Engenharia de Bio-reacção I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biológica |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
9 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
6 |
80 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reactores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos.
Programa
1. Integração do bio-reactores em processos industrial; Esquema geral de um processo fermentativo; Características gerais de microrganismos e meios de cultura utilizados industrialmente.
2. Cultura de células (Cultura de células microbianas, animais e de plantas; Quantificação do crescimento celular; Imobilização de células; Filmes microbianos).
3. Fundamentos de balanços de material (balanços de massa a um ou mais componentes; balanços em múltiplas unidades; balanço em unidades com reciclagem, bypass e purga). Bio-reactores de células microbianas: classificação; reactores com biomassa suspensa e com biomassa fixa. Modos de operação de bio-reactores (batch, fed-batch, contínuo). Características físicas do equipamento.
4. Modelação e simulação de processos em bio-reactores microbianos: exemplos ilustrativos; utilização de software específico.
5. Agitação e arejamento (Conceito de transferência de massa; Coeficiente de correlação de transferência de massa; Quantificação da área interfacial; Determinação da taxa de absorção/transferência de oxigénio; Correlações para KLa; Conceito de “hold-up”).
6. Esterilização (Métodos de esterilização; Cinéticas de morte térmica; Esterilização em descontínuo e em contínuo; Esterilização de ar)
7. Conceitos gerais de variação de escala em bio-reactores.
Bibliografia Obrigatória
Lee J.M. ; Biochemical Engineering, Prentice-Hall Inc., 2001
Bailey J.E., Ollis D.F. ; Biochemical engineering fundamentals, McGraw-Hill, 1987
Bibliografia Complementar
Ferreira W.F.C., de Sousa J.C.F. ; Microbiologia. Volume I, Lidel – edições Técnicas, Lda, 1998
Fonseca M.M., Teixeira J.A. ; Reactores biológicos – fundamentos e aplicações, Lidel – edições técnicas, Lda, 2007
Lopes A.M., Fonseca A. ; Biologia microbiana, Universidade Aberta, 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição formal dos fundamentos teóricos e metodologias de abordagem, usando videoprojector e material online acessível através na Internet, e resolução de problemas, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Serão propostos para estudo individual a resolução de problemas mais complexos que podem exigir, em alguns casos, suporte informático (Microsoft Excel ou plataforma similar; SuperPro Designer; Berkeley Madonna). Propõem-se exemplos de dimensionamento de bio-reactores, onde se aplicam regras fundamentais de modelação e projecto.
Software
Microsoft Windows
SuperPro Designer
Adobe Acrobat
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com os seguintes componentes de avaliação:
Exame final com um factor de ponderação de 75 % na classificação final;
Avaliação contínua (realização de um trabalho individual e apresentação de um artigo científico) com um factor de ponderação de 25 % na classificação final;
Exame de recurso.
Para obtenção de classificação positiva, o estudante deverá obter uma classificação global mínima de 9.5 valores. No entanto, o exame final deverá ter uma classificação superior a 8 valores.
Provas e trabalhos especiais
Avaliação contínua - realização de um trabalho individual e análise e apresentação de um artigo científico.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos (avaliação contínua) da unidade curricular. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes.
Melhoria de classificação
Exame de recurso.
(A nota dos trabalhos valerá para todo o ano lectivo e estes não poderão ser substituídos por outro tipo de provas).