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Entrada em 2º ciclos de estudo - 2019/2020


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários



Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do ciclo de estudos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pela respetiva Comissão Científica.

A Comissão Científica de cada Ciclo de Estudos poderá definir quais as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada ciclo de estudos). 

Propinas:

Informação de propinas 2019/2020 disponível aqui.

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Mestrado em Ciência da Informação 1 5
2 8
3 17
Mestrado em Engenharia Biomédica 1 6
2 7
3 20
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1 10
2 15
3 19
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1 30
2 35
3 28
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1 10
2 14
3 15
Mestrado em Engenharia de Software 1 10
2 20
3 17
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 1 12
2 12
3 11
Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana 1 12
2 11
3 9
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1 15
2 12
3 3
Mestrado em Mecânica Computacional 1 10
2 15
3 22
Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica 1 12
2 20
3 17
Mestrado em Multimédia 1 20
2 26
3 32
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1 15
2 21
3 16
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 1 14
2 21
3 2
Ciclos de Estudos

Total de
Vagas

Vagas
1.ª fase
Vagas
2.ª fase
Vagas
3.ª fase
Mestrado em Ciência da Informação 25 5 8 17
Mestrado em Engenharia Biomédica 30 6 7 20
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 20 10 15 19
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 50* 30* 35* 28
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 30 10 14 15
Mestrado em Engenharia de Software 30 10 20 17
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 25 12 12 11
Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana 20 12 11 9
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 30 15 12 3
Mestrado em Mecânica Computacional 30 10 15 22
Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica 25 12 20 17
Mestrado em Multimédia 60 20 26 32
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 40 15 21 16
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 30 14 21 2

O número mínimo de estudantes para funcionamento do ciclo de estudos está disponível na informação de cada ciclo de estudos

Notas:

1 - Na 2.ª e na 3.ª fase acrescem vagas sobrantes das fases anteriores.
O n.º de vagas da 2.ª e da 3.ª fase foi atualizado e inclui já as vagas sobrantes das fases anteriores.
 
2 - * Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Das 30 vagas para 1.ª fase, 15 destinam-se a candidatos detentores de CCP (Certificado de Competências Profissionais) em SHT (Segurança e Higiene do Trabalho). Das 35 vagas para 2.ª fase, 10 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT.

3 - Às vagas acima indicadas poderão acrescer vagas especialmente destinadas a candidatos ao abrigo de protocolos.

4- Ciclos de estudos cujas candidaturas se realizam noutras Instituições:

  • Design Industrial e de Produto Curso conjunto com: FBAUP
  • Mestrado em Computação Gráfica Curso conjunto com: UAB
  • Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos Curso conjunto com: FCUP
  • Mestrado em Ciências da Comunicação Curso conjunto com: FLUP, FBAUP, FEP

 

Candidaturas

Prazos

1.ª fase
De 10 dezembro 2018 até 16 janeiro 2019 Apresentação das candidaturas
30 de janeiro 2019 Afixação dos resultados provisórios
De 31 janeiro até 13 fevereiro 2019 Audiência prévia
20 de fevereiro 2019 Afixação dos resultados definitivos
De 21 fevereiro até 14 março 2019 Apresentação de reclamações
Até 21 de março 2019 Publicação da decisão de reclamações
De 27 fevereiro até 11 março 2019 Realização online de matrículas
De 15 a 25 março 2019 Colocação de suplentes*
28 de março 2019 Publicação de vagas sobrantes
Até 11 de março 2019 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 1 de Abril 2019 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
2.ª fase
De 17 janeiro até 3 maio 2019 Apresentação das candidaturas
23 de maio 2019 Afixação dos resultados provisórios
De 24 maio até 6 junho 2019 Audiência prévia
14 de junho 2019 Afixação dos resultados definitivos
De 17 junho até 9 julho 2019 Apresentação de reclamações
Até 16 de julho 2019 Publicação da decisão de reclamações
De 25 junho até 5 julho 2019 Realização online de matrículas
De 11 a 23 julho 2019 Colocação de suplentes*
26 de julho 2019 Vagas sobrantes
Até 5 julho 2019 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 26 julho 2019 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
3.ª fase
De 6 maio até 6 agosto 2019 Apresentação das candidaturas
4 de setembro 2019 Afixação dos resultados provisórios
De 5 a 18 setembro 2019 Audiência prévia
24 de setembro 2019 Afixação dos resultados definitivos
De 25 de setembro até 15 outubro 2019 Apresentação de reclamações
Até 22 de outubro 2019 Publicação da decisão de reclamações
De 27 de setembro até 4 outubro 2019 Realização online de matrículas
De 11 a 21 outubro 2019 Colocação de suplentes*
Até 4 outubro 2019 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 25 outubro 2019 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação

*A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura. Os candidatos chamados terão 24 horas para responderem se pretendem ou não a vaga disponível. Após o prazo comunicado, e caso não haja resposta por parte do candidato chamado, este perderá a possibilidade de ocupar a vaga e será chamado o candidato “não colocado” (suplente) que se encontra na posição seguinte na lista de seriação.

Os estudantes internacionais que necessitem de obter visto de residência para efeitos de estudos deverão verificar cuidadosamente os prazos de cada fase de candidatura (nomeadamente: publicação dos resultados, realização de matrícula e início do ano letivo) e certificar-se de que dispõem de tempo suficiente para tratar de todos os procedimentos necessários. Isto é especialmente pertinente na 3.ª fase de candidatura.

Critérios de seriação

Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).
Em alguns ciclos de estudos ou fases de candidatura poderão estar previstos requisitos mínimos para admissão de candidatos, por exemplo, ter nota de seriação igual ou superior a determinado valor numa escala numérica 0-200.
Nota de seriação: resultado obtido pela aplicação da fórmula de cálculo prevista nos critérios de seriação.

Notas:

1 - Na 1.ª e na 2.ª fase serão admitidos apenas os candidatos que apresentem documentação que prove que concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso.

2 - Na 3.ª fase, serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ciclo de estudos até ao final do prazo de candidatura*. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso. A matrícula será condicionada à apresentação da respetiva certidão.

* Exceto os ciclos de estudos cuja abertura de funcionamento contemple outras condições de admissão.

3 - Nos ciclos de estudos que prevejam a realização de entrevista como critério de seriação, a chamada para entrevista será realizada por e-mail para o endereço indicado na candidatura.

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (obrigatório);
  • Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório)*;
    - Na 3.ª fase de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de unidades de crédito/ECTS. (obrigatório)*;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Curriculum vitae (Obrigatório);
  • Cartas de recomendação;
  • Fotografia (opcional).
*Os estudantes UP poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico.

(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:

Os documentos, incluindo os digitais, deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito ou, para os países que aderiram à Convenção de Haia, com a Apostila de Haia do país a que a habilitação diz respeito. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
Caso a autenticação com a Apostila de Haia seja feita sobre cópia autenticada do documento original, neste processo deve ser garantido o reconhecimento da(s)s assinatura(s) que consta(m) do documento original, por forma a que seja verificada e assegurada a capacidade do(s) signatário(s) desse documento.

Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada ciclo de estudos (informação disponível no processo de candidatura).

Os documentos podem ser submetidos não autenticados na fase de candidatura. No entanto, os candidatos colocados que tenham algum documento pendente no processo de candidatura (por exemplo, certidões não autenticadas) só poderão efetuar a matrícula mediante a entrega/envio desse documento.

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para pagamento:

Por Multibanco
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada (nota: as referências multibanco poderão demorar algum tempo a serem geradas).
3. Clicar em "voltar à conta corrente" para ver a referência gerada.

Via PayPal
O PayPal deverá ser utilizado apenas por candidatos estrangeiros que não tenham conta bancária em Portugal e exclusivamente para pagamento do emolumento de candidatura.
Para efetuar a transação por PayPal sugerimos que utilize o Google Chrome como browser.
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Ao escolher esta opção vai ligar-se ao site do PayPal para efetuar o pagamento.
Nota: não serão aceites pagamentos via PayPal referentes a qualquer outro tipo de emolumentos ou propinas.

Por transferência bancária
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, poderá fazer uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- Nome do ordenante e nome do candidato, morada, país, número de identificação fiscal e indicação da finalidade do pagamento (candidatura, taxa de matrícula, propina, etc.)

Notas:
- Após a data limite para apresentação das candidaturas, os candidatos dispõem de mais 5 dias para garantir o pagamento do correspondente emolumento, condição necessária para que a candidatura se torne efetiva. Terminado esse prazo, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura, verá informação para pagamento do respetivo emolumento. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá consultar a informação da secção Emolumentos (ver acima).
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.

Procedimento para pedir uma declaração de aceitação

A declaração de aceitação só é emitida mediante pedido de um candidato que tenha obtido o resultado de “colocado” (aceite) no ciclo de estudos a que se candidatou. A declaração deve ser solicitada por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt após os prazos de afixação dos resultados indicados para cada fase de candidatura.

Procedimento para realização da matrícula online
Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP, no início do prazo de matrículas.

Legislação Aplicável

 

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