Projeto FEUP
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.AERO |
31 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EA |
40 |
Plano Oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EC |
143 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EEC |
249 |
Plano Oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EGI |
113 |
Plano Oficial do ano letivo |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EM |
224 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EMAT |
27 |
Plano Oficial do ano letivo 2021 |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EMG |
20 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
L.EQ |
60 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teóricas |
Totais |
1 |
23,50 |
Cláudia Sofia Castro Gomes da Silva |
|
1,00 |
Joana Alexandra Silva Duarte |
|
1,00 |
Manuel Firmino da Silva Torres |
|
6,00 |
Margarida Maria da Silva Monteiro Bastos |
|
1,00 |
Miguel Ângelo Carvalho Ferraz |
|
1,50 |
Nuno Alexandre Lopes Moreira da Cruz |
|
0,75 |
Paulo José Cerqueira Gomes da Costa |
|
0,75 |
Pedro Sanches Amorim |
|
1,50 |
Sara Maria Pinho Ferreira |
|
6,00 |
Sonia Luísa dos Santos Simões |
|
1,00 |
Teresa Margarida Guerra Pereira Duarte |
|
1,50 |
Carolina Furtado Pereira da Silva |
|
1,00 |
Teórico-Práticas |
Totais |
1 |
28,00 |
Belmira de Almeida Ferreira Neto |
|
0,50 |
Cláudia Sofia Castro Gomes da Silva |
|
1,00 |
Diego Calvetti Ney |
|
0,50 |
Joana Alexandra Silva Duarte |
|
0,50 |
José Filipe Miranda Melo |
|
0,50 |
José Manuel Ferreira Duarte |
|
1,00 |
Margarida Maria da Silva Monteiro Bastos |
|
1,00 |
Nuno Alexandre Lopes Moreira da Cruz |
|
1,00 |
Paulo José Cerqueira Gomes da Costa |
|
1,00 |
Pedro Sanches Amorim |
|
2,50 |
Rita Gonçalves Reis Dantas |
|
1,00 |
Sonia Luísa dos Santos Simões |
|
0,50 |
Teresa Margarida Guerra Pereira Duarte |
|
1,00 |
Catarina Dias Cadima |
|
0,50 |
Cristiana Maria da Fonseca Ferreira |
|
0,50 |
Sérgio Bouça Pereira |
|
0,50 |
Elsa Maria da Silva Carvalho |
|
0,50 |
Carolina Furtado Pereira da Silva |
|
0,50 |
Vera Maria Ferreira da Cruz Homem |
|
1,50 |
João Duarte Marques Marafona |
|
1,00 |
João Graça Martins |
|
2,00 |
Pedro Miguel Rocha Lopes |
|
1,00 |
Carlos Filipe Silva Gonçalves |
|
2,00 |
António Carlos Alves Pereira da Cunha Ferreira |
|
0,50 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Receber e integrar no ambiente FEUP os estudantes recém chegados
- Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
- Dar formação inicial em “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
- Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta Unidade Curricular (UC), a equipa de estudantes deverá ter:
- Produzido um Relatório Técnico/Científico
- Produzido um Poster
- Preparado uma Apresentação oral
- Apresentado e defendido publicamente o trabalho do Tema/Projeto.
O trabalho realizado deverá demonstrar consciência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, e ser capaz de identificar princípios de sustentabilidade nas práticas de Engenharia.
Listagem de Resultados:
- RES_1 Conhecer a FEUP e utilizar os principais serviços do Campus
- RES_2 Demonstrar capacidades de comunicação (relatório, apresentação oral e poster)
- RES_3 Demonstrar capacidades de pesquisa, organização e síntese de informação
- RES_4 Demonstrar capacidades de trabalho em equipa: integrar a equipa, ser avaliado pelos pares, ter flexibilidade no relacionamento interpessoal, interiorizar e respeitar as regras da equipa
- RES_5 Atingir os objetivos específicos do Tema/Projeto.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de trabalho em equipa e aplicações informáticas (ótica utilizador)
Programa
Formação específica em «competências profissionais não técnicas», entre as quais:
- Escrita em engenharia
- Comunicação eficaz
- Comunicação visual
Será ainda ministrada formação nas áreas de:
- Utilização dos recursos informáticos da FEUP
- Utilização de ferramentas informáticas avançadas (colaborativas, baseadas em web) tais como por exemplo algumas Google Apps e Moodle
- Aprendizagem eficaz (incluindo Gestão de Tempo, etc.)
- Outros temas incluem ética, plágio, estilos de citação e referenciação das fontes utilizadas.
A UC inclui ainda um trabalho técnico (enquadrado nos objetivos para o desenvolvimento sustentável) sobre um tema específico do curso do estudante e formação associada a esse tópico que servirá para o trabalho no Tema / Projeto.
Bibliografia Obrigatória
Joan van Emden, Lucinda Becker;
Presentation skills for students. ISBN: 978-0-230-24304-0
Edward R. Tufte;
The visual display of quantitative information. ISBN: 0-9613921-4-2
Kathleen McMillan, Jonathan Weyers;
How to write dissertations and project reports. ISBN: 978-0-273-74383-5
Bibliografia Complementar
Julce Mary Cornelsen;
Escrever... com normas. ISBN: 978-989-26-0108-3
Angelika H. Hofmann;
Scientific writing and communication. ISBN: 978-0-19-539005-6
José Gonçalves das Neves, Margarida Garrido, Eduardo Simões;
Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. ISBN: 978-972-618-477-5
Nuno Ferreira com Bruno Caldeira;
Faz o curso na maior. ISBN: 978-989-23-2104-2
University of Chicago ; The Chicago Manual of Style Online, University of Chicago Press, 2015. ISBN: http://www.chicagomanualofstyle.org/home.html (Disponível apenas para a comunidade FEUP; acesso a partir do exterior com VPN)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC consiste numa semana inicial com dedicação exclusiva para receções, formação e treino via e-learning nos tópicos acima mencionados. Esta semana inclui diversas palestras e módulos de formação prática, sendo as respetivas atividades avaliadas.
Segue-se um período de cerca de 5 sessões de trabalho de projeto em equipa. Os docentes nomeados para supervisores do Projeto FEUP, propõem Temas/Projetos, eventualmente articulados com conteúdos de outras Unidades Curriculares do mesmo Curso. Este trabalho deve ser realizado por uma equipa com cerca de 6 estudantes, acompanhados por um monitor, que é um estudante mais experiente e com formação específica no Projeto FEUP.
No final do trabalho, a equipa deve produzir para avaliação um Relatório Científico, um Poster e uma Apresentação oral. Os trabalhos serão apresentadas oralmente a um júri em estilo conferência onde se apresenta e defende o trabalho realizado.
É alvo de avaliação a forma e o conteúdo do Relatório realizado, do Poster produzido e da respetiva Apresentação oral, assim como a defesa do projeto (questões do júri e/ou da audiência).
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia
Humanidades > Filosofia > Ética > Ética aplicada
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Tecnológicas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
5,00 |
Trabalho escrito |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
5,00 |
Frequência das aulas |
19,00 |
Trabalho de campo |
6,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Participação no trabalho de equipa (Tema/Projecto) e frequência de pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
FÓRMULA DE AVALIAÇÃO:
- Nota_Final = (5%×Nota_Individual_Primeira_Semana) + [45%×(Relatório) + (20%×Poster) + (30%×Apresentação)±Offset_Individual]
Notas:
- Nota_Individual_Primeira_Semana => realização de Mini Teste
- Offset_Individual => Desempenho individual dentro da equipa; ponderação/nota atribuída pelo supervisor de acordo com a avaliação dada pelos pares e a informação recolhida pelo monitor. Geralmente, varia entre ±2 sendo que o somatório dos Offset_Individual para todos os elementos de uma equipa é tendencialmente nulo.
MATRIZ DE RESULTADOS E AVALIAÇÕES:
|
RES_1 Conhecer FEUP
|
RES_2 Comunicação
|
RES_3 Organização
|
RES_4 Equipa
|
RES_5 Tema / Proj
|
Relatório de Tema / Projeto
|
|
X
|
|
|
X
|
Apresentação Oral
|
|
X
|
|
|
X
|
Póster
|
|
X
|
|
|
X
|
Avaliação pelos pares
|
|
|
X
|
X
|
|
Avaliação pelos Monitores
|
X
|
|
X
|
X
|
|
Avaliação pelos Supervisores
|
|
X
|
X
|
|
X
|
Provas e trabalhos especiais
Atividades da semana inicial (palestras, etc).
Atividades de ELearning.
Trabalho sobre o Tema/Projeto no âmbito do curso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Todos os estudantes deverão completar o conjunto mínimo obrigatório de atividades definido para a ocorrência em causa
- Os Trabalhadores Estudantes estão dispensados das aulas (equivalente a falta justificada)
- Trabalho no Tema/Projeto é obrigatório
- Esta UC não é suscetível de avaliação por exame em qualquer das épocas previstas.
Observações
============ Importante: ============
- Para ver o horário individual da semana intensiva, consultar a página http://www.fe.up.pt/projfeup
- Para ver o horário individual após a semana intensiva, consultar a página do estudante no Sistema de Informação SIGARRA (premir no nome do estudante e depois horário)
- É obrigatório ler o email da FEUP diariamente.
====================== Ligações Importantes:===================