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Sistemas de Apoio a Decisão

Código: EEC0086     Sigla: SADE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Outras Áreas Técnicas

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2008/2009&P_CAD_CODIGO=EEC0086&P_PERIODO=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 102 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Complementar e aprofundar conhecimentos e prática em métodos diversos de Apoio à Decisão, quer de natureza quantitativa (no seguimento da Investigação Operacional) quer de natureza qualitativa. Apresentar e trabalhar métodos de Análise e de Estruturação de problemas bem como meios gráficos e visuais para lidar com situações complexas de decisão. Estudar a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam aos alunos projetar e implementar SAD.

Apresentar e discutir exemplos de SAD, com especial relevo para aspectos relacionados com as interfaces com os utilizadores e com os Sistemas de Simulação Visual Interativa.

Enquadrar vários tópicos de Teoria da Decisão e proceder a uma introdução a abordagens Multi-critério.

Promover e aprofundar aptidões inter-pessoais, nomeadamente de trabalho em grupo e de comunicação. Complementar a formação em Optimização, através do envolvimento com modelos e aplicações de Optimização Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas (Meta-heurísticas) para resolver problemas de interesse em variadíssimas aplicações.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências para:

- lidar com situações complexas de decisão, otimização e gestão no mundo real, com recurso a métodos quantitativos, qualitativos e a multimétodos;
- conceber e desenvolver SAD;
- trabalhar em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Análise Matemática, Álgebra, Probabilidades e Estatística e Investigação Operacional.

Programa

1. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Estrutura geral e componentes. Métodos quantitativos para tomada de decisões. Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões. Estruturação de problemas de decisão.

2.       Métodos de Análise e Estruturação de problemas:


Análise SWOT. Mapas Mentais. Mapas causais e Mapas cognitivos. “Strategic Options Development and Analysis”. “Soft Systems Methodology”. “Strategic Choice Approach”. Planeamento por Cenários.


3.       Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério.


Revisão e contextualização de tópicos conhecidos


Situações de incerteza e risco. Estruturação de alternativas e critérios de decisão. Árvores de decisão. Problemas de decisão com critérios múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP). Análise de sensibilidade e análise 'what-if'.


4.       Optimização Combinatória: modelos e aplicações.


Programação Inteira e Algoritmo 'Branch-and-Bound'


Programação Dinâmica


Meta-heurísticas: algoritmos de pesquisa local, arrefecimento simulado, pesquisa tabu. Algoritmos Genéticos. Integração destes algoritmos em SADs.


5.       Metodologias para a conceção de SADs e ferramentas para a sua implementação. Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD. Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos. Apresentação e discussão de casos de estudo.


 

Bibliografia Obrigatória

Powell, Stepehn G.; Management Science. ISBN: 978-0-470-03840-6
ed by Jonathan Rosenhead & John Mingers; Rational analysis for a problematic world revisited. ISBN: 0-471-49523-9
Hillier, Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
José Soeiro Ferreira; Textos vários de Sistemas de Apoio à Decisão

Bibliografia Complementar

Turban, Efraim; Decision support systems and intelligent systems. ISBN: 0-13-781675-8
Reeves, Colin R. 340; Modern heuristic techniques for combinatorial problems. ISBN: 0-07-709239-2
George L. Nemhauser, Laurence A. Wolsey; Integer and combinatorial optimization. ISBN: 0-471-82819-X

Observações Bibliográficas

Serão disponibilizados os "slides" das aulas, bem como alguns artigos complementares e textos do professor.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular está organizada em duas sessões semanais de 2 horas cada, com exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos. Em muitas das sessões, o ensino/aprendizagem será interactivo e fortemente baseado na participação dos estudantes, também em actividades de grupo. Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 68,00 10,00
Exame Final Exame 3,00 60,00
Relatórios e Apresentações Trabalho escrito 30,00 2013-04-30
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Participação presencial Frequência das aulas 68
Trabalhos de grupo Elaboração de relatório/dissertação/tese 20
Estudo distribuído Estudo autónomo 40
Total: 128,00

Obtenção de frequência


Normas gerais de avaliação - artigo 4º.

Fórmula de cálculo da classificação final

EF (Exame final, sem consulta) - 0 a 20 val. (mínimo 8)

TP (Trabalho Prático em Grupo, com apresentação) - 0 a 20 val. (mínimo 8)

AC (Avaliação contínua) - 0 a 20 val.

Classificação final (antes de arredondamento):

0.60 EF + 0.30 TP + 0.10 AC

Provas e trabalhos especiais

(TP) Trabalho Prático em grupo, com produção de Relatório e com Apresentação pública.

O tipo de trabalho, o seu alcance e a forma de avaliação serão discutidos em aulas.

(AC) Como parte do ensino/aprendizagem os alunos participarão em sessões ‘Brainstorming’; apresentarão (individualmente) Mapas Mentais ou Cognitivos, e apresentarão (em grupo) resumos de artigo científicos, especialmente em relação com os temas do ponto 2. do programa. Estes trabalhos/apresentações contribuirão para a avaliação contínua (AC), que também depende da presença e da participação nas aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

EF (Exame final, sem consulta) - 0 a 20 val. (mínimo 8)

TP (Trabalho Prático em Grupo, com apresentação) - 0 a 20 val. (mínimo 8)

AC (Avaliação contínua) - 0 a 20 val.

Classificação final (antes de arredondamento):

0.60 EF + 0.30 TP + 0.10 AC

Melhoria de classificação


Sem repetição da componente da avaliação referente ao trabalhos práticos e apresentações.

Observações


É fundamental a participação ativa dos alunos nas aulas. Uma boa parte da realização da UC e da  avaliação dependem dessa participação.
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