Código Oficial: | 9369 |
Sigla: | MIEM |
Descrição: | O Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica é uma formação abrangente, que aborda os 5 grandes domínios tradicionais da Engenharia Mecânica: Energia Térmica e Mecânica dos Fluídos; Projeto e Construção Mecânica; Materiais e Processos Tecnológicos; Gestão da Produção; Automação e Controlo. Sob o ponto de vista profissional, os Mestres em Engenharia Mecânica são profissionais que intervêm num vasto conjunto de atividades, tais como: Construção de equipamentos mecânicos e térmicos, Produção de energia, Planeamento e de gestão da produção, Automação industrial, Projeto e desenvolvimento de novos produtos, Criação de novas empresas de índole tecnológica. |
A unidade curricular tem dois objetivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia lecionados no DEMec.
São introduzidos conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais de variável real e sobre algumas das suas aplicações.
A Engenharia Mecânica é uma profissão multidisciplinar de largo espectro. De acordo com o documento com a Visão da ASME (American Society of Mechanical Engineers) de 2004 "To meet the demands of the 'Biotech Century", para responder às necessidades do Século da Biotecnologia, "os engenheiros mecânicos têm que optar por uma postura sinergética, de amplo espectro, na qual a metodologia da engenharia mecânica é parte de um ambiente industrial e de investigação multidisciplinar". Conhecimentos científicos básicos sobre materiais e química são cruciais para isso. E as preocupações ambientais, também.
Ajudar e promover a aprendizagem dos estudantes sobre:
- Materiais utilizados em engenharia mecânica: metais, polímeros, cerâmicos e compósitos.
- Relações entre as propriedades e a composição química, as ligações químicas, a estrutura, os defeitos, o processamento e as condições de utilização.
- Sensibilizar os alunos para a selecção dos materiais e a sua relação com os problemas ambientais e industriais.
- Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da Química necessários para compreender fenómenos da engenharia mecânica (na termodinâmica, corrosão, reacções químicas, propriedades dos materiais, etc.).
Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objetos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Aquisição de conhecimentos básicos sobre métodos de planificação de superfícies geométricas. Introdução aos desenhos esquemáticos.
Desenvolver o conhecimento e compreensão sobre a forma como o mundo funciona e os principais problemas globais, sociais, ambientais, de sustentabilidade e económicos. Adquirir informação sobre os principais processos tecnológicos utilizados no desenvolvimento de produtos e na fabricação de componentes. Proporcionar a abertura de perspectivas relativamente aos factores condicionantes da fabricação e uso de produtos. Alargar os horizontes mediante a realização de visitas. Desenvolver as suas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa.
JUSTIFICAÇÃO - A unidade curricular Mecânica I constitui o primeiro marco na formação específica do engenheiro mecânico com a introdução dos conceitos fundamentais que definem o equilíbrio das estruturas de engenharia e que está na base do seu dimensionamento.
OBJETIVOS - A unidade curricular tem por objetivos instruir e desenvolver a capacidade para resolver problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso (estática), através da introdução dos conceitos teóricos e das metodologias práticas para as aplicações correntes da Engenharia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS - Identificar correctamente as forças que actuam sobre uma estrutura e as ligações desta ao exterior. Caracterização dos esforços gerados internamente por acção das cargas e caracterização de corpos e estruturas em termos da sua distribuição de massa.
Espera-se que os alunos no final do período lectivo,
- Consigam identificar todas as acções sobre uma dada estrutura e desenhar o respectivo diagrama de corpo livre;
- Saibam aplicar o cálculo vectorial ao estudo da estática 3D e dominem os conceitos de equilíbrio estático de sistemas de corpos;
- No que respeita à análise de estruturas os alunos deverão identificar correctamente as forças nas ligações e determiná-las, com e sem a presença de atrito seco;
-Os alunos deverão ainda aprender a caracterizar áreas e corpos a 3D determinando o seu centroide, centro de massa, momentos e produtos de inércia e obter a respectiva matriz de inércia.
Num mundo onde a energia é um bem cada vez mais escasso e caro, é fundamental para um engenheiro industrial possuir um sólido conhecimento da termodinâmica para que possa tomar decisões informadas nesta área. Os alunos devem, portanto, conhecer o funcionamento dos ciclos termodinâmicos de vários motores térmicos e máquinas de refrigeração, bem como serem capazes de realizar cálculos básicos de transferência de calor. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um conhecimento sólido na área de termodinâmica e de transferência de calor, bem como algum treino em trabalho em equipa, através da realização de projetos térmicos de equipamentos diversos, utilizando os conhecimentos da termodinâmica e transferência de calor adquiridos neste curso.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vectoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Dotar os estudantes com uma visão integrada da Estatística e da sua utilidade, tornando-os utilizadores potenciais da Estatística Descritiva e da Inferência Estatística.
JUSTIFICAÇÃO - A unidade curricular Mecânica I constitui o primeiro marco na formação específica do engenheiro mecânico com a introdução dos conceitos fundamentais que definem o equilíbrio das estruturas de engenharia e que está na base do seu dimensionamento.
OBJETIVOS - A unidade curricular tem por objetivos instruir e desenvolver a capacidade para resolver problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso (estática), através da introdução dos conceitos teóricos e das metodologias práticas para as aplicações correntes da Engenharia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS - Identificar correctamente as forças que actuam sobre uma estrutura e as ligações desta ao exterior. Caracterização dos esforços gerados internamente por acção das cargas e caracterização de corpos e estruturas em termos da sua distribuição de massa.
Espera-se que os alunos no final do período lectivo,
- Consigam identificar todas as acções sobre uma dada estrutura e desenhar o respectivo diagrama de corpo livre;
- Saibam aplicar o cálculo vectorial ao estudo da estática 3D e dominem os conceitos de equilíbrio estático de sistemas de corpos;
- No que respeita à análise de estruturas os alunos deverão identificar correctamente as forças nas ligações e determiná-las, com e sem a presença de atrito seco;
-Os alunos deverão ainda aprender a caracterizar áreas e corpos a 3D determinando o seu centroide, centro de massa, momentos e produtos de inércia e obter a respectiva matriz de inércia.
Objectivos específicos: Sendo uma disciplina de formação de base são fornecidos aos estudantes os conceitos necessários para a formulação e construção de algoritmos que permitam resolver vários tipos de problemas independentemente da linguagem de programação. Os programas focarão entre outros temas o cálculo vectorial e matricial, a integração numérica e a aproximação polinomial, necessários à resolução de problemas de engenharia. A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento e teste dos programas é o Visual Basic 2010. Na segunda parte do semestre é apresentado o ambiente de trabalho MATLAB.
Específicos: compreender as diversas formas de energia (semelhanças e diferenças) bem como as leis fundamentais da Termodinâmica e a sua aplicação a sistemas.
Nesta disciplina pretende-se atingir os seguintes objectivos: transmitir aos alunos conceitos e técnicas de integração de equações diferenciais ordinárias (e de sistemas de equações diferenciais ordinárias), de modo a que aprendam a reconhecer uma equação diferencial(ou sistema) e resolvê-la usando essas técnicas. Pretende-se também que o aluno consiga resolver alguns problemas, quer de natureza física quer de natureza geométrica, pondo-os sob a forma de uma equação diferencial e determinando a sua solução, assim como dotar o aluno com os conhecimentos de cálculo diferencial e integral em espaços tridimensionais que permitam a sua utilização como ferramenta no estudo e resolução de problemas de engenharia. Os alunos deverão ainda ficar habilitados a usar a representação e/ou aproximação de funções periódicas em séries de Fourier em variadas aplicações. Espera-se que os alunos fiquem aptos a: -resolver equações diferenciais e sistemas -calcular integrais de linha e de superfície -representar funções em séries de Fourier -integrar algumas equações de derivadas parciais
Gerais: Conhecer os métodos de resolução numérica mais aplicáveis e mais eficientes, para cada problema base de Análise Numérica, bem como as condições de aplicabilidade e teoremas de convergência destes métodos. Espera-se que executem testes de aplicação prática em computador, discutindo os resultados obtidos, e que através da programação de alguns desses métodos em Matlab, adquiram prática de programação numérica. Específicos: Para cada capítulo do programa os alunos devem ser capazes de listar as condições de aplicabilidade dos métodos e enunciar os respetivos teoremas de convergência; devem ser capazes de aplicar os métodos, fórmulas e algoritmos dados, a problemas concretos simples; devem ser capazes de descrever o funcionamento dos métodos dados, traduzi-los em algoritmos e subprogramas (Functions) em Matlab e testá-los sobre exemplos, comparando e analisando os resultados; devem ser capazes de explicar as demonstrações dos teoremas dados, e aplicar as técnicas ai descritas a outras situações relacionadas. Devem ser capazes de resolver problemas novos com as ferramentas numéricas dadas e comparar o desempenho de vários métodos numéricos quando á velocidade e fiabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apresentar conceitos fundamentais de Eletricidade e de Circuitos Magnéticos no âmbito do curso de Engenharia Mecânica, ou seja, no âmbito de um curso de Engenharia não-Eletrotécnica.
1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações. 2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D. 3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia). 4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento. No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.
Aplicação dos conceitos fundamentais da Termodinâmica aos principais sistemas térmicos conversores de energia, designadamente ciclos motores e de refrigeração, bem como à teoria das misturas gasosas, psicrometria e combustão.
Desenvolvimento de conceitos relativos à normalização em Desenho de Construção Mecânica. Aperfeiçoamento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Primeira abordagem ao desenho de conceção. Introdução à análise funcional de mecanismos com a execução de desenhos de definição de produto acabado. Desenvolvimento da capacidade para estabelecer relações entre as fases de conceção, definição e fabricação.
O ensino da Instrumentação para Medição deve ser encarado nas vertentes da instrumentação para certificação, medição laboratorial e industrial, controlo e informação. São objetivos desta unidade curricular (UC) trabalhar os conceitos, princípios e metodologias da instrumentação para medição laboratorial e industrial, incluindo as funções de diversos blocos de condicionamento de sinal, dos variados tipos de sinais de saída de transdutores, de características de funcionamento de equipamentos genéricos de medição e registo; será fomentada a utilização e exploração de experimentação online e de sistemas de interação háptica como complemento aos aspetos teóricos; variados materiais temáticos estarão disponíveis em plataforma e-learning, segundo estruturação e metodologia definida como apoio ao ensino presencial. Serão utilizadas algumas estratégias de ensino para uma aprendizagem aprofundada. Será dado enfase à análise de problemas baseados em aspetos práticos da medição.
Conhecimentos e compreensão das propriedades mecânicas das ligas metálicas e do modo como obter essas propriedades através da selecção adequada de materiais e (ou) tratamentos térmicos, mecânicos ou termoquímicos.
Analisar, compreender e caraterizar, com base nas propriedades respetivas e nas leis fundamentais da mecânica, o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento. Recorrendo a metodologias específicas e, nalguns casos, introduzindo simplificações relevantes, resolver problemas de Mecânica dos Fluidos em engenharia e criar a base para a resolução de outros mais abrangentes, com os conhecimentos complementares a transmitir no âmbito da Mecânica dos Fluidos II.
Apreensão dos conceitos fundamentais da Mecânica dos Sólidos. Sua aplicação ao estudo das peças lineares sujeitas a solicitações de tração/compressão, torção, flexão e suas combinações. Desenvolvimento da capacidade da utilização dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas estruturais simples.
1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações. 2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D. 3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia). 4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento. No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.
Os objetivos principais da Unidade Curricular incluem:
I) Transmitir aos estudantes a capacidade de manusear informação geométrica e não geométrica, na área da produção.
II) Implementar programas computacionais que permitam o processamento de informação de sistemas CAD/CAM.
III) Identificar e utilizar as diversas características inerentes aos programas computacionais de desenho, de simulação e de máquinas de controlo numérico.
Aquisição de conhecimentos sobre materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica que permitam a seleção otimizada destes materiais. Espera-se que no final do período letivo os estudantes tenham adquirido conhecimentos básicos e avançados de engenharia na área dos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica, nomeadamente: - Conhecimento dos diversos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos de matriz polimérica, utilizados em diversos ramos da engenharia, suas principais aplicações e propriedades; - Compreensão do que são propriedades mecânicas, óticas, térmicas e elétricas nestes materiais; -
Análise e dimensionamento de estruturas isostáticas: vigas, sistemas articulados planos e estruturas reticuladas. A análise de estruturas pressupõe a determinação dos esforços, deformações e tensões na estrutura permitindo assim validar a solução estrutural proposta. São ainda abordadaos métodos de análise de estruturas hiperestáticas.
São apresentadas as metodologias de dimensionamento e verificação da segurança ao Estado Limite Último e Estado Limite de Serviço, tomando como base o projeto de Estruturas Metálicas. São considerados os pressupostos de dimensionamento no domínio Linear Elástico e de Cálculo Plástico.
Analisar, compreender e caraterizar o comportamento dos fluidos em escoamentos interiores, as necessidades energéticas de um escoamento e o funcionamento de bombas e ventiladores centrífugos, a medição de grandezas fundamentais em escoamentos, a interação entre um fluido em movimento e um objeto nele imerso e alguns aspetos fundamentais dos escoamentos compressíveis, tendo em vista a resolução de problemas de mecânica dos fluidos em engenharia.
Objectivos específicos:
•compreensão da fenomenologia das vibrações mecânicas;
•análise e caracterização do movimeno oscilatório de sistemas mecânicos e das forças associadas;
•determinação dos efeitos da vibração na performance e segurança de sistemas mecânicos.
Estudo dos sistemas de acionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos:pneumática e hidráulica convencional.
No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.
O objetivo específico desta disciplina é o de proporcionar uma compreensão global das potencialidades dos sistemas lógicos de controlo e das tecnologias que lhes estão associadas no contexto da automação industrial, dando-se um particular destaque às questões de segurança. Trata-se assim de uma disciplina introdutória ao projeto de controladores lógicos, especialmente adaptada aos alunos de um mestrado integrado em engenharia mecânica. Depois de compreender a matéria versada nesta disciplina o aluno estará na posse dos conceitos científicos e técnicos necessários à prossecução de estudos avançados de projeto e utilização de sistemas lógicos de controlo na automação industrial – tanto programados como cablados - mostrando-se simultaneamente consciente das necessidades de segurança exigidas em máquinas automáticas.
Objectivos específicos:
•compreensão da fenomenologia das vibrações mecânicas;
•análise e caracterização do movimeno oscilatório de sistemas mecânicos e das forças associadas;
•determinação dos efeitos da vibração na performance e segurança de sistemas mecânicos.
Objetivos específicos: Aquisição dos conceitos necessários à análise teórica e prática dos processos de fabrico e em especial dos processos tecnológicos relacionados com as tecnologias de conformação plástica e com as tecnologias de maquinagem. Aplicação desses conceitos ao desenvolvimento de produto e à conceção e realização de produtos e ferramentas.
OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.
Objectivos: Compreender os mecanismos e os modos de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos físicos e da sua modelação matemática com recurso a diversas simplificações. Outro objectivo é o de um primeiro contacto com técnicas experimentais de transferência de calor.
CONTEXTO
Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os alunos com competências para:
• identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
• construir modelos de problemas de decisão;
• identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
• usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
• extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.
A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos ao projecto de máquinas, através da análise de problemas de dimensionamento e de alguns tipos de órgãos de máquinas de uso frequente. Pretende-se que os alunos façam aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos noutras disciplinas (Mecânica dos Sólidos, Estruturas, Materiais, ... ) e os complementem com a aplicação a orgãos mecânicos.
JUSTIFICAÇÃO Em dois dos quatro principais processos de fabrico, o material do componente ou parte dele passa pelo estado líquido numa das fases do processo. Os fenómenos que ocorrem na fase líquida, na fusão e na solidificação e as reacções entre a fase líquida e a atmosfera, por um lado, e com os refractários e as fases sólidas temporariamente em contacto têm uma enorme influência na estrutura e nas propriedades das peças produzidas. É por isso que é tão importante, no MIEM, aprender e compreender o que se passa na fase líquida e na transição entre os estados líquido e sólido e no arrefecimento até à temperatura ambiente. Muitos dos futuros engenheiros mecânicos, mesmo que não trabalhem em Fundição, terão que projectar e/ou utilizar peças vazadas. Importa, por isso, que conheçam as enormes potencialidades da Tecnologias de Fundição, mas também as suas limitações e as regras de traçado . OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Promover a aquisição, por parte dos alunos, dos conhecimentos básicos sobre os processos metalúrgicos e mecânicos que ocorrem durante a fusão, no estado líquido, em contacto com os refractários e a atmosfera, durante a solidificação e no processo de arrefecimento subsequente, até à temperatura ambiente. Promover a aquisição de conhecimentos sobre os defeitos metalúrgicos e mecânicos que podem ser produzidos e como reduzir a sua incidência ou evitá-los. Apetrechar os alunos com conhecimentos e compreensão destes processos com vista à sua aplicação à fundição, à soldadura e aos processos de colagem. Na componente de fundição a disciplina visa também desenvolver os conhecimentos tecnológicos dos alunos nesta área. Na componente de ligações a disciplina tem como objectivos principais introduzir as técnicas de soldadura, brazagem/soldagem e ligação adesiva.
ENQUADRAMENTO
A evolução da Engenharia Mecânica nas últimas décadas tem sido fortemente influenciada por desenvolvimentos nas áreas da Ciência dos Materiais, da Ciência da Computação, da Automação e Sistemas de Controlo. A associação de novos materiais, novas metodologias de projeto e algoritmos de controlo sofisticados têm levado à produção de sistemas com capacidades e funcionalidades acrescidas. Este incremento de complexidade tem sido acompanhado por aumentos na usabilidade e diminuição de custos, tanto de investimento como de utilização. Existem numerosos exemplos com impacto social relevante: meios de transporte, sistemas de queima, sistemas AVAC, sistemas robóticos e muitos produtos correntes, todos com acréscimo do seu desempenho e eficiência energética.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A presente UC é a única na área dos sistemas de controlo obrigatória para todos os estudantes de engenharia mecânica. Todos os futuros engenheiros mecânicos deverão ser capazes de modelar, analisar, projetar a simular sistemas de controlo automático. Assim, procura-se proporcionar aos futuros engenheiros mecânicos um conjunto de conhecimentos nucleares e estruturantes na área dos sistemas de controlo automático, capacitando-os para: modelar sistemas dinâmicos transdisciplinares; projetar e implementar sistemas de controlo; utilizar ferramentas informáticas de Projeto Assistido por Computador de Sistemas de Controlo.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e aplicação dos princípios fundamentais de funcionamento das diversas Máquinas Térmicas. Resultados esperados: Aptidão para identificar e determinar as principais características de comportamento e a seleccionar de entre diferentes opções/sistemas.
Introdução às metodologias de Projecto. A importância do Projecto para o Ciclo de Vida dos sistemas mecânicos. As diferentes fases do Projecto e a sua importância. Projecto de sistemas electromecânicos, envolvendo o cálculo de transmissões mecânicas, redutores e caixas de velocidades, com o cálculo da cadeia cinemática, cálculo estrutural de veios de transmissão e selecção de outros elementos mecânicos como rolamentos, vedantes, etc., assim como dos subsistemas de accionamento e controlo.
Outros pequenos projectos com a selecção e cálculo de elementos mecânicos.
Dotar os alunos com competências para: - identificar problemas de decisão; - aplicar as várias fases de resolução de um problema de decisão, em particular, a definição e estruturação de problemas, a construção de modelos e a utilização de métodos quatitativoas para a obtenção da solução - analisar de forma crítica a solução obtida - perceber a importância do papel de agente de mudança nas organizações
Introdução às metodologias de Projecto. A importância do Projecto para o Ciclo de Vida dos sistemas mecânicos. As diferentes fases do Projecto e a sua importância. Projecto de sistemas electromecânicos, envolvendo o cálculo de transmissões mecânicas, redutores e caixas de velocidades, com o cálculo da cadeia cinemática, cálculo estrutural de veios de transmissão e selecção de outros elementos mecânicos como rolamentos, vedantes, etc., assim como dos subsistemas de accionamento e controlo.
Outros pequenos projectos com a selecção e cálculo de elementos mecânicos.
Complementar os conhecimentos de Sistemas de Controlo, adquiridos no tronco comum da licenciatura, orientando-os mais especificamente para o controlo de sistemas que se encontram na área de intervenção do Engenheiro Mecânico. Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos nucleares e estruturantes nas áreas dos sistemas dinâmicos não lineares, controlo moderno, controlo robusto. Os estudantes são também introduzidos à identificação de sistemas.
Pretende-se assim, criar as competências para analisar, projetar e implementar sistemas de controlo não linear, utilizar ferramentas de Computer-Aided Control System Design e identificar modelos de sistemas utilizando o proncípio dos mínimos quadrados.
Objetivos específicos:
Desenvolver competências para aplicar modelos de suporte de decisões na área da gestão das operações da cadeia produtiva de empresas industriais.
Adquirir conhecimento elementar de cálculo financeiro, contabilidade e de análise financeira.
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial
b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e análise do Método dos Deslocamentos e do Método dos Elementos Finitos (formulado com base no método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica de estruturas. Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos 1. Conheçam os fundamentos do Método dos Deslocamentos. 2. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 3. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos. 4. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira. 5. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito. 6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas utilizando um software comercial.
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como de equipamentos de controlo e supervisão.
Esta unidade curricular tem por objetivo integrar o conhecimento adquirido ao longo do curso através do desenvolvimento de aplicações de sistemas mecatrónicos baseados em microcontroladores, PLCs e PCs. Nesta UC os estudantes deverão desenvolver as competências que lhe permitam especificar, conceber, implementar e testar soluções de comando, controlo e/ou monitorização de sistemas mecatrónicos.
Expor os alunos aos conceitos mais atuais associados a sistemas de produção modernos, entre os quais produção flexível e produção integrada através da análise dos equipamentos numa perspetiva de automação flexível. Em particular preparar os estudantes para que sejam capazes de participar ativamente na escolha, especificação, integração e utilização de equipamentos para suportar o fluxo de materiais e os processos produtivos que utilizem tecnologia CNC.
Trata-se de uma disciplina de computação aplicada, especialmente adaptada aos alunos finalistas de um mestrado integrado em engenharia mecânica, opção de automação. Depois de compreender a matéria versada nesta disciplina, o aluno é suposto estar na posse dos conceitos científicos e técnicos necessários à prossecução de estudos avançados na área da aplicação e integração de sistemas computacionais à automação industrial, em especial em termos do controlo e monitorização de processos contínuos e discretos, tanto centralizados como distribuídos. Adicionalmente, estará também na posse dos conhecimentos que lhe permitam especificar requisitos funcionais e projetar partes informáticas de soluções de automação. O principal objectivo desta disciplina é pois proporcionar uma base para a utilização e integração dos computadores (nas suas múltiplas formas) na área da automação industrial.
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, na vertente de Automação. O trabalho decorrerá na FEUP ou em Instituição de Investigação ou ainda em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de realização e de trabalho individual.
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
Robótica Industrial faz parte de um conjunto alargado de tecnologias adotadas pelas mais variadas atividades industriais de produção e de distribuição. Assim é reconhecido que um engenheiro mecânico, especializado na área da automação, deve estar familiarizado com esta tecnologia, as suas aplicações e seu modo de funcionamento. Esta Unidade Curricular pretende assim preparar os estudantes de modo a que sejam capazes de reconhecer a aplicabilidade e as implicações da utilização destas tecnologias robóticas. Com esta unidade curricular pretende-se providenciar ao estudante as ferramentas e conhecimentos necessários para que seja capaz de compreender, caracterizar, especificar, utilizar e programar manipuladores robóticos industriais.
A disciplina tem por objectivo estudar as tecnologias associadas a sistemas servocomandados, nomeadamente sistemas electro-hidráulicos e eléctricomecânicos.
Hidráulica proporcional e servo-hidráulica.
Modelação de componentes e sistemas servocomandados electro-hidráulicos e eléctricos.
Concepção de sistemas servocomandados.
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, na vertente de Automação. O trabalho decorrerá na FEUP ou em Instituição de Investigação ou ainda em ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de realização e de trabalho individual.
Objetivos específicos:
Desenvolver competências para aplicar modelos de suporte de decisões na área da gestão das operações da cadeia produtiva de empresas industriais.
Adquirir conhecimento elementar de cálculo financeiro, contabilidade e de análise financeira.
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial
b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.
Num mundo de crescente exigência ao nível do desempenho profissional , é necessário que os futuros engenheiros possuam conhecimentos bem alicerçados numa variada gama de áreas científicas. Para esse efeito, as aulas laboratoriais são importantes uma vez que nelas os conceitos teóricos se conciliam com a prática, contribuindo-se assim para consolidar os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Esta unidade curricular tem por finalidade habilitar os estudantes a realizar de estudos experimentais no âmbito da Engenharia Térmica. Pretende-se que conheçam instrumentos de medição e metodologias experimentais típicas daquele domínio e compreendam os princípios físicos que lhes estão subjacentes, tendo em vista a sua correta seleção e utilização. Procura-se também sensibilizar os alunos para a incerteza das medições e suas implicações ao nível da planificação das experiências e da análise e representação de resultados experimentais. Com a realização de trabalhos laboratoriais, pretende-se proporcionar o exercício do estudo experimental e a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. O trabalho em equipe e a realização de relatórios são igualmente aptidões que se pretendem que os alunos desenvolvam.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e análise do Método dos Deslocamentos e do Método dos Elementos Finitos (formulado com base no método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica de estruturas. Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos 1. Conheçam os fundamentos do Método dos Deslocamentos. 2. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 3. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos. 4. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira. 5. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito. 6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas utilizando um software comercial.
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como de equipamentos de controlo e supervisão.
Pretende-se que os alunos aprendam os conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios, em termos dos requisitos funcionais que determinam o estabelecimento das condições ambientais interiores pretendidas, em termos das solicitações climáticas a que estão sujeitos, e em termos da resposta dos componentes dos edifícios, individualmente e no seu conjunto, a essas solicitações, no sentido de desenvolver um espírito crítico que leve a decisões correctas aquando do projecto e dimensionamento térmico de edifícios.
De uma forma geral os objectivos da disciplina dividem-se em dois grupos, um directamente associado ao edifício e respectivo conforto dos seus ocupantes, e um outro grupo relacionado com os equipamentos de climatização. Numa primeira fase, pretende-se que os alunos aprendam os conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios, em termos dos requisitos funcionais que determinam o estabelecimento das condições ambientais interiores pretendidas, em termos das solicitações climáticas a que estão sujeitos, e em termos da resposta dos componentes dos edifícios, individualmente e no seu conjunto, a essas solicitações, no sentido de desenvolver um espírito crítico que leve a decisões correctas aquando do projecto e dimensionamento térmico de edifícios. É objectivo que os alunos se familiarizem com os diferentes tipos de sistemas e equipamentos de climatização, suas vantagens e inconvenientes, dominem as suas condições de funcionamento e tenham uma primeira introdução a critérios de dimensionamento e de selecção dos equipamentos. Pretende-se ainda uma familiarização com os conceitos de eficiência energética e de conservação de energia nos sistemas de climatização, bem como com a regulamentação existente para a térmica de edifícios e sistemas AVAC. Pretende-se também que os alunos completem a aprendizagem dos conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios com o estudo das metodologias de cálculo, dinâmico e simplificado, das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento, bem como os métodos de estimar as correspondentes necessidades energéticas para climatização de um edifício durante um ano típico.
Trata-se de uma disciplina que pretende fornecer ao futuro engenheiro mecânico na área de engenharia térmica conhecimentos adicionais em Mecânica dos Fluidos, não abrangidos pelas disciplinas obrigatórias, Mecânica de Fluidos I e II, comuns a todos os alunos do curso, nomeadamente conhecimentos avançados sobre as equações governativas da mecânica de fluidos e suas soluções, teoria da camada limite, fluidos não newtonianos e reologia, microfluídica e turbulência. São apresentadas também algumas noções básicas de mecânica dos fluidos computacional.
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Familiarização com a problemática da utilização dos recursos energéticos e sua relação com a economia e com o ambiente. Aquisição de conhecimentos relativos às fontes renováveis de energia com maior expressão no setor elétrico, tecnologias do seu aproveitamento, métodos de avaliação do recurso energético e estimativas de produção. Perceção das valias económica e ambiental das fontes renováveis de energia.
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
Num mundo de crescente exigência ao nível do desempenho profissional , é necessário que os futuros engenheiros possuam conhecimentos bem alicerçados numa variada gama de áreas científicas. Para esse efeito, as aulas laboratoriais são importantes uma vez que nelas os conceitos teóricos se conciliam com a prática, contribuindo-se assim para consolidar os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Esta unidade curricular tem por finalidade habilitar os estudantes a realizar de estudos experimentais no âmbito da Engenharia Térmica. Pretende-se que conheçam instrumentos de medição e metodologias experimentais típicas daquele domínio e compreendam os princípios físicos que lhes estão subjacentes, tendo em vista a sua correta seleção e utilização. Procura-se também sensibilizar os alunos para a incerteza das medições e suas implicações ao nível da planificação das experiências e da análise e representação de resultados experimentais. Com a realização de trabalhos laboratoriais, pretende-se proporcionar o exercício do estudo experimental e a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. O trabalho em equipe e a realização de relatórios são igualmente aptidões que se pretendem que os alunos desenvolvam.
Esta disciplina pretende fornecer aos alunos os conhecimentos necessários à modelação numérica de sistemas e processos térmicos, incluindo a representação matemática das suas componentes e a resolução das equações resultantes, com recurso a algoritmos de computação. São discutidos métodos e algoritmos, com vista à optimização de sistemas térmicos. É feita uma introdução aos métodos das diferenças finitas e volumes finitos, para aplicação a problemas apresentados por equações diferenciais parciais, em particular para problemas de transferência de calor.
Conhecimento, compreensão e capacidade de análise de sistemas frigoríficos e bombas de calor.
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Desenvolver competências que permitam a leitura e interpretação de informação de raiz financeira e contabilística. Adquirir conhecimentos elementares de cálculo financeiro e saber aplicá-las à gestão financeira das organizações.
O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Gestão da Produção. Espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo "trade-offs" entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos.
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial
b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e análise do Método dos Deslocamentos e do Método dos Elementos Finitos (formulado com base no método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica de estruturas. Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos 1. Conheçam os fundamentos do Método dos Deslocamentos. 2. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 3. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos. 4. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira. 5. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito. 6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas utilizando um software comercial.
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como de equipamentos de controlo e supervisão.
O objetivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias-base para a análise da viabilidade económica e financeira de projetos reais de investimento.
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. O trabalho terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégicas mais utilizadas na Gestão da Manutenção. No final do curso espera-se que os alunos detenham uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis por forma a poderem tomar as melhores decisões no âmbito da Gestão da Manutenção.
O objetivo deste curso é apresentar aos alunos os princípios fundamentais de funcionamento de fábricas e meios de planeamento e controlo para sistemas de produção discreta. Serão focados com mais detalhe os sistemas Lean e a sua implementação seguindo o modelo “Total Flow Management” do Kaizen Institute. Os estudantes ficarão com competências para desenhar e operar de forma eficaz sistemas produtivos discretos.
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. O trabalho terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.
Objetivos específicos:
Desenvolver competências para aplicar modelos de suporte de decisões na área da gestão das operações da cadeia produtiva de empresas industriais.
Adquirir conhecimento elementar de cálculo financeiro, contabilidade e de análise financeira.
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial
b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e análise do Método dos Deslocamentos e do Método dos Elementos Finitos (formulado com base no método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica de estruturas. Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos 1. Conheçam os fundamentos do Método dos Deslocamentos. 2. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 3. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos. 4. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira. 5. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito. 6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas utilizando um software comercial.
Visa-se reforçar o conhecimento inicial de órgãos de máquinas adquiridos pelos alunos na disciplina 'Órgãos de Máquinas I' (OMI), quer com tópicos novos, quer reforçando certos tópicos abordados mais superficialmente naquela disciplina introdutória.
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como de equipamentos de controlo e supervisão.
Objectivos específicos: •Modelização analítica e experimental de sistemas mecânicos para análise do comportamento dinâmico; •Técnicas analíticas/numéricas de resolução dos modelos dinâmicos para determinação de propriedades dinâmicas e da resposta de sistemas mecânicos; •Controlo de vibrações.
Realização de um Trabalho Individual durante um Semestre a tempo inteiro com os objetivos de desenvolverem capacidades de Trabalho autonomo adquirindo competências numa das áreas associadas ao Projeto e Construção Mecânica.
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
Nesta disciplina são apresentadas as metodologias de projeto de estruturas metálicas. São apresentados as especificações de projeto de acordo com os regulamentos e normas internacionais aplicáveis (Eurocódigos EC1 e EC3) bem como as soluções construtivas correspondentes ao estado da arte em estruturas metálicas.
A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos à avaliação da integridade estrutural de construções mecânicas, na possível presença de fendas. Os conhecimentos a adquirir são relevantes quer para o projecto de equipamentos tomando em consideração a sua danificação em serviço, nomeadamente por fadiga, quer para a interpretação de causas de falhas estruturais ('failure analysis'). Espera-se que os alunos aprovados desenvolvam nomeadamente a capacidade de:
- selecionar os critérios e os procedimentos relevantes para a avaliação da integridade estrutural de componentes mecânicos, de estruturas e ligações estruturais contendo fendas, e realizar essa avaliação;
- proceder e coordenar a análise de causas de rotura por fractura e fadiga, em casos reais;
- interpretar criticamente a literatura relevante, incluindo códigos e normas, e as partes de códigos e normas, que tratam o problema da fractura e fadiga.
Análisar o comportamento e dimensionar os órgãos de máquinas submetidos a acções de contacto e lubrificados - engrenagens, rolamentos, cames.
Objectivos específicos:
Aprendizagem e familiarização com os principais MÉTODOS E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS utilizados na análise e monitorização do comportamento de estruturas e componentes. Novos conceitos de caracterização/monitorização de estruturas: smart structures, structural monitoring, self healing structures, tailored components.
No fim do primeiro trimestre
Os alunos deverão estar familiarizados com os principais procedimentos necessários à realização de medições em estruturas e à interpretação dos resultados obtidos.
No final do semestre
Os alunos deverão ser capazes de distinguir completamente as diferentes técnicas de medição apresentadas, quer quanto à forma de medição, quer quanto à resolução desta. Quando confrontados com um problema de monitorização deverão saber qual, ou quais, as técnicas a seleccionar e os cuidados a ter na sua utilização.
Ser capaz de desenvolver Elementos Finitos e de Construir as Matrizes e Vetores Relevantes para Efeitos de Resolução de Problemas em Mecânica dos Sólidos em termos dos deslocamentos. Programar o Método dos Elementos Finitos aplicado ao cálculo de sólidos e estruturas.
Aprendizagem de teorias e métodos de solução necessários à análise de problemas de engenharia nos quais componentes do tipo placa ou do tipo casca surjam como elementos fundamentais. Desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica através da realização de trabalhos com uso de programação simbólica no Maple, que visam o estudo de placas e cascas. Espera-se que, com o conhecimento adquirido, os\as estudantes sejam capazes de: interpretar literatura publicada sobre o assunto; obter equações fundamentais para alguns problemas envolvendo placas ou cascas; obter soluções analíticas para alguns problemas de placas e cascas; ter uma noção das limitações das teorias utilizadas; ter facilidade em compreender formulações utilizadas para implementar elementos finitos do tipo placa ou casca em códigos comerciais.
Objetivos genéricos:Dar noções básicas de comportamento mecânico de materiais compósitos e suas especificidades. Dar uma introdução aos conceitos e teorias associadas ao dimensionamento com Sistemas Compósitos. Introduzir tecnologias de fabrico e controlo de qualidade específicos.
Objetivos específicos:Familiarizar os alunos com a especificidade dos Materiais Compósitos de Matriz Polimérica, em particular com as características de anisotropia e de facilidade de adequação das propriedades à aplicação. Dar breves noções sobre compósitos de matriz metálica e cerâmica.
Resultados Esperados: pretende-se que o estudante conheça as prinicipais
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Realização de um Trabalho Individual durante um Semestre a tempo inteiro com os objetivos de desenvolverem capacidades de Trabalho autonomo adquirindo competências numa das áreas associadas ao Projeto e Construção Mecânica.
Aquisição de conhecimentos sobre a arquitetura dos moldes. Desenvolvimento da capacidade para estabelecer relações entre as formas das peças, os processos de maquinagem (fresagem, torneamento, eletroerosão, etc.) e as ferramentas mais adequadas à sua obtenção. Capacidade de manuseamento da informação 3D obtida a partir de programas de geração de sólidos e de superfícies complexas. Conhecimento de sistemas CAD/CAM comerciais, que permita a obtenção de programas de geração de superfícies em máquinas CNC (desbaste e acabamento na fresagem, torneamento e electroerosão), com uma perfeita identificação da terminologia utilizada.
Objetivos específicos:
Desenvolver competências para aplicar modelos de suporte de decisões na área da gestão das operações da cadeia produtiva de empresas industriais.
Adquirir conhecimento elementar de cálculo financeiro, contabilidade e de análise financeira.
a) Objectivos Específicos:
Dar um enquadramento da Térmica Industrial
b) Resultados Esperados:
No final do período lectivo pretende-se que o aluno:
a)Conheça a importância da economia de energia;
b)Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;
c)Seja capaz de definir os parâmetros arespeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos;
d)Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.
Objectivos específicos: Conhecimento, compreensão e análise do Método dos Deslocamentos e do Método dos Elementos Finitos (formulado com base no método dos deslocamentos), aplicando-o à resolução de problemas de análise linear elástica de estruturas. Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos 1. Conheçam os fundamentos do Método dos Deslocamentos. 2. Sejam capazes de construir, numa folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de uma estrutura reticulada (contínua, articulada ou mista, 2D e 3D), sob a acção de diversos tipos de carregamento; saibam introduzir as condições de fronteira que simulem as ligações ao exterior da referida estrutura e determinar o vector de deslocamentos nodais; saibam calcular os esforços actuantes em secções críticas desta estrutura. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 3. Conheçam os fundamentos do Método dos Elementos Finitos. 4. Sejam capazes de construir, por integração numérica em folha de cálculo, a matriz de rigidez e o vector solicitação de um elemento finito 2D, isoparamétrico, de forma triangular e quadrangular, com aproximação quadrática, destinado à análise linear-elástica de estruturas 2D e axissimétricas, em estado plano de tensão e deformação, sob a acção de cargas concentradas e/ou distribuídas, no domínio e/ou na fronteira. 5. Sejam capazes de, a partir dos deslocamentos nodais, calcular os deslocamentos, as deformações e as tensões em pontos do interior de um elemento finito. 6. Sejam capazes de analisar uma estrutura 2D ou axissimétrica, sob a acção de solicitações mecânicas utilizando um software comercial.
Objectivos específicos: Aquisição de conhecimentos que permitam a realização, compreensão e análise da modelação numérica de Processos Tecnológicos e em especial a modelação dos processos de Conformação Plástica (em Massa e em Chapas Metálicas) e Maquinagem. Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos 1. Conheçam os fundamentos dos métodos usados nos programas de modelação numérica a utilizar: Método das Diferenças Finitas e Método dos Elementos Finitos. 2. Saibam utilizar as ferramentas de pré-processamento, análise e pós-processamento necessárias à simulação numérica dos processos a estudar. 3. Sejam capazes de criar o modelo numérico de casos práticos de componentes obtidos por diferentes processos de fabrico, fazer a sua análise e obter os resultados que lhes permitam ter um espírito crítico sobre a realização do componente. Devem ser capazes de analisar os resultados obtidos, definir os defeitos que o componente tenha tendência para apresentar, conhecer a relação desses defeitos com as variáveis do processo e estimar um rumo para a resolução dos problemas e a optimização do processo.
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como de equipamentos de controlo e supervisão.
Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa. Pretende-se que no final o estudante:• Seja capaz de organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço na empresa;• Seja capaz de definir um plano estruturado de desenvolvimento de produto ou serviço;• Conheça e seja capaz de usar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de introdução de novos produtos inovadores e em particular conhecer o papel do cliente e outros stakeholders e em particular das múltiplas áreas funcionais da empresa no seu desenvolvimento e lançamento comercial;• Integrar o desenvolvimento de novos produtos na estratégia da empresa;• Desenvolva competências para o trabalho em equipa;(Competências NCSEE: B21, L1 - L11, L40n the project and lecture attendance ) .
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto, conducente à elaboração de um relatório de natureza científica ou tecnológica sobre um tema relacionado com o Ramo de Produção, Conceção e Fabrico.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de trabalho individual ou em grupo, de inovação e de pensamento criativo e crítico.
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Gestão da Produção. Espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo "trade-offs" entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos complementares sobre processos avançados de produção. Serão estudadas as seguintes tecnologias :
- conformação plastica
- adesivos estruturais
- electroerosão.
Estudar usando casos estudo as metodologias de selecção de materiais e processos de fabrico de componentes mecânicos.
Espera-se que ao longo do ano o aluno fique habilitado a usar os conhecimentos de comportamento mecânicos dos materiais na comparação e selecção de materiais.
Objetivos genéricos:Dar noções básicas de comportamento mecânico de materiais compósitos e suas especificidades. Dar uma introdução aos conceitos e teorias associadas ao dimensionamento com Sistemas Compósitos. Introduzir tecnologias de fabrico e controlo de qualidade específicos.
Objetivos específicos:Familiarizar os alunos com a especificidade dos Materiais Compósitos de Matriz Polimérica, em particular com as características de anisotropia e de facilidade de adequação das propriedades à aplicação. Dar breves noções sobre compósitos de matriz metálica e cerâmica.
Resultados Esperados: pretende-se que o estudante conheça as prinicipais
a) Objectivos específicos: Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos. b) Resultados esperados O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel. No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
A disciplina terá dois blocos, um de Fundição e outro de Prototipagem Rápida e de Processos de Fabrico Rápido de Ferramentas (Aditive Manufacturing) . Bloco de Fundição - Aprofundamento e consolidação de conhecimentos sobre algumas tecnologias de fundição já referidas em disciplinas anteriores do MIEM, com ênfase na fundição injectada de ligas leves e ligas de zinco, fundição em coquilha e em baixa pressão de ligas de alumínio e de cobre e fundição por cera perdida de aços,ligas de níquel com especial ênfase nos equipamentos principais e complementeres, bem como no projecto de moldes. Bloco de Aditive manufacturing - Rever os conceitos fundamentais sobre as várias tecnologias e materiais utilizados, na perspectiva do desenvolvimento de produto . Apresentar conceitos específicos para o desenvolvimento de produtos técnicos em metal e em plástico. Aplicar ferramentas computacionais para o projecto de ferramentas para fundição.
Ojectivos específicos
Trabalho individual de projecto, conducente à elaboração de um relatório de natureza científica ou tecnológica sobre um tema relacionado com o Ramo de Produção, Conceção e Fabrico.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de trabalho individual ou em grupo, de inovação e de pensamento criativo e crítico.