Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP Together
Você está em: Início > Cursos/CE > MIEGI
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

The Integrated Master in Industrial Engineering and Management has been awarded the international EUR-ACE quality label. This certifies MIEIG as a high-quality programme which meets the international standards for professional engineering education at the masters level. [+ info]

 A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.


O objetivo do MIEGI é educar profissionais que combinem o domínio de técnicas de gestão com uma sólida formação em engenharia e um conhecimento integrado de questões tecnológicas.

O plano de estudos dos primeiros três anos (conducente ao grau de licenciado) caracteriza-se por uma sólida formação em matemática e física, à qual se alia um conhecimento integrado das áreas de Conceção e Fabrico, Fluídos e Energia e Automação Industrial. Os graduados adquirem também conhecimentos abrangentes do funcionamento das empresas e da economia.

O objetivo dos dois ultimos anos do plano de estudos (conducentes ao grau de mestre) é aliar uma formação de base em engenharia a uma formação avançada nas áreas da Gestão Industrial.

Os estudantes podem realizar experiencias de mobilidade académica durante o curso (no 4º e 5º ano) ao abrigo do programa Erasmus. Os estudantes têm também a possibilidade de realizar intercâmbios com Universidades dos EUA, da China e da América do Sul.

O curso termina com um projeto individual de dissertação, com duração de um semestre, que normalmente é realizado em ambiente empresarial (a nivel nacional ou internacional), havendo também a possibilidade de realizar uma dissertação integrada em projectos de investigação científica (na FEUP ou nos seus institutos de interface, ou em universidades fora de Portugal).

O desenvolvimento da criatividade, capacidade de comunicação, liderança de equipas, empreendedorismo, espírito inovador e resiliência são também aspetos centrais da formação adquirida no MIEGI.

Objetivos

Pretende-se que os graduados adquiram uma formação científica e tecnológica que lhes permita futuramente ter a versatilidade para se adaptar rapidamente às mudanças da sociedade e responder aos desafios das organizações, aprendendo de forma eficaz novos métodos e competências, com vista a melhorar continuamente as organizações onde estão inseridos, assegurando o desenvolvimento sustentável do meio envolvente, em termos sociais e ambientais.

Os objetivos de aprendizagem específicos que os estudantes são incentivados a desenvolver incluem:

- Adquirir e ser capaz de utilizar com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas, como a matemática e a Física, e de ciências de engenharia e tecnologias, com especial ênfase nas áreas de Conceção e Fabrico, Fluidos e Fnergia e Automação Industrial.

- Adquirir um conhecimento abrangente na área dos métodos quantitativos (Investigação Operacional, Estatística, Ciência de Dados) e Sistemas de Informação, especialmente vistos como ferramentas de apoio à decisão.

- Adquirir um conhecimento integrado de gestão empresarial, com ênfase nas áreas de Gestão de Operações (Qualidade, Manutenção, Produção, Logística, Digitalização da Industria) e Gestão de Empresas (Estratégia, Marketing, Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Recursos Humanos, Direito Empresarial, Inovação e Empreendedorismo). 

- Desenvolver atitudes pessoais conducentes a uma atividade profissional de sucesso e a uma intervenção relevante na sociedade, incluindo uma atitude de agente de mudança, criatividade, capacidade de comunicação eficaz, trabalho em grupo, valorização da formação contínua, capacidade de liderança de equipas multidisciplinares, capacidade de avaliar situações, discutir ideias, ouvir os outros e tomar decisões.

- Desenvolver uma atitude de cidadania responsável, com preocupações sociais e ambientais alinhadas com o desenvolvimento sustentável.


Saídas Profissionais

Espera-se que os graduados sejam capazes de apoiar a tomada de decisões nas organizações, sendo agentes activos de mudança e inovação.

Pretende-se que os graduados desempenhem funções de apoio à gestão na preparação de decisões em diversas áreas funcionais das empresas, incluindo a gestão da produção, logística, gestão de ativos e manutenção, gestão da qualidade, sistemas de informação, modelação de processos, análise financeira, controlo de gestão, estratégia ou marketing. Aqueles que demostrarem capacidades de liderança podem alcançar posições de administração de empresas ou iniciar os seus próprios negócios.


Informações

Disciplinas Específicas 2020/2021:

  • 07 Física e Química
  • 19 Matemática A

Numerus Clausus: 90

Classificação mínima exigida nos exames das disciplinas especificas (07 Física e Química e 19 Matemática A): 140 pontos

Secretariado do MIEGI:
Soledade Medeiros
Tel.: 22 508 2133; 22 041 3439
E-mail: miegi@fe.up.pt


Dados Gerais

Código Oficial: 9509
Diretor: Ana Maria Camanho
Sigla: MIEGI
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2006/2007
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia e Gestão Industrial (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo