Iniciação à Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
176 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
19,5 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
ENQUADRAMENTO
O principal objectivo da unidade curricular é dotar os alunos de competências relacionadas com a estruturação de um trabalho de dissertação e com boas práticas na realização de investigação em engenharia. A unidade curricular encontra-se organizada em duas partes complementares. Na primeira parte os estudantes terão a oportunidade de frequentar um conjunto de seminários formativos na área da escrita científica. Na segunda parte, o estudante irá realizar o trabalho preliminar da Dissertação supervisionado pelo respetivo orientador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
— Familiarizar-se com os processos, metodologias e práticas associados à investigação científica;
— Elaborar e apresentar o plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
— Pesquisar literatura/publicações científicas em diferentes bases de dados;
— Aplicar pensamento crítico para avaliar e selecionar as referências bibliográficas mais relevantes para o problema ou questão científica a tratar;
— Enquadrar um problema ou questão científica, e eventual formulação de hipótese/solução, no estado da arte;
— Elaborar um plano de trabalhos;
— Estruturar e preparar devidamente um manuscrito científico;
— Comunicar resultados de investigação e apresentar adequadamente o trabalho realizado.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
1. Formação geral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
2. Ter um tema de dissertação e um orientador atribuídos.
3. Caso não tenha tema atribuído, o estudante terá de encontrar um tema de investigação equivalente e respetivo orientador.
4. Os orientadores terão de manifestar disponibilidade em participar nas atividades da UC.
Programa
1. Métodos sistemáticos de pesquisa de informação científica;
2. Concepção e realização de trabalhos para publicação;
3. Tutoriais convidados;
4. Concepção, elaboração e defesa do relatório do projecto de dissertação.
Bibliografia Obrigatória
James Mauch, Namgi Park ;
Guide to the Successful Thesis and Dissertation: A Handbook For Students And Faculty, CRC Press;. ISBN: 9780824742881
Bibliografia Complementar
Rita S. Brause;
Writing Your Doctoral Dissertation Invisible Rules for Success, Routledge. ISBN: 9780750707442
Ana Carla Madeira, Maria Manuel Abreu;
Comunicar em Ciência Como Redigir e Apresentar Trabalhos Científicos. ISBN: 9789725921654
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
— Organização de seminários dedicados a temas comuns à formação dos estudantes. Esta componente é de participação obrigatória e será ministrada de forma presencial ou à distância;
— Escrita de um relatório técnico intermédio sobre o projecto de dissertação, revisto e avaliado pelo(s) orientador(es). Nesta revisão, o avaliador deve incluir críticas construtivas e propostas de melhoria. A extensão do relatório é de 5 páginas exatas e tem como principal objetivo permitir que o/a estudante exercite os processos aprendidos durante os seminários, bem como aqueles que resultam da atividade com os respetivos orientadores.
— Produção de um
pitch em formato vídeo com uma duração não superior a 2 minutos que deverá ser elucidativo do âmbito do projeto de dissertação e que será avaliado pelos pares.
— Escrita do relatório final referente ao trabalho preliminar da dissertação. O relatório deve ter no mínimo 15 páginas e no máximo 30 de conteúdo.
— Apresentação pública (por videoconferência) do trabalho preliminar perante um júri de dois elementos, do qual faz parte o orientador. A duração da apresentação não deve exceder 5 minutos e a discussão 15 minutos.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
54,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
26,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
12,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
50,00 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
— Cumprir com o mínimo de 50% das atividades propostas nos seminários, etc.;
— A presença nos seminários é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível. Todavia, outra determinação poderá ser decidida a este respeito mediante circunstâncias excecionais devidamente identificadas pelos docentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
— Participação nas atividades da UC (palestras, etc.):
PT — Participação em tutoriais
— Durante o decurso da UC, os estudantes devem preparar um relatório intermédio e um pitch em vídeo:
RI — Relatório técnico intermédio
VD – pitch em vídeo
— O júri avalia o relatório final e a apresentação pública do trabalho. O júri é constituído pelo orientador e por um a dois docentes, um dos quais do DEEC, ambos externos à equipa de orientação.
RF — Relatório final
CJ — Classificação do júri
AP — Apresentação pública do trabalho
OR — Orientador
Ext — Elemento externo
Cada elemento do júri propõe uma classificação individual relativa às componentes RF e AP, sendo pesadas da seguinte forma:
OR = 0,6×RF + 0,4×AP
Ext = 0,6×RF + 0,4×AP
A classificação final do júri é obtida a partir da média das classificações propostas pelos seus elementos:
CJ = 0,5×OR + 0,5×Ext
— A avaliação do relatório intermédio é realizada pelos respetivos orientadores.
— Tendo por base o conteúdo do relatório intermédio, os estudantes deverão produzir um pitch de apresentação do mesmo (gravação de um vídeo com uma duração não superior a 2 minutos). Esta componente será objeto de avaliação pelos pares
— Existirá uma componente até 2 valores que é função da assiduidade e empenho do estudante nas diferentes atividades (PT — Participação em tutoriais).
— Classificação final:
CF = 0,60×CJ + 0,15×RI + 0,15xVD + 0,1×PT
A ou o estudante deverá obter no mínimo 10 valores em cada uma das componentes: CJ, RI ou VD. Uma classificação inferior a 10 valores a qualquer uma destas componentes resulta numa classificação final correspondente a reprovação por falta de componente (RFC).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Possível isenção da frequência dos seminários e mediante solicitação aos docentes da UC. As restantes atividades são de realização obrigatória e são também avaliadas de forma equivalente a um estudante de inscrição ordinária.
Melhoria de classificação
As características especiais desta unidade curricular impedem que as atividades possam ser avaliadas em épocas especiais (de qualquer natureza) ou de conclusão de curso.