Código Oficial: | 6197 |
Sigla: | MM |
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.
O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) aos requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.
O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.
O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.
Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.
O principal objetivo desta unidade curricular é treinar os estudantes no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão que permitam participar de forma ativa e crítica no processo de gestão de projetos.
Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.
Esta unidade curricular tem dois objetivos principais:
1. Utilizar metodologias de investigação para resolver problemas científicos:
2. Preparar uma proposta de dissertação:
Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :
Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;
- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;
- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;
- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.
Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.
Distribuição percentual:
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.
Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
Desenvolvimento de capacidades performativas.
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;
- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;
- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;
- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.
Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.
Distribuição percentual:
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.
Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
Desenvolvimento de capacidades performativas.
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;
- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;
- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;
- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.
Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.
Distribuição percentual:
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.
Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
Desenvolvimento de capacidades performativas.
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre:
- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;
- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;
- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;
- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.
Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
Desenvolvimento de capacidades performativas.
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.
— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;
— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.
Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
Distribuição percentual:
– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;
– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;
– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).
– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: