Código Oficial: | 5740 |
Sigla: | PDMD |
Descrição: | Programa doutoral em média digitais é um programa conjunto da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa. Este programa doutoral contém uma natureza multidisciplinar e está organizado em quatro áreas de especialização:
|
Esta unidade curricular pretende oferecer uma visão abrangente sobre a cultura digital, a história do multimedia e, em particular, dos media digitais e de reflectir sobre as tendências e as influências destes na sociedade e cultura contemporâneas. Pretende-se dotar os estudantes de uma perspectiva informada sobre o impacto do digital e sobre como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura expressiva. As aulas versarão temáticas que serão abordadas tanto numa perspectiva histórica como perspectivando a sua evolução futura.
O objetivo principal é fornecer as ferramentas necessárias à preparação de um projeto de investigação científica, possibilitando:
- Criar espaços de análise e reflexão sobre os modos como as diferentes epistemologias constroem visões diferenciadas sobre a Comunicação.
- Analisar teorias da comunicação, numa perspectiva diacrónica e interdisciplinar.
- Desenvolver um raciocínio compreensivo que permita uma aplicação das teorias e conceitos substantivos a hipotéticas situações de terreno.
- Situar os novos media no quadro das teorias da comunicação.
No final desta unidade curricular o estudante deverá assim ser capaz de:
Esta unidade curricular tem por objectivo o desenvolvimento de competências de concepção e desenvolvimento de soluções com base em tecnologias multimédia emergentes e num contexto de experimentação, onde se pretende a formulação de uma hipótese, a preparação e realização de testes, a extracção e análise dos resutados obtidos.
Possiveis tópicos a desenvolver:
a) new multimedia paradigms (virtual environments, mobile devices);
b) interactive narrative models for spatio-temporal data (metadata, networks, search results, etc): Depicting changes;
c) information processing and visualization for social media.
d) game analytics
e) Big data visualization
A UC está dividida em duas partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações; nos métodos qualitativos (ponto 2), o objetivo é a operacionalização e reflexão crítica sobre os procedimentos de análise de informação qualitativa, avaliando-os deper se, bem como nas sinergias com as abordagens mais quantitativas num registo de abordagem mista.
Seminário II tem como objetivo capacitar os estudantes para a organização e liderança de eventos científicos com o objetivo de aprofundar os temas mais relevantes na sua área de investigação.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
- Identificar oportunidades de desenvolvimento de soluções baseadas em Media Digitais;
- Desenvolver soluções criativas utilizando os Media Digitais para resolver problemas concretos;
- Estabelecer e liderar equipas multidisciplinares na resolução de problemas complexos.
A unidade curricular tem por objectivos aprofundar e sistematizar os conhecimentos sobre tecnologias usadas em Media Digitais, considerando os seguintes tópicos:
No final desta unidade curricular o estudante deverá assim ser capaz de: