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Visão por computador

Código: M.EEC034     Sigla: VCOMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Outras Áreas Técnicas

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EEC 57 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 39

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Andry Maykol Gomes Pinto Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Daniel Filipe Barros Campos 1,50
Maria Inês Rodrigues Pereira 1,50
Andry Maykol Gomes Pinto 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A visão por computador aborda a extração de informação útil de imagens e vídeos. Exemplos incluem, por exemplo, a deteção e identificação de faces ou de gestos humanos, o seguimento de pessoas ou de veículos numa sequência de vídeo. Os algoritmos da visão por computador têm imensas aplicações em muitas áreas, desde a industrial, militar e médica. Esta UC é uma introdução aos conceitos e métodos da visão por computador. Os estudantes que concluírem esta UC com sucesso deverão:

-compreender e serem capazes de explicar os conceitos da visão por computador e os algoritmos fundamentais de manipulação de imagens e sequências de vídeo;

-conhecer e serem capazes de aplicar esses algoritmos em situações práticas;

-adquirir conhecimentos que lhes permitam usar uma biblioteca, como a OpenCV, que implementa alguns dos algoritmos estudados, e implementar novos algoritmos descritos na literatura;

-ser capazes de analisar e compreender artigos científicos selecionados nas áreas de visão por computador.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar as capacidades e competências estabelecidas, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível das técnicas de visão computacional.

As competências genéricas de trabalho em equipa, organização, etc. irão ser trabalhadas no projeto em grupo.

De igual forma, as capacidades de desenvolver sistemas de visão computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas, conhecer, aplicar e avaliar modelos avançados de visão computacional irão ser trabalhadas nos exercícios semanais e projeto de grupo.

As competências específicas em técnicas de visão computacional irão sendo trabalhadas durante o semestre, nas aulas teórico-práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Prática de programação in C++ or Python

Programa

Introdução à visão por computador

Aquisição de imagens digitais

    imagens de intensidade (2D) e de distância/posição (3D)

    modelo geométrico e radiométrico de uma câmara

Processamento e análise de imagens de intensidade

    filtragem

    filtragem no domínio dos tempos

    filtragem no domínio das frequências

    extração de características

    segmentação

Reconhecimento de objetos

    Análise de objetos ligados

    Medição de características

    Representação de objetos

    - seleção de características

    - descrição baseada em características locais invariantes

    - sistemas de aprendizagem

    - representação aprendidas a partir dos dados

   Introdução às CNNs

Movimento e seguimento

    estimação de movimento

    seguimento baseado em modelos lineares

Estudo de casos

Bibliografia Obrigatória

Richard Szeliski; Computer vision. ISBN: 978-1-84882-935-0
David A. Forsyth; Computer vision. ISBN: 0-13-085198-1
Rafael C. Gonzalez; Digital image processing. ISBN: 978-0-13-335672-4
E. R. Davies; Computer vision. ISBN: 978-0-12-809284-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Exposição e discussão das matérias do programa, acompanhada pela resolução de exercícios.

Trabalhos práticos: Desenvolvimento de projetos de aplicação das técnicas de visão por computador estudadas.

Durante o semestre, são apresentados 2 projetos que os estudantes desenvolverão tanto nas aulas teórico-práticas, como fora das aulas. Para o último projeto, cada grupo apresentará um pequeno relatório, em formato de artigo, e o projeto será apresentado oralmente.

Avaliação distribuída com exame final. O exame final vale 50% da classificação final. Os projetos valem os restantes 50%.

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 8,00
Total: 164,00

Obtenção de frequência

-- Regulamentos da UP
-- Realização e apresentação do trabalho pratico.
-- Nota mínima de 8.00 (oito) valores

Os estudantes que não tenham obtido classificação de frequência não podem realizar qualquer exame no ano letivo corrente.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF (100%) = 40%Project_1 + 50% Project_2 + 10%Professor Opinion

IF (TP>=8.00) THEN
       CF =TP
ELSE
       CF=RFC /* reprovado por falta de componente */
END_IF


Final grade = 50% CF + 50% Test

Provas e trabalhos especiais

Os alunos que não tenham realizado a componente prática durante o período letivo, terão que realizar um trabalho equivalente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Regulamentos da UP.

Melhoria de classificação

A classificação da parte prática não é susceptível de melhoria no mesmo ano letivo
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