Código: | EIC0026 | Sigla: | PLOG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Programação |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | https://moodle.fe.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 4 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 4 | - | 5 | 56 | 135 |
5 | |||||||
Plano de estudos oficial | 4 | - | 5 | 56 | 135 | ||
5 | |||||||
MIEIC | 105 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 3 | - | 5 | 56 | 135 |
O paradigma da Programação em Lógica apresenta uma abordagem declarativa e baseada em processos formais de raciocínio à programação, mais apropriada para a resolução de alguns tipos de problemas. A programação em lógica com restrições permite abordar problemas de satisfação de restrições e de optimização, modelando-os de uma forma directa e elegante.
Objetivos: Adquirir familiaridade com os paradigmas da Programação em Lógica e da Programação com Restrições. Desenvolver as capacidades de raciocínio abstracto e de representação de problemas de forma declarativa.
A Unidade Curricular centra-se no paradigma da programação baseada em lógica de primeira ordem. A componente prática baseia-se na utilização da linguagem de programação Prolog. Adicionalmente, é também abordada a programação em lógica com restrições, com ilustração de diversas aplicações práticas.
Distribuição Percentual: Componente científica: 50%; Componente tecnológica: 50%
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ter competências para:
Os estudantes deverão também ter apreendido competências de programação requeridas nos trabalhos das unidades curriculares da área da Inteligência Artificial.
Embora a Unidade Curricular não tenha pré-requisitos especiais, conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Fundamentos de Programação, Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, e Concepção e Análise de Algoritmos, são muito úteis para a Unidade Curricular de Programação em Lógica.
Fundações da Programação em Lógica
Conceitos da Programação em Lógica
A Linguagem Prolog
Técnicas Avançadas de Programação em Prolog
Programação em Lógica com Restrições
As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas teórico-práticas são propostos exercícios de programação e acompanha-se o desenvolvimento dos trabalhos práticos dos alunos.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 56,00 | ||
Primeiro Trabalho (com relatórios Intercalar e Final) | Trabalho laboratorial | 48,00 | 32,50 | |
Segundo Trabalho (com relatório Final) | Trabalho laboratorial | 28,00 | 17,50 | |
Exame Final | Exame | 3,00 | 50,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Um aluno inscrito obtém frequência se não exceder o limite de faltas legalmente estabelecido e obtiver um mínimo de 7 valores em 20 na avaliação de cada um dos trabalhos práticos. A nota de frequência corresponde à componente Trabalhos.
Nota Final = 50% * Trabalhos + 50% * Exame
Trabalhos = 65% * Trabalho1 + 35% * Trabalho2
Trabalho1 = 25% * Inter1 + 75% * Final1
Exame: Nota final do Exame.
Trabalhos: Nota global dos Trabalhos Práticos.
Inter1: Nota da Avaliação Intercalar do Trabalho 1.
Final1: Nota da Avaliação Final do Trabalho 1 (Relatório e Demonstração).
Trabalho2: Nota da Avaliação do Trabalho 2 (Relatório e Demonstração).
A nota mínima exigida no Exame para a obtenção de aprovação é de 7 valores em 20. No Exame permite-se a consulta de material de estudo em papel.
A Unidade Curricular tem 50% de avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos. O 1º trabalho prático tem interface com a Unidade Curricular de LAIG.
As datas de entrega dos trabalhos e suas demonstrações são:
A avaliação em épocas especiais consiste na elaboração de um Trabalho prático e de um Exame escrito (com consulta), valendo cada uma destas componentes 50% da nota final.
A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da Unidade Curricular, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. A avaliação prática é baseada na realização de 2 trabalhos práticos durante o semestre, em períodos divulgados na página da Unidade Curricular. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes sessões de acompanhamento e avaliação prática.
Melhoria da componente de Exame: realizada nas épocas de exame disponíveis.
Melhoria da classificação distribuída: a componente distribuída da avaliação é avaliação prática e só pode ser melhorada nas épocas de realização de trabalhos práticos da próxima edução da Unidade Curricular.