Análise Matemática I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EIC |
393 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teóricas |
Totais |
2 |
4,00 |
José António Fonseca de Oliveira Correia |
|
4,00 |
Teórico-Práticas |
Totais |
19 |
38,00 |
Maria Elisabete Teixeira da Silva |
|
4,00 |
Guilherme Augusto Tiritan Barbosa |
|
4,00 |
Rogério FIlipe Ferreira Lopes |
|
4,00 |
João Pedro Sousa Ferreira |
|
2,00 |
Ana Rita da Silva Cruz Moura |
|
4,00 |
Ana Francisca Carvalho Alves |
|
4,00 |
Tiago Rui Silva Sabino |
|
4,00 |
Mariana Branco Soares Felgueiras |
|
4,00 |
Paulo Renato da Silva Pereira |
|
4,00 |
José António Fonseca de Oliveira Correia |
|
4,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre cálculo diferencial e integral em R que possibilitem a aplicação das ferramentas básicas da análise matemática ao tratamento e resolução dos problemas mais adaptados ao perfil da Engenharia Informática e Computação. Capacitar o estudante para a inovação, complementando os conhecimentos de forma a desenvolver soluções para resolução de novas questões. No final da disciplina, os estudantes devem possuir as seguintes competências:
1. Saber derivar funções, desenhar gráficos e estudar funções
2. Saber integrar e utilizar os integrais em aplicações de engenharia
3. Conhecer técnicas de integração e de resolução de equações diferenciais
4. Relacionar séries e polinómios e perceber os conceitos de aproximação.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultado da aprendizagem ao longo desta UC, o estudante deve ter adquirido as seguintes competências:
1. Analisar funções, derivar e desenhar gráficos
2. Dominar as técnicas de integração e utilizar os integrais em aplicações de engenharia
3. Compreender e utilizar as equações diferenciais e transformadas de Laplace
4. Saber relacionar séries e polinómios e perceber os conceitos de aproximação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos ao nível do pré-calculo de acordo com o programa de Matemática A do ensino secundário.
Programa
A. Diferenciação em R
A.1. Conceito de Derivada
A.2. Interpretação Física do Conceito de Derivada
A.3. Regras de Derivação
A.4. Outras Regras de Derivação – Produto e Quociente
A.5. Derivação de Funções Compostas (ou Regra da Cadeia)
A.6. Derivação de Funções Trigonométricas
A.7. Derivação da Função Inversa
A.8. Teorema dos Acréscimos Finitos (Lagrange)
A.9. Noção de Diferencial e Regras de Cálculo
A.10. Teorema de Cauchy e Regra de L’Hôpital
A.11. Aproximação Polinomial
A.12. Série de Taylor com Limite dos Polinómios de Taylor
A.13. Séries Numéricas
B. Integração de Riemann em R
B.1. Conceito de Integral Definido
B.2. Cálculo de Áreas e Teoremas do Valor Médio para Integrais
B.3. Teoremas Fundamentais de Cálculo
B.4. Primitivação por Substituição e por Partes
B.5. Cálculo de Volumes usando Integral
B.6. Definição de Funções e Cálculo de Áreas usando Coordenadas Polares
B.7. Outros Métodos de Primitivação
C. Tópicos Adicionais
C.1. Funções Hiperbólicas
C.2. Integrais Impróprios
C.3. Equações Diferenciais Ordinárias
C.4. Transformadas de Laplace
C.5. Séries de Fourier
Bibliografia Obrigatória
Carlos A. Conceição António; Análise Matemática 1 - Conteúdo teórico e aplicações, AEFEUP, 2017. ISBN: 978-989-98632-3-1
Madureira, Luísa;
Problemas de equações diferenciais ordinárias de Laplace . ISBN: 972-752-065-0
Madureira Maria Luísa Romariz;
Problemas de integrais de linha e superfície e de séries de Fourier., Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia, 2018. ISBN: 978-989-99559-2-9
Bibliografia Complementar
Apostol, Tom M;
Calculus. ISBN: 84-291-5001-3
Banner, Adrian;
The calculus lifesaver: all the tools you need to excel at calculus., Princeton University Press, 2007
Roland E. Larson;
Cálculo. ISBN: 85-86804-56-8 (v. 1)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas procede-se à exposição da matéria, procurando incentivar e motivar os estudantes, acompanhando-a com exemplos de aplicação. As aulas teórico-práticas são destinadas à análise e resolução de problemas, aplicando as ferramentas e os princípios matemáticos expostos nas aulas teóricas; pretende-se avaliar a destreza e a assimilação da matéria pelos estudantes, de forma a ajuizar da sua capacidade de aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas.
Haverá controle de presenças nas aulas práticas não podendo o aluno exceder o número de faltas previstas (25% das aulas previstas), a indicar pelo Professor para cada turma prática . No caso de exceder o número de faltas indicado o aluno não terá frequência à disciplina e não poderá realizar qualquer exame desta disciplina, a menos que tenha um estatuto especial (consultar as normas pedagógicas e de avaliação da FEUP).
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática > Funções
Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática > Equações diferenciais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
92,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será a nota (arredondada às unidades) obtida através da média dos dois testes (T1 e T2) – 50% da nota do Teste 1 (T1) mais 50% da nota do Teste 2 (T2).
Os Testes 1 e 2 terão perguntas de desenvolvimento.
T1 e T2 serão avaliados na escala 0-20 valores.
O exame de recurso (ER) consistirá numa prova que engloba todos os conteúdos abordados ao longo do semestre académico. ER será avaliado na escala 0-20 valores.
Melhoria de classificação
O estudante já aprovado, pode efetuar um exame de melhoria na época de recurso.