise com incerteza 2.1.5 solução e recomendação A metodologia de ensino de Investigação Operacional, e os seus conteúdos, podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma atividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto incerteza é abordada em Teoria da Decisão e em Planeamento e Controlo de Projetos. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. 2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento 2.2.1 formulação de hipóteses 2.2.2 pesquisa de literatura 2.2.3 inquérito experimental 2.2.4 teste de hipóteses e defesa 2.3 Pensamento sistémico 2.3.1 pensamento holístico 2.3.2 emergência e interação entre sistemas 2.3.3 priorização e focagem 2.3.4 trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução O endereçamento destas competências é de algum modo indireto, podendo ser mais diretamente descritas como competências: (1) de análise, enquanto capacidade de formular conceptualizar e resolver problemas não familiares; (2) de projeto, enquanto solução de problemas não familiares, com criatividade, complexidade, incerteza técnica; (3) de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE). A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com trade-offs e balanceamento. Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências. Os objetivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projetar, etc... Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objetivos de aprendizagem muito detalhados.