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Engenharia Clínica e Segurança Hospitalar

Código: MEB201     Sigla: ECSH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Opções avançadas em de Engenharia biomédica

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Electrónica e Sistemas Digitais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 16 Plano de estudos oficial 2009/2010 1 - 5 50 135
PRODEB 2 Plano de estudos oficial 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos deverão adquirir um conjunto de competências essenciais do foro da Engenharia Clínica, nomeadamente nas áreas do Ambiente Clínico e da Segurança Hospitalar.
Especificamente os alunos deverão ser capazes de identificar as ocorrências de problemas do foro da Engenharia Clínica e da Segurança Hospitalar, de aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos no sentido da análise e planeamento da resolução dos mesmos. Deverão ser capazes de realizar actividades de avaliação.

Programa

* Segurança Eléctrica, Electrónica e Electromagnética:
Efeitos fisiológicos da corrente eléctrica. Soluções para a segurança eléctrica e electrónica em ambiente médico. Problemática da segurança electromagnética. Normas. Aspectos específicos da concepção das instalações eléctricas.
* Segurança contra incêndios
Critérios e regras de concepção das instalações e dos sistemas específicos de segurança contra incêndios. Intervenção em situações de sinistro declarado ou potencial. Legislação e normas.
* Segurança Química e Biológica
Apresentação dos vários problemas no que se refere aos vários aspectos de risco de segurança e ou contaminação química e biológica. Exposição de técnicas e soluções para intervenção específica.
* Acústica do ambiente clínico
Apresentação dos fundamentos de conforto e da adequação do condicionamento acústico e de regras para a sua utilização prática nos diversos ambientes clínicos. Casos paradigmáticos (comunicação oral em salas de cirurgia e de cuidados intensivos).
* Acessibilidades e Comunicação
O problema do acesso às instalações e às tecnlogias das comunicações, telecomunicações e teleinformática pelo pessoal clínico e pelos utentes. Os problemas de comunicação e telecomunicação dos utentes com incapacidades e dos idosos e respectivas soluções.
* Controlo Ambiental e Climatização
Conforto físico (condicionamento da atmosfera em humidade, temperatura e pureza). Integração destes processos com os relativos à iluminação, comunicação e acessórios específicos usados pelo pessoal hospitalar ou pelos utentes.

Bibliografia Obrigatória

Elementos fornecidos pelos docentes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição.
Realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema do programa.
A pesquisa deverá ser tanto quanto possível um trabalho dirigido à intervenção numa situação concreta, embora no limite não seja de excluir um trabalho de revisão do estado da arte numa dada área baseada em bibliografia. A forma final do trabalho será a de um artigo científico com apresentação pública.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Trabalho escrito Trabalho escrito 69,00 2010-06-07
Exame Exame 2,00 2010-07-23
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 25 2010-06-21
Total: 25,00

Obtenção de frequência

Através da classificação positiva do trabalho de pesquisa.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final consiste de duas componentes com igual peso:
1. Exame escrito com consulta
2. Trabalho escrito, sob a forma de uma artigo científico, sobre um tema escolhido em concordância com os docentes, conforme indicado acima em métodos de ensino.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito, sob a forma de uma artigo científico, sobre um tema à escolha do aluno.
Os trabalhos serão apresentados numa sessão pública e posteriormente publicados em actas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As mesmas regras que para os alunos normais

Melhoria de classificação

Repetição da componente em questão. A melhoria da classificação do trabalho escrito só poderá ser realizada no ano lectivo seguinte.
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