Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal do Candidato > Marca de qualidade EUR-ACE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Marca de qualidade EUR-ACE



A FEUP orgulha-se em ser a primeira instituição portuguesa com todos os cursos de Engenharia reconhecidos pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE. São eles os Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia do Ambiente, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Bioengenharia e o Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente. Esta qualificação coloca a FEUP num patamar inédito ao nível do ensino superior em Portugal, dando uma maior dimensão europeia aos diplomas da FEUP, o que deverá potenciar uma maior aceitação de engenheiros da FEUP por toda a Europa.

O sistema de acreditação EUR-ACE® é baseado num conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no resto do mundo. Para além dos requisitos educacionais, este sistema incorpora ainda as opiniões e perspetivas das principais partes interessadas no processo: estudantes, empregadores, instituições de ensino e associações de profissionais ou agências de acreditação.

O elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:

  • a garantia de que o curso acreditado cumpre os padrões Europeus e internacionais e é reconhecido pelos empregadores na Europa;
  • a simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento acreditados pelo sistema;
  • a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);
  • a promoção da mobilidade profissional de acordo com a diretiva comunitária relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais (Diretiva 2005/36/EC);
  • o processo de obtenção do cartão de profissional de engenharia "ENGINEERing CARD", promovido pela FEANI (European Federation of National Engineering Associations);
  • o acesso simplificado ao título de profissional de engenharia Europeu "EUR ING Title" atribuído pela a FEANI, por via do membro nacional (Ordem dos Engenheiros, em Portugal).

Em Portugal, a entidade emissora deste selo de qualidade europeu às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE.

A Marca de Qualidade EUR-ACE® representa, assim, o início de um novo ciclo de acreditação a nível Europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.

Em virtude da necessidade de adaptação dos atuais ciclos de estudo de Mestrado Integrado, para os novos ciclos de estudo de Licenciatura e de Mestrado, as candidaturas à renovação da marca de qualidade EUR-ACE serão retomadas gradualmente assim que se dê por terminado o processo de transição.

Períodos de certificação

  • Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica:marca de qualidade EUR-ACE atribuída em 2008, sendo a última certificação válida por um período de 6 anos, até 2022.
  • Mestrado Integrado Engenharia Civil: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado Engenharia Química:a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado Engenharia Informática e Computação: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Bioengenharia: marca de qualidade EUR-ACE atribuída desde 2013, sendo a última certificação válida por um período de 6 anos, até 2023.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-07-04 I  Página gerada em: 2019-12-16 às 08:24:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais