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Cursos

Engenharia e Gestão de Processos de Negócio

CANDIDATURAS ATÉ 15 de outubro de 2021 em Candidaturas de Ingresso

O curso pretende responder às necessidades e dificuldades sentidas pelas empresas na área da gestão e melhoria dos seus processos de negócio através da formação na metodologia de engenharia de processos BP2IT – From Business Processes to Information Technology, a qual envolve as seguintes fases:
1. Elaboração do modelo de negócio da organização
2. Elaboração do mapa de processos (alinhado com o modelo de negócio)
3. Análise e modelação detalhada dos processos (modelos AS IS e TO BE)
4. Sistemas de Gestão de processos
5. Gestão por processos (alinhamento estratégico e desempenho de processos)
6. Melhoria da eficiência e da eficácia dos processos (abordagens top-down e bottom-up)
7. Desenvolvimento organizacional e das pessoas.

O curso é constituído por três unidades de formação – a primeira incidindo sobre as fases 1 a 3 da metodologia, a segunda incidindo sobre a fase 4 e 5 e a terceira abrange as fases 6 e 7 – e terá uma orientação eminentemente prática (hands-on), sem que isso signifique comprometer/descurar os fundamentos conceptuais dos domínios cobertos.

Avaliação :
Avaliação distribuída (quantitativa) tendo por base o desenvolvimento de um caso prático a realizar em equipa e com apresentação em workshop final, dando lugar a uma classificação final quantitativa (escala de 10 a 20 valores).

Créditos: 9 ECTS (creditado pela UP em 01.04.2014)

Duração: 243 h (72h Letivas), 81h por Unidade de Formação (24h letivas)

Regime de funcionamento: presencial

Datas:

1ª UF (8 sessões*3h): 16, 23 e 30 de novembro; 7 e 14 de dezembro de 2021; 11, 18 e 25 de janeiro de 2022;
2ª UF (8 sessões*3h): 8, 15 e 22 de fevereiro; 8, 15, 22 e 29 de março; 5 de abril de 2022;
3ª UF (8 sessões*3h): 26 abril; 3, 10, 17, 24, 31 maio; 7 e 14 de junho de 2022.

Horário: todas as terças no período das 18h às 21h.

Local: FEUP

Participantes: ­­22 (máximo) 14 (mínimo)

Custo:

1.250,00¤ (Forma de pagamento:500+500+250) - no caso de inscrição no curso
550,00¤ - por uma unidade de formação
(Este valor inclui a emissão de 1 certidão).

Desconto:10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.

Contactos:

Serviços Académicos

Email: acesso.ingresso@fe.up.pt

Telefone: 22 508 1977 / 1405

 

 


Objetivos

Objetivos:

A realização do curso vai permitir aos participantes adquirir, na área da Engenharia e Gestão dos Processos, conhecimentos práticos, capacidades e competências que lhes permitam:
• identificar, analisar, modelar, documentar, gerir e melhorar processos de negócio (de bens ou de serviços), em ambientes complexos e dinâmicos, 
• enquadrando-os nos modelos de negócio das organizações e alinhados com os seus objetivos estratégicos

Para tal, tendo por base uma metodologia de formação ativa e fortemente baseada em casos e aplicações reais, os participantes irão familiarizar-se, com um conjunto abrangente de conceitos, princípios, metodologias e ferramentas, capazes de valorizar significativamente a sua atividade profissional.

Programa

Análise e Modelação de Negócio e Processos (UF1)
1. Conceitos e fundamentos. Orientação Funcional vs Orientação aos Processos.
2. Modelo de Negócio: Alinhamento entre o modelo do negócio e o mapa de processos. Ferramenta: “business model canvas - 9 building blocks”.
3. Métodos e técnicas de análise, modelação e gestão de processos: Identificação de processos; modelos AS-IS e TO-BE, documentação detalhada de processos. Ferramentas: Matriz de responsabilidade e Modelos de Fluxo (swimlanes).
4. O standard BPMN. referenciais normativos e modelos de referência. Ferramenta: Process Modeler.
5. Suporte tecnológico à execução e gestão de processos. Identificação de requisitos funcionais. Ferramenta: Modelos de Casos de Uso.

Gestão de Processos (UF2)
1. Fundamentos: gestão dos processos versus gestão pelos processos; processos de workflow, adaptativos e emergentes. Análise de casos práticos.
2. Avaliação do desempenho dos processos: seleção e definição de indicadores de eficácia, eficiência, indutores e de resultados. Ferramenta: matriz de processos versus fatores críticos de sucesso.
3. Metodologia para análise e especificação dos sistemas de gestão de processos de workflow, adaptativos e emergentes. Ferramenta: modelos de casos de uso.
4. Sistemas e soluções tecnológicas para a implementação de sistemas de gestão de processos. Ferramenta: plataformas BPM.

Melhoria de Processos (UF3)
1. Melhoria Contínua e Estratégias de melhoria. Mapeamento "bottom-up"
2. Análise de Desperdício. Análise de fluxo. Ferramenta: VSM – Value Stream Mapping.
3. Metodologias de identificação, análise e de solução de problemas. Ferramenta A3 – Problem Solving Method.
4. Melhoria "top-down":alinhamento entre objetivos estratégicos e objetivos processo.
5. Identificação e Quantificação de Riscos. Ferramenta: FMEA – Failure Modes and Effects Analysis.
6. Implementação da mudança. Ferramenta: One Page Project Manager.
7. Envolvimento e desenvolvimento das pessoas.


Áreas de Especialização

Gestão de processos de negócio.

Competências Profissionais

Com a frequência do curso, os participantes irão desenvolver competências que lhes permitam:
- identificar processos da cadeia de valor a partir do modelo de negócio da organização;
- delinear e especificar o mapa de processos;
- representar os modelos dos processos recorrendo a diferentes ferramentas;
- definir o modelo de governação, de gestão e de avaliação de desempenho tendo por base uma 'gestão por processos';
- especificar os sistemas tecnológicos de suporte;
- analisar, alinhar estratégica e melhorar processos.

A visão geral adoptada no desenho do curso é a de que as competências e conhecimentos que os participantes vão adquirir devem ser assentes em fundamentos e princípios e partir da análise de situações reais.

O carácter aplicado do curso manifesta-se:
• Nos casos de aplicação (reais) que serão apresentados e discutidos em todas as aulas;
• Nos métodos e ferramentas de suporte às várias fases da metodologia que serão introduzidos;
• No trabalho prático final onde cada equipa constituída analisará um processo (modelação, desenho da plataforma informática de suporte, indicadores de gestão e melhoria do desempenho)

Para além de uma abordagem sistémica à gestão de processos, no curso, será também explorada a partilha e a discussão das experiências dos participantes que, se espera, sejam oriundos de diversos setores de atividade (indústria e serviços, pública e privada).


Saídas Profissionais

Destinatários:

Quadros intermédios e superiores envolvidos em atividades no âmbito da qualidade, organização das operações, mudança e estruturação organizacional. Profissionais com experiência em ambiente empresarial, que pretendam adquirir e desenvolver competências no âmbito da Engenharia e Gestão dos Processos.
Profissionais que exerçam, ou pretendam vir a exercer, atividades de consultoria, funções de gestão e coordenação, quer no setor industrial quer no dos serviços, que implicam desenho e reengenharia de processos e nomeadamente o seu aperfeiçoamento e melhoria contínua.


Dados Gerais

Docente Responsável: Américo Azevedo
Sigla: ENGPN
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2014/2015
Duração: 72 Horas

Diplomas

  • Engenharia e Gestão de Processos de Negócio (9 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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