Código Oficial: | 6197 |
Sigla: | MM |
Descrição: | O Mestrado em Multimédia está direcionado para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo. Visa alcançar os seguintes objetivos: Proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência nas áreas científicas das Tecnologias da Comunicação, das Artes Visuais, da Economia e Gestão, da Educação e da Tecnologia Musical. Proporcionar formação profissional sólida que permita a conceção, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia, dando a possibilidade de especialização desta formação em quatro áreas principais: Tecnologias Interativas e Jogos Digitais, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som. Fomentar o desenvolvimento de competências não-técnicas, como o desenvolvimento das capacidades e atitudes criativa, crítica, trabalho em equipa e liderança. Fomentar a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades de forma criativa. |
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de conceber, projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia inovadores, com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) os requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.
O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.
O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.
Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.
O sucesso dos projetos e produtos relacionados com o Multimédia depende não só do domínio das competências técnicas e criativas mas também, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais.
O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos tecnológicos, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os a resolver a diversidade de problemas que surgem em projetos desta natureza.
Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.
Metodologias de Investigação é uma unidade curricular obrigatória no 2.º semestre do 1.º ano do plano de estudos do Mestrado em Multimédia. Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende contribuir para capacitar o estudante para realizar uma dissertação que inclui uma componente teórica e uma componente empírica. Como tal, torna-se importante promover o desenvolvimento de competências como escrita científica, desenho metodológico, e comunicação científica.
Importa realçar o papel da unidade curricular na tomada de consciência da relevância da dimensão ética e no desenvolvimento de padrões de atuação coerentes com as melhores práticas de investigação na área do Multimédia.
A unidade curricular pretende contribuir para capacitar os futuros mestres a integrar dados da investigação mais recente assim como conciliar investigação e desenvolvimento nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em diferentes contextos profissionais. Simultaneamente, pretende-se contribuir para aumentar a capacidade de significar a relevância da atuação dos mestres em multimédia a nível sócio-profissional.
Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :
Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre:
2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.
3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.
A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.
1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.
2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.
3) Desenvolvimento de capacidades performativas.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D.
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.
Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem.
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.
1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.
3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.
1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.
2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.
3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.
4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.
Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: