Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Acesso ao Finantial Times
Você está em: Início > Paulo Garcia
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Paulo Garcia

Fotografia de Paulo Jorge Valente Garcia
Nome: Paulo Jorge Valente Garcia Ligação à página pessoal de Paulo Jorge Valente Garcia
Sigla: PJG
Código: 249542
Estado: Ativo
ORCID http://orcid.org/0000-0002-1678-3535
Email Institucional: pgarcia@fe.up.pt
Telefone: 220413142
Voip: 3142
Extensão Telefónica: 3142
Telemóvel:(+ 351): 963235785
Salas: I113

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Física

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Física 2014-11-19
Coordenador de Laboratório Laboratório de Ensino e Aprendizagem 2013-09-16

Apresentação Pessoal

Doutorei-me em Física pela Universidade Claude Bernard – Lyon 1 em 1999, postdoc no Isaac Newton Group of Telescopes de La Palma e no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Em 2001 fui contratado como Professor Auxiliar Convidado pela Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Membro fundador do Departamento de Engenharia Física. Em 2008/2009 fui Professor Visitante na Universidade Joseph-Fourier, Grenoble e em 2009/2010 Intra-European Marie Curie Fellow na mesma Universidade.

Tenho leccionado nas Licenciaturas/Mestrados Integrados de Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Metalúrgica e dos Materiais e Engenharia Química. No ensino interesso-me pela implementação de receitas que aprofundem a aprendizagem (métodos de Keller, avaliação contínua e e-learning incluindo vídeo).

Coordenador de vários projectos (Comissão Europeia e Fundação Ciência e Tecnologia) e responsável pela participação em vários projectos em consórcio (Comissão Europeia e Fundação Ciência e Tecnologia). Servi como delegado nacional no Conselho Científico e Técnico do European Southern Observatory, fui avaliador no seu Observing Programme Committee e referee de várias revistas da especialidade.

Em 2010, com o apoio do Departamento de Engenharia Física, criei o Pólo FEUP da unidade FCT Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço. Faço investigação em instrumentação para astrofísica e em astrofísica das origens das estrelas e planetas. Interesso-me pelo desenvolvimento de novos componentes fotónicos para instrumentação, em tecnologias de óptica adaptativa e interferometria no óptico assim como na reconstrução de imagem interferométrica. Faço medições em regiões de formação de planetas usando telescópios do European Southern Observatory (espectroscopia, óptica adaptativa e interferometria óptica) assim como no sub-mm usando o interferómetro do Plateau de Bure. Desenvolvo modelos na interface da magneto-hidrodinâmica, evolução química e de ionização assim como de transporte radiativo.

Tenho uma formação e actividade fortemente interdisciplinar. Se está à procura de um doutoramento ou postdoc, ou é investigador ou empreendedor e quer desenvolver um projecto em parceria, contacte-me.

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: Centro Muldisciplinar de Astrofísica
Instituto: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-20 às 09:35:31