Competências Pessoais e Interpessoais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
● Identificar/adquirir os conhecimentos essenciais para saber como maximizar progressivamente as condições de êxito da performance pessoal e interpessoal.
● Aplicar técnicas de desenvolvimento pessoal, utilizar estratégias de interacção em grupo e gerir diversos recursos comunicacionais para atingir uma progressiva eficiência nos processos de trabalho a implementar e uma elevada eficácia nos resultados a produzir em cada organização.
● Ter consciência das competências complementares (soft skills) a dominar e das mudanças evolutivas a desenvolver no seu perfil individual de forma a melhorar continuamente o futuro desempenho profissional em engenharia electrotécnica e de computadores.
Programa
1.Qualidade nos Serviços ao Cliente (Interno/Externo)
2.Interacção e Atitudes Comunicacionais
3.Regras da Comunicação Profissional
4.Signos da Linguagem Não Verbal
5.Preparação e Condução de Reuniões
6.Gestão de Indivíduos e Grupos nas Organizações
7.Desenvolvimento do Trabalho em Equipa
8.Micromarketing e Eficácia Profissional
9.Comunicação Oral, Escrita e Audiovisual
10.Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal
11.Maximização da Capacidade Criativa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
Métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de auxiliares audio-visuais como quadros, retroprojector e/ou computador com videoprojector.
Aulas práticas:
Métodos demonstrativo e activo com recurso à utilização de documentação, quadros, retroprojector, computador, videoprojector (e eventualmente outros equipamentos de suporte); uso de actividades práticas, análise de casos e exercícios de treino comportamental para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa da disciplina.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
63,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas práticas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação das aulas teóricas (50% = 10 valores)
+
Avaliação das aulas práticas (50% = 10 valores).
Nota: A aprovação final exige um resultado mínimo de 50% em cada componente da avaliação, nomeadamente 5 valores nas teóricas e 5 valores nas práticas.
Provas e trabalhos especiais
Componentes de Avaliação:
MT – 2 mini-testes sobre as aulas teóricas (trabalho individual)
RE – Elaboração de um “relatório escrito” (trabalho em grupo)
AA – Apresentação oral (trabalho individual) com audiovisuais(trabalho em grupo)
DI – Desempenho individual ao longo das aulas
NOTA
As competências que são objecto desta avaliação são as seguintes:
1)Aptidões pessoais e profissionais
a.Experimentação e descoberta do conhecimento
b.Capacidades e atitudes pessoais
c.Capacidades e atitudes profissionais
2)Aptidões inter-pessoais
a.Trabalho em grupo
b.Comunicação
3)Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
a.Contextos externo e social
b.Contextos empresarial e de negócios
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica aos alunos ordinários
Melhoria de classificação
Por frequência da disciplina no ano lectivo seguinte.
Observações
Horário de Atendimento:
3ª feira 12h/13h e 14h/15h
NOTA
Por favor enviar e-mail a marcar reunião, escolhendo uma das opções de horário; se necessário, em alternativa, pedir para agendar um encontro noutro(s) dia(s) e horário(s).