Sistemas de Apoio a Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Outras Áreas Técnicas |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Complementar e aprofundar conhecimentos e prática em métodos diversos de Apoio à Decisão, quer de natureza quantitativa (no seguimento da Investigação Operacional) quer de natureza qualitativa. Apresentar e trabalhar métodos de Análise e de Estruturação de problemas bem como meios gráficos e visuais para lidar com situações complexas de decisão. Estudar a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam aos alunos projetar e implementar SAD.
Apresentar e discutir exemplos de SAD, com especial relevo para aspectos relacionados com as interfaces com os utilizadores e com os Sistemas de Simulação Visual Interativa.
Enquadrar vários tópicos de Teoria da Decisão e proceder a uma introdução a abordagens Multi-critério.
Promover e aprofundar aptidões inter-pessoais, nomeadamente de trabalho em grupo e de comunicação. Complementar a formação em Optimização, através do envolvimento com modelos e aplicações de Optimização Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas (Meta-heurísticas) para resolver problemas de interesse em variadíssimas aplicações.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências para:
- lidar com situações complexas de decisão, otimização e gestão no mundo real, com recurso a métodos quantitativos, qualitativos e a multimétodos;
- conceber e desenvolver SAD;
- trabalhar em equipa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Análise Matemática, Álgebra, Probabilidades e Estatística e Investigação Operacional.
Programa
1. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Estrutura geral e componentes. Métodos quantitativos para tomada de decisões. Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões. Estruturação de problemas de decisão.
2. Métodos de Análise e Estruturação de problemas:
Análise SWOT. Mapas Mentais. Mapas causais e Mapas cognitivos. “Strategic Options Development and Analysis”. “Soft Systems Methodology”. “Strategic Choice Approach”. Planeamento por Cenários.
3. Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério.
Revisão e contextualização de tópicos conhecidos
Situações de incerteza e risco. Estruturação de alternativas e critérios de decisão. Árvores de decisão. Problemas de decisão com critérios múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP). Análise de sensibilidade e análise 'what-if'.
4. Optimização Combinatória: modelos e aplicações.
Programação Inteira e Algoritmo 'Branch-and-Bound'
Programação Dinâmica
Meta-heurísticas: algoritmos de pesquisa local, arrefecimento simulado, pesquisa tabu. Algoritmos Genéticos. Integração destes algoritmos em SADs.
5. Metodologias para a conceção de SADs e ferramentas para a sua implementação. Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD. Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos. Apresentação e discussão de casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Powell, Stepehn G.;
Management Science. ISBN: 978-0-470-03840-6
ed by Jonathan Rosenhead & John Mingers;
Rational analysis for a problematic world revisited. ISBN: 0-471-49523-9
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
José Soeiro Ferreira; Textos vários de Sistemas de Apoio à Decisão
Bibliografia Complementar
Turban, Efraim;
Decision support systems and intelligent systems. ISBN: 0-13-781675-8
Reeves, Colin R. 340;
Modern heuristic techniques for combinatorial problems. ISBN: 0-07-709239-2
George L. Nemhauser, Laurence A. Wolsey;
Integer and combinatorial optimization. ISBN: 0-471-82819-X
Observações Bibliográficas
Serão disponibilizados os "slides" das aulas, bem como alguns artigos complementares e textos do professor.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular está organizada em duas sessões semanais de 2 horas cada, com exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos. Em muitas das sessões, o ensino/aprendizagem será interactivo e fortemente baseado na participação dos estudantes, também em actividades de grupo. Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
68,00 |
10,00 |
|
Exame Final |
Exame |
3,00 |
60,00 |
|
Relatórios e Apresentações |
Trabalho escrito |
|
30,00 |
2013-04-30 |
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Participação presencial |
Frequência das aulas |
68 |
|
Trabalhos de grupo |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20 |
|
Estudo distribuído |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
128,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação - artigo 4º.
Fórmula de cálculo da classificação final
EF (Exame final, sem consulta) - 0 a 20 val. (mínimo 8)
TP (Trabalho Prático em Grupo, com apresentação) - 0 a 20 val. (mínimo 8)
AC (Avaliação contínua) - 0 a 20 val.
Classificação final (antes de arredondamento):
0.60 EF + 0.30 TP + 0.10 AC
Provas e trabalhos especiais
(TP) Trabalho Prático em grupo, com produção de Relatório e com Apresentação pública.
O tipo de trabalho, o seu alcance e a forma de avaliação serão discutidos em aulas.
(AC) Como parte do ensino/aprendizagem os alunos participarão em sessões ‘Brainstorming’; apresentarão (individualmente) Mapas Mentais ou Cognitivos, e apresentarão (em grupo) resumos de artigo científicos, especialmente em relação com os temas do ponto 2. do programa. Estes trabalhos/apresentações contribuirão para a avaliação contínua (AC), que também depende da presença e da participação nas aulas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
EF (Exame final, sem consulta) - 0 a 20 val. (mínimo 8)
TP (Trabalho Prático em Grupo, com apresentação) - 0 a 20 val. (mínimo 8)
AC (Avaliação contínua) - 0 a 20 val.
Classificação final (antes de arredondamento):
0.60 EF + 0.30 TP + 0.10 AC
Melhoria de classificação
Sem repetição da componente da avaliação referente ao trabalhos práticos e apresentações.
Observações
É fundamental a participação ativa dos alunos nas aulas. Uma boa parte da realização da UC e da avaliação dependem dessa participação.