Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MEB > Informação para Candidatos
Perdidos e Achados - Destaque

Cursos

Mestrado em Engenharia Biomédica

Dados Gerais

Código Oficial: 9568
Sigla: MEB

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Biomédica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Biomédica (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Bioinformática

EBE0122 - ECTS

Engenharia da Reabilitação

EBE0060 - ECTS Conhecer de forma integrada as deficiências, incapacidades e limitações destas decorrentes e as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a sua eliminação e a inserção social da pessoa com deficiência.
Aprender a combinar as tecnologias em projectos.
Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.

Engenharia de Sistemas de Informação

EBE0061 - ECTS This course has as main objective to provide the knowledge and practice of the planning and design of an information system, specially its data component. The students should be able to analyze and model business processes and its information needs and design and build an efficient database schema from it. The design of database manipulation operations and web interfaces identified in the business process model should also be grasped by the students.

Equipamento e Robótica Médica

EBE0145 - ECTS Esta disciplina habilita os estudantes com conhecimentos e competências nas áreas do equipamento electrónico e da robótica e da sua aplicação a várias subáreas da Bioengenharia. Especificamente, é de esperar que no final os alunos sejam capazes de:

Na área do Equipamento
Os alunos deverão adquirir a competência de analisar, avaliar e projectar sistemas básicos de aquisição, processamento e visualização de sinais biológicos.

Na área da Robótica
Exemplificar, descrever e explicar a aplicação da tecnologia robótica às áreas da Bioengenharia.
Categorizar e discriminar sensores para sistemas robóticos.
Categorizar e discriminar diferentes configurações de manipuladores robóticos.
Seleccionar um manipulador robótico para uma certa aplicação médica (e.g. cirurgia, reabilitação) em função das características dos robots e dos requisitos e problemas da tarefa concreta.
Categorizar e discriminar diferentes configurações de robots móveis.
Seleccionar um robot móvel para uma dada aplicação (e.g. monitorização e vigilância de doentes numa ala hospitalar, transporte de medicamentos entre as várias áreas do hospital, reabilitação do movimento).
Interpretação critica dos problemas e potencialidades da Robótica Médica (robots cirúrgicos, robótica de reabilitação, robots para assistência à mobilidade, robots para monitorização e vigilância de pacientes, robots que prestam serviços de apoio clínico ).
Compreensão dos diferentes módulos de um sistema robótico, incluindo o controlo em malha fechada de posição e velocidade.

Instrumentação Biomédica

EBE0179 - ECTS Objectivos
Esta Unidade Curricular tem por objectivo primordial desenvolver competências medição de grandezas e sinais de interesse biomédico e na concepção e projecto de instrumentação e dispositivos médicos para esse efeito, através da aplicação e integração de conhecimentos multidisciplinares da engenharia e das ciências biomédicas.

Competências
As competências a adquirir centram-se em:
- aprendizagem de conceitos técnicos da medição, instrumentação e uso das respectivas tecnologias na área biomédica;
- desenvolvimento do raciocínio de análise e resolução de problemas de medição de forma sistémica, crítica e criativa
- desenvolvimento de aptidões para o trabalho em equipas multidisciplinares
- desenvolvimento de capacidades de concepção, projecto, implementação e teste, em contexto multidisciplinar

Resultados da aprendizagem
No final desta UC, o estudante que a frequente e realize com sucesso deverá ser capaz de:
- demonstrar e aplicar conhecimentos sobre a utilização de sensores e instrumentos electrónicos para medição de sinais físicos, químicos e biológicos de interesse biomédico
- explicar e analisar os princípios e modos de funcionamento de dispositivos electrónicos em situações típicas da medição e da instrumentação biomédicas
- usar correctamente instrumentos electrónicos e virtuais em medições experimentais de sinais fisiológicos e avaliar eventuais fontes de erro que afectem a qualidade dessas medições
- interpretar e apresentar resultados de medições experimentais, calcular parâmetros fisiológicos relevantes e avaliar a qualidade de medição, com recurso às tecnologias de instrumentação electrónica e virtual
- compilar e organizar informação sobre um problema de medição e instrumentação no domínio biomédico e propor uma solução técnica fundamentada
- caracterizar um problema de medição de sinais fisiológicos e elaborar uma análise de requisitos e especificação técnica
- elaborar um plano de trabalho em equipa multidisciplinar para projectar e implementar uma metodologia ou instrumento de medição
- conceber, projectar, concretizar e validar um instrumento para medição de um sinal ou grandeza de interesse biomédico
- organizar e preparar documentação técnica relativa a um método ou instrumento biomédico
- demonstrar, justificar e recomendar a adequação de uma metodologia de medição ou instrumento biomédico num contexto multidisciplinar

Nanomedicina

EBE0171 - ECTS

Reacções Biológicas a Materiais e Dispositivos Biomédicos

EBE0170 - ECTS The biological reactions to biomaterials and medical devices “Reacções Biológicas a materiais e dispositivos biomédicos “course aims to provide entering students with a comprehensive introduction to cell response to the biomaterials and the cellular mechanisms involved in this complex process.

Reparação e Regeneração de Tecidos

EBE0185 - ECTS O aumento da esperança de vida é uma consequência dos recentes desenvolvimentos no tratamento de doenças que, em parte, se devem aos avanços alcançados na Ciência dos Biomateriais e na Engenharia de Tecidos. No entanto, ainda não existem soluções clínicas totalmente eficazes para reparar e/ou regenerar a maior parte dos tecidos e órgãos danificados.
A Medicina Regenerativa envolve o desenvolvimento e/ou manipulação de moléculas, células, tecidos ou órgãos, por forma a reparar, substituir ou apoiar partes do corpo deficientes ou lesionadas com vista a uma recuperação das suas funções. Pode ser definida como a ciência de persuadir o corpo a curar-se a si próprio, através do fornecimento, para os locais adequados, de sinais moleculares, células e estruturas de suporte. Basicamente, consiste na aplicação de princípios e métodos de engenharia e das ciências da vida, visando o desenvolvimento de substitutos biológicos capazes de restaurar, manter ou melhorar a função dos tecidos.
Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.


Increased life expectancy is a result of recent developments in the treatment of diseases, in part, due to advances made in Biomaterials science and Tissue Engineering. Nevertheless, there are still no fully effective clinical solutions in place to repair and/or regenerate the majority of tissues and organs.
Regenerative Medicine approaches are based on the development and/or manipulation of molecules, cells, tissues or organs towards the repair, replacement or support of body parts that suffered a lesion. Regenerative medicine can be defined as the science of persuading the body to heal itself by providing, in suitable sites, the molecular signals, cells and structures. Basically, it involves the application of principles and methods of engineering and life sciences, aimed at the development of biological substitutes that can restore, maintain or ameliorate tissue function.
This course will present the main strategies currently under development or either in clinical trials or in the market, to promote tissue regeneration and restoration of function. A wide range of applications, from the regeneration of the skin, musculoskeletal system and cardiovascular system, as well as emerging areas such as the regeneration of the nervous system, will be addressed.

Seminários em Engenharia Biomédica

MEB0022 - ECTS

Simulação Biomecânica

EBE0178 - ECTS

Análise de Imagem Biomédica

EBE0056 - ECTS

Desenvolver conhecimentos e capacidades em:

  • conceitos e metodologias do processamento digital de imagem;
  • princípios, conceitos e métodos da física e tecnologias de imagem usados em Biologia e em Medicina;
  • exposição dos estudantes a diversas formas de Processamento e Análise de Imagens em Biologia e Medicina (PAI-BM).

Células Estaminais em Terapias Celulares e Regenerativas

EBE0172 - ECTS

Comunicação Científica

MEB0020 - ECTS

Curso Avançado

MEB0019 - ECTS

Diagnóstico Assistido por Computador

EBE0149 - ECTS

Modelação em Engenharia Biomédica

EBE0148 - ECTS

A área de modelação e simulação tem ganho terreno rapidamente como uma alternativa às metodologias mais comuns na investigação médica, nomeadamente, nos estudos clínicos e na experimentação animal. De igual modo, a simulação como modalidade de treino médico, está a tornar-se suficientemente realista para representar uma alternativa ao treino em pacientes reais e em animais. A modelação 3D é também uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de prototipagem rápida. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de simulação e modelação, nestas duas áreas específicas da Bioengenharia, conforme se apresenta na Parte I e II do programa abaixo indicado. Os alunos têm oportunidade de trabalhar individualmente e em equipa, de promoverem as suas competências orais e escritas e de análise crítica sobre os assuntos abordados na aula.

Monografia

MEB0023 - ECTS

Nesta unidade curricular o estudante deve realizar uma revisão da literatura com o objetivo de adquirir informação atualizada acerca do estado da arte na área do tema da dissertação.

 

Trabalhos Práticos

MEB0024 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é permitir aos alunos aprenderem técnicas laboratoriais que sejam relevantes para o desenvolvimento posterior do trabalho de dissertação.

Dissertação

MEB0025 - ECTS

Nesta unidade curricular o estudante deve realizar trabalho individual de investigação e desenvolvimento tendo em vista a realização de uma dissertação de natureza científica sobre um tema na área da Engenharia Biomédica. Partindo do conhecimento do estado da arte, obtido em unidades curriculares anteriores, o estudante deve selecionar e desenvolver metodologias adequadas à resolução dos problemas propostos, e obter resultados cuja análise crítica permita extrair conclusões, constituindo um avanço efetivo no conhecimento no tema da dissertação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-07-31 às 10:20:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias