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Laboratórios de Engenharia Química III

Código: EQ403     Sigla: LEQIII

Ocorrência: 2003/2004 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 68 Plano Oficial EQ a partir 2003 4 1,5 5,5 -
Plano para Bachareis EQ a partir de 1996 1 1,5 5,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos de LEQIII são:
1) Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação convencionais e não convencionais);
2) Desenvolver as capacidades de concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos);
3) Desenvolver as capacidades de comunicação e a competência para o trabalho de equipa, cooperação e disciplina.

É também um objectivo de grande importância das aulas laboratoriais de LEQIII, o desenvolvimento da autoconfiança no projecto, construção e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos.

Pretende-se ainda, através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.

Programa

Existem 13 trabalhos práticos laboratoriais em funcionamento:

Reactores Ideais:

Cinética e energia de activação duma reacção homogénea em fase líquida
1- Reacção entre o violeta cristal e hidróxido de sódio (espectrofotómetro);
2- Reacção entre o acetato de etilo e hidróxido de sódio (condutímetro);
3- Reacção entre o violeta cristal e hidróxido de sódio (espectrofotómetro);

Caracterização do escoamento dum reactor aberto usando um marcador
4- Reactor agitado (espectrofotómetro);
5- Reactor tubular com enchimento de esferas de vidro (condutímetro);
6- Reactor tubular com escoamento laminar (espectrofotómetro);

Conversão de estado estacionário num reactor aberto
7- Reactor agitado. Reacção do violeta cristal com o hidróxido de sódio;
8- Reactor tubular com enchimento de esferas de vidro. Reacção do acetato de etilo com o hidróxido de sódio;
9- Reactor tubular com escoamento laminar. Reacção do violeta de cristal com o hidróxido de sódio;

Reactores Catalíticos
10- Estudo da inversão da sacarose;

Separações Avançadas
11- Estudo duma resina de permuta catiónica;
12- Estudo da Permeabilidade dum Módulo de Fibras Ocas ao Hélio, Azoto e Ãrgon;
13 - Estudo da armazenagem, transporte, separação e mistura de sólidos divididos.

Bibliografia Principal

"Laboratórios de Engenharia Química. Reactores em Fase Homogénea, Reactores Catalíticos, Separações não Convencionais e Tecnologia dos Sólidos Divididos", A. Mendes, FEUP-Edições, Porto, 2002.

Bibliografia Complementar

Referências bibliográficas indicadas em cada trabalho.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os trabalhos laboratoriais deverão ser realizados por grupos de dois alunos. Um número máximo de 6 grupos podem trabalhar simultaneamente no laboratório. É no entanto fortemente recomendável um número máximo de 5 grupos. As aulas laboratoriais têm uma duração de 3h.
Cada grupo de 2 alunos deverá executar 7 trabalhos práticos do conjunto anterior, durante 6 aulas laboratoriais, dos quais entregará 6 relatórios resumo e 1 relatório completo. Os relatórios resumo deverão ser entregues até dois dias úteis depois da corresponde aula experimental e o relatório completo até uma semana depois de ter sido afixado o respectivo tema.
Cada aluno deverá fazer 1 exame laboratorial, o qual considera também algumas questões, colocadas oralmente. Este exame incide sobre um de 3 dos trabalhos laboratoriais executados durante as aulas laboratoriais e será sorteado no início do exame.
No final do semestre cada grupo de cerca de 20 alunos deverá fazer ainda uma visita de estudo a uma unidade industrial. A visita de estudo, que será cuidadosamente preparada, tem também como objectivo permitir aos estudantes fazer a ligação com a realidade tecnológica industrial.

Software

Principalmente Word e Excel.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Por questões de segurança, entre outras, é exigida a realização de pelo menos 5 trabalhos laboratoriais dos trabalhos propostos.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA = 0,3 x RR + 0,25 x EL + 0,25 x RC + 0,05 x VE + 0,15 x AC

onde,
RR – Média dos Relatórios Resumo;
EL – Exame Laboratorial;
RC – Relatório Completo;
VE – Visita de Estudo;
AC – Avaliação Contínua.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação global de alunos dispensados de frequência será substituída por uma prova que conste de: i) um pré-exame de forma a garantir que o candidato é capaz de executar de forma segura o trabalho laboratorial e que consiste em cerca de 30 minutos de questões orais e de manipulação dos equipamentos principais, ii) exame laboratorial de cerca de 2 horas (com componente prática e teórica), e iii) relatório completo de um dos trabalhos indicados no programa da disciplina.
NOTA = (EL + RC) / 2
É exigida nota mínima de 10 valores quer no exame laboratorial (EL) quer no relatório completo (RC).

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação global, deverá ter frequência à disciplina e realizar um exame laboratorial de cerca de 2 horas (com componente prática e teórica) de um dos trabalhos indicados no programa da disciplina, sobre o qual deverá ainda redigir um relatório completo. A informação da avaliação contínua deverá, no entanto, continuar a ser considerada.
NOTA = 0,4 x EL + 0,4 x RC + 0,2 x AC
É exigida nota mínima de 10 valores quer no exame laboratorial (EL) quer no relatório completo (RC).
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