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Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

Ficha provisória
Código: MPSAC01     Sigla: MPSAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.AERO 0 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.BIO 1 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 12 40,5
L.EA 0 Plano Oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.EC 2 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.EEC 24 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EGI 0 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 12 40,5
L.EM 3 Plano de Estudos Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EMAT 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 1,5 12 40,5
L.EMG 0 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 12 40,5
L.EQ 0 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
MPSAC 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Rodrigues Aguiar Regente

Docência - Horas

Teóricas: 0,25
Práticas Laboratoriais: 0,75
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 0,25
António Pedro Rodrigues Aguiar 0,125
José Pedro Ferreira Pinheiro de Carvalho 0,125
Práticas Laboratoriais Totais 1 0,75
António Pedro Rodrigues Aguiar 0,375
José Pedro Ferreira Pinheiro de Carvalho 0,375

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 

  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Explicação do funcionamento básico de simples algoritmos de aprendizagem e controlo;

  • Desenvolvimento de pequenos projetos utilizando módulos de programas em Python na plataforma Colab notebook que inclui tratamento de dados e extração de atributos, aprendizagem e controlo;

  • Desenvolvimento de soft skills nas áreas de trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos e gestão de stress.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Introdução aos conceitos básicos de sistemas de aprendizagem para deteção e classificação.

  • Introdução aos conceitos básicos de sistemas de controlo.

  • Princípios básicos de um sistema completo de aquisição de dados/sinais, tratamento de dados e extração de atributos, aprendizagem e controlo.

  • Desenvolvimento e teste de mini-projetos de aprendizagem e controlo utilizando módulos simples programados em linguagem python na plataforma Colab notebook.

Bibliografia Obrigatória

Åström, K. J., & Murray, R. M.; Feedback systems., Princeton university press.
Müller, A. C., & Guido, S.; Introduction to machine learning with Python: a guide for data scientists.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem tem por base a não-exigência de algum pré-conhecimento ou competência anterior por parte dos estudantes em linguagens de programação e algoritmos, sendo por isso adequado a qualquer estudante de licenciatura ou de mestrado.


De acordo com o programa, as aulas compreendem tipologias teóricas e laboratoriais. A parte teórica consiste em palestras para exposição dos assuntos de aprendizagem e sistemas de controlo, acompanhadas de exemplos e demonstrações. A parte prático-laboratorial é focada nos trabalhos de aplicação, nomeadamente no desenvolvimento de mini-projetos de aprendizagem e controlo. Nesta fase, os estudantes terão a possibilidade de aplicar e testar os conhecimentos adquiridos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Participação ativa nas atividades

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Serão consideradas duas componentes:






    • ETI - Exercícios propostos como Trabalho Individual em forma de mini-teste







    • TL – Trabalho Laboratorial






  • Fórmula de cálculo da classificação final = 15% ETI + 85% TL

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