Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Horário de Verão Biblioteca
Hoje é domingo
Você está em: Início > Portal do Candidato > Marca de qualidade EUR-ACE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Marca de qualidade EUR-ACE



A FEUP orgulha-se em ser a primeira instituição portuguesa com todos os cursos de Engenharia reconhecidos pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE. São eles os Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia do Ambiente, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Bioengenharia e o Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente. Esta qualificação coloca a FEUP num patamar inédito ao nível do ensino superior em Portugal, dando uma maior dimensão europeia aos diplomas da FEUP, o que deverá potenciar uma maior aceitação de engenheiros da FEUP por toda a Europa.

O sistema de acreditação EUR-ACE® é baseado num conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no resto do mundo. Para além dos requisitos educacionais, este sistema incorpora ainda as opiniões e perspetivas das principais partes interessadas no processo: estudantes, empregadores, instituições de ensino e associações de profissionais ou agências de acreditação.

O elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:

  • a garantia de que o curso acreditado cumpre os padrões Europeus e internacionais e é reconhecido pelos empregadores na Europa;
  • a simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento acreditados pelo sistema;
  • a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);
  • a promoção da mobilidade profissional de acordo com a diretiva comunitária relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais (Diretiva 2005/36/EC);
  • o processo de obtenção do cartão de profissional de engenharia "ENGINEERing CARD", promovido pela FEANI (European Federation of National Engineering Associations);
  • o acesso simplificado ao título de profissional de engenharia Europeu "EUR ING Title" atribuído pela a FEANI, por via do membro nacional (Ordem dos Engenheiros, em Portugal).

Em Portugal, a entidade emissora deste selo de qualidade europeu às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE.

A Marca de Qualidade EUR-ACE® representa, assim, o início de um novo ciclo de acreditação a nível Europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.

Períodos de certificação

  • Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica:marca de qualidade EUR-ACE atribuída em 2008, sendo a última certificação válida por um período de 6 anos, até 2022.
  • Mestrado Integrado Engenharia Civil: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado Engenharia Química:a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado Engenharia Informática e Computação: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, até 2018.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente: a avaliação teve lugar em 2012 e a certificação é válida por um período de 6 anos, de 2013 até 2019.
  • Mestrado Integrado em Bioengenharia: a avaliação teve lugar em 2013 e a certificação é válida por um período de 3 anos, até 2016.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-09 I  Página gerada em: 2017-07-23 às 03:39:02