Instrumentação Biomédica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biomédica |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objectivos
Esta Unidade Curricular tem por objectivo primordial desenvolver competências medição de grandezas e sinais de interesse biomédico e na concepção e projecto de instrumentação e dispositivos médicos para esse efeito, através da aplicação e integração de conhecimentos multidisciplinares da engenharia e das ciências biomédicas.
Competências
As competências a adquirir centram-se em:
- aprendizagem de conceitos técnicos da medição, instrumentação e uso das respectivas tecnologias na área biomédica;
- desenvolvimento do raciocínio de análise e resolução de problemas de medição de forma sistémica, crítica e criativa
- desenvolvimento de aptidões para o trabalho em equipas multidisciplinares
- desenvolvimento de capacidades de concepção, projecto, implementação e teste, em contexto multidisciplinar
Resultados da aprendizagem
No final desta UC, o estudante que a frequente e realize com sucesso deverá ser capaz de:
- demonstrar e aplicar conhecimentos sobre a utilização de sensores e instrumentos electrónicos para medição de sinais físicos, químicos e biológicos de interesse biomédico
- explicar e analisar os princípios e modos de funcionamento de dispositivos electrónicos em situações típicas da medição e da instrumentação biomédicas
- usar correctamente instrumentos electrónicos e virtuais em medições experimentais de sinais fisiológicos e avaliar eventuais fontes de erro que afectem a qualidade dessas medições
- interpretar e apresentar resultados de medições experimentais, calcular parâmetros fisiológicos relevantes e avaliar a qualidade de medição, com recurso às tecnologias de instrumentação electrónica e virtual
- compilar e organizar informação sobre um problema de medição e instrumentação no domínio biomédico e propor uma solução técnica fundamentada
- caracterizar um problema de medição de sinais fisiológicos e elaborar uma análise de requisitos e especificação técnica
- elaborar um plano de trabalho em equipa multidisciplinar para projectar e implementar uma metodologia ou instrumento de medição
- conceber, projectar, concretizar e validar um instrumento para medição de um sinal ou grandeza de interesse biomédico
- organizar e preparar documentação técnica relativa a um método ou instrumento biomédico
- demonstrar, justificar e recomendar a adequação de uma metodologia de medição ou instrumento biomédico num contexto multidisciplinar
Programa
1. Fundamentos da medição e instrumentação biomédicas:
Biopotenciais e bioelectrogénese, eléctrodos;
Sensores e princípios de transdução;
Amplicação e condicionamento de sinais fisiológicos;
Aquisição de sinais fisiológicos e instrumentação virtual.
2. Instrumentos de medição, monitorização e terapêuticos:
Do sistema nervoso: EEG, EMG, Eletro-estimulação
Do sistema cardiovascular: ECG, pressão, som, fluxo e volume; pacemakers, desfibriladores;
Do sistema respiratório: pressão, fluxo, volume; ventiladores
Bibliografia Obrigatória
John G. Webster, ed;
Medical instrumentation. ISBN: 978-0471-67600-3
R. S. Khandpur;
Biomedical instrumentation. ISBN: 978-0-07-144784-3
Gail Baura; Medical Device Technologies, Elsevier Science & Technology, 2012. ISBN: 978-0-12-374976-5
Bibliografia Complementar
John Enderle, Susan Blanchard, Joseph Bronzino;
Introduction to Biomedical Engineering. ISBN: 0-12-238662-0
Jon B. Olansen and Eric Rosow; Virtual Bio-Instrumentation: Biomedical, Clinical, and Healthcare Applications in LabVIEW, Prentice Hall PTR, 2001. ISBN: 0130652164
Joseph Feher; Quantitative Human Physiology, Elsevier Science & Technology , 2012. ISBN: 978-0-12-382163-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação e discussão com apoio audio-visual das matérias em estudo com exemplificação de resolução de exercícios de análise e de síntese;
Realização de actividades experimentais de medição e cálculo de parâmetros biomédicos;
Realização de um trabalho de pesquisa e estudo sobre um dos temas com relatório escrito (artigo);
Realização de um pequeno projecto prático com elaboração de documentação técnica, apresentação oral e demonstração.
Software
Biopac AcqKnowledge Student Lab
National Instruments LabVIEW
MatLab
National Instruments Multisim/Ultiboard
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da instrumentação > Instrumentação médica
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da medição
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
Trabalho de pesquisa e estudo com relatório escrito |
Trabalho escrito |
33,00 |
|
2012-11-02 |
Experimentação laboratorial |
Trabalho laboratorial |
13,00 |
|
2012-12-14 |
Projecto de implementação e teste de instrumento biomédico |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
33,00 |
|
2012-12-14 |
Prova escrita |
Exame |
2,00 |
|
2013-01-25 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo de acompanhamento e preparação para prova escrita |
Estudo autónomo |
15 |
2012-12-31 |
|
Total: |
15,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização dos trabalhos solicitados com classificação igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de pesquisa: 25%
Projecto prático: 25%
Prova escrita #1: 50%
A aprovação a esta UC exige a obtenção de frequência e uma classificação mínima de 6 valores (em 20) na prova escrita.
Provas e trabalhos especiais
não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial têm também que realizar o relatório do estudo e o projecto prático, bem como as provas escritas de avaliação.
Melhoria de classificação
Classificação das provas escritas: poderá ser realizada melhoria por exame nas épocas habituais.
Classificação da avaliação distribuída: poderá ser realizada melhoria apenas no ano lectivo seguinte.