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Cursos

Mestrado em Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: 6197
Sigla: MM

Diplomas

  • Mestrado em Multimédia - Tecnologias (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Música Interactiva e Design de Som (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Educação (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Tecnologias (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Música Interativa e Design de Som (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Laboratório Multimédia

MM0054 - ECTS

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:

a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.

Seminário Multimédia

MM0060 - ECTS

O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.

Tecnologias da Comunicação Multimédia

MM0036 - ECTS

Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) aos requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.

História e Tendências do Multimédia

MM0039 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.

 

O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.

 

O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.

 

Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.

 

 

Laboratório de Gestão de Projetos

MM0062 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é treinar os estudantes no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão que permitam participar de forma ativa e crítica no processo de gestão de projetos.

Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.

Metodologias de Investigação

MM0056 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objetivos principais:

1. Utilizar metodologias de investigação para resolver problemas científicos:



    • Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação.

 

    • Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito.

 

    • Conhecer técnicas e instrumentos de recolha de dados.

 

    • Conhecer técnicas de análise de dados.

 

    • Conhecer estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas.

 

    • Tomar contacto com boas práticas de investigação e analisar criticamente projetos de investigação.



2. Preparar uma proposta de dissertação:



    • Conhecer a investigação relacionada com as várias especializações do Mestrado em Multimédia: Tecnologias, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som.

 

    • Desenvolver uma revisão bibliográfica sobre um determinado tema científico.

 

    • Planear um projeto de investigação.

 

    • Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 

Dissertação

MM0058 - ECTS

Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :

Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.

Projeto

MM0059 - ECTS

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS

- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.


Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.

Distribuição percentual:

  • Componente científica: 30%
  • Componente tecnológica: 70%

Documentário


MM0057 - ECTS
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

 

    1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.

 

    1. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.

 

    1. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.

 

    1. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS

- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.


Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.

Distribuição percentual:

  • Componente científica: 30%
  • Componente tecnológica: 70%

Documentário


MM0057 - ECTS
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

 

    1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.

 

    1. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.

 

    1. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.

 

    1. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS

- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.


Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem beneficiar da aplicação das tecnologias àudio nos projectos que desenvolvem tirando vantagem da capacidade comunicativa e imersiva que os ambientes sonoros possuem.

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, nomeadamente na área do cinema, vídeo e videojogos. Pretende-se que o aluno ganhe contacto com uma nomenclatura e uma metodologia de trabalho adequadas à área e à indústria multimédia.

Distribuição percentual:

  • Componente científica: 30%
  • Componente tecnológica: 70%

Documentário


MM0057 - ECTS
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

 

    1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.

 

    1. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.

 

    1. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.

 

    1. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS

- Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

- Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

- Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

- Implementação de aplicações com análise de conteúdo musical e geração automática de música.


Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Documentário


MM0057 - ECTS
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo e ao design da interação com sistemas computacionais.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

 

    1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.

 

    1. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.

 

    1. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.

 

    1. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS

 

    1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.

 

    1.  Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.

 

    1. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.

 

    1. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

 

    1. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.

 

    1. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.

 

    1. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsetoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas é afetado pela estrutura de mercado e como ele afeta o desempenho do mercado. Avaliar o impacto das forças externas na atividade media. Discutir questões de regulação e de ética empresarial. Traçar o panorama atual do mercado media em Portugal, identificando as principais tendências de evolução e enquadrando-o no contexto internacional.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

 

    1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.

 

    1. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.

 

    1. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.

 

    1. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.

 

    1. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

 


Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagens de suporte o C e C++.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto final, mas também pelas capacidade imersivas e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.

Distribuição percentual:

        • Componente científica: 30%
        • Componente tecnológica: 70%





Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

– Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação;

– Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical;

– Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

– Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

– Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos (SDIs).

– Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

– Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

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