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Engenharia de Proteínas

Código: EBE0026     Sigla: EPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biológica

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 9 Plano de estudos oficial 3 - 6 100 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes devem apreender conceitos básicos relativos às proteínas nomeadamente as suas aplicações, relações entre composição, estrutura e função e métodos de caracterização. Devem ainda assimilar conceitos relativos à actividade, estabilidade, cinética e síntese de proteínas em condições fisiológicas e em aplicações industriais da tecnologia de DNA recombinante usando diversas estratégias de engenharia de proteínas.

Programa


Programa das aulas TP

1 - Proteinas na ciência medicina e indústria
2 - Proteínas - Composição, estrutura e função
3 - Proteínas - Detecção e caracterização
4 - Enzimas - Cinética, actividade, estabilidade e regulação
5 - Principais objectivos da Engenharia de Proteínas
6 - Síntese Proteica - Transcrição
7 - Síntese Proteica - Eventos pós-transcrição
8 - Síntese Proteica - Tradução
9 - Síntese Proteica - Eventos pós-tradução
10 - Expressão de proteínas recombinantes - vantagens e hospedeiros
11 - Expressão de proteínas recombinantes - métodos de clonagem molecular
12- Engenharia de Proteínas - Design de vectores
13 - Engenharia de Proteínas - Design racional de proteínas
14 - Engenharia de Proteínas - Estratégias aleatórias
15 - Engenharia de Proteínas - Estratégias híbridas

Programa de laboratório

a) Clonagem de um gene num vector
b) Produção, purificação e análise de uma proteína recombinante

Bibliografia Obrigatória

Filipe Mergulhão; Apontamentos de Engenharia de Proteínas, 2009 (A fornecer em formato electrónico)

Bibliografia Complementar

Alberts, Bruce 070; Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8153-3218-1
Lodish, Harvey 070; Molecular Cell Biology. ISBN: 0-7167-4366-3
Walsh, Gary; Proteins. ISBN: 0-471-89907-0
Stryer, Lubert; Biochemistry. ISBN: 0-7167-2009-4
Stefan Lutz and Uwe Theo Bornscheuer; Protein Engineering Handbook, Wiley-VCH, 2009. ISBN: 352731850X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e de slides. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos alunos. Aulas de laboratório com trabalhos práticos ilustrativos dos conteúdos da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A frequência na disciplina obtem-se pela assiduidade às aulas e pela realização dos trabalhos experimentais e entrega dos respectivos relatórios.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) é calculada pela seguinte fórmula:

NF= 0.6xE + 0.4xL

E - exame final
L - nota de laboratório obtida pela classificação do relatório final

Provas e trabalhos especiais

Será pedido um relatório final englobando os resultados dos trabalhos laboratoriais executados bem como dos materiais e métodos utilizados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame de recurso de acordo com as regras gerais. A parte laboratorial pode ser compensada com a realização, em data a combinar, de apenas um dos grupos de trabalhos (clonagem ou produção da proteína recombinante) juntamente com o relatório completo e uma apresentação oral do trabalho realizado seguida de discussão.

Melhoria de classificação

Por exame de recurso. Apenas está sujeita a melhoria a classificação obtida no exame de época normal mantendo-se a nota laboratorial.

Observações

A língua de ensino poderá ser o Inglês ou o Português consoante estejam presentes ou não alunos estrangeiros que não falem Português
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