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Seminário em Planeamento

Ficha provisória
Código: MPPU007     Sigla: SP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento e Urbanismo

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=388437#tab1
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPPU 27 Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cecília do Carmo Ferreira da Silva Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Cecília do Carmo Ferreira da Silva 1,75

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A disciplina de Seminário dedica-se à exploração metódica de problemas e desafios territoriais, e à utilização de instrumentos diversos de análise e de diagnóstico, tendo como base temas correntes e áreas de estudo concretas. As aulas são, por isso, um espaço claramente orientado para a apresentação de conteúdos temáticos específicos com uma contextualização espacial forte.

Procede-se à realização de trabalhos em se procura potenciar algumas competências específicas, baseadas na capacidade para: i)- selecionar e analisar literatura relevante sobre um tema ou problema analítico, ii)- escolher e utilizar metodologias e instrumentos de análise, iii)- organizar e planear a resolução do problema analítico em causa, iv)- recolher e tratar informação de base real.

Procura-se, ainda, mobilizar os alunos para a resolução de problemas em grupo, e para a eficiência na gestão do tempo, na negociação entre os membros do grupo e na comunicação ativa. O objetivo é, também, aproximar as condições de realização destes trabalhos da prática profissional real.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se atingir os seguintes objetivos formativos:

- Capacitar o aluno para a exploração metódica de temas e metodologias associados a problemas urbanos e territoriais;

-Capacitar o aluno para a utilização de metodologias e instrumentos de análise territorial;

- Capacitar o aluno para a importância de combinar conceitos e teorias com uma contextualização forte, isto é, com o espaço real dos problemas e a sua dinâmica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os mesmos pré-requisitos e co-requisitos contemplados no Regulamento do Curso:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Anualmente podem ser definidas pela Comissão Científica do ciclo de estudos outras condições específicas.

Programa

Enquadramento específico

O espaço urbano é, em simultâneo, lugar onde se manifestam as desigualdades sociais e fator que contribui para o seu agravamento. De entre as várias lentes que podemos utilizar para medir a dimensão deste fenómeno, destacamos a do bem-estar e a saúde das populações que o habitam. Neste quadro, as dimensões ligadas ao espaço urbano (desde o acesso a uma habitação condigna e espaços verdes de qualidade até ao capital social e humano) assumem um elevado peso específico que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é inclusivamente superior ao detido pelos equipamentos destinados aos cuidados de saúde.

Os profissionais e investigadores ligados ao planeamento urbano encontram, por esta via, uma oportunidade para melhorar a vida das populações mas, também, um desafio na operacionalização de intervenções sobre o espaço urbano que, segundo esta lente, devem assumir uma dimensão integrada. De entre as abordagens emergentes à resolução destes problemas encontramos as que apostam em processos promovidos a partir das próprias comunidades, ou com forte envolvimento das mesmas, sendo exemplo desta metodologia experiências recentes como o programa Bairros Saudáveis.

Para compreender esta abordagem e viabilizar a sua implementação em contextos reais, os conteúdos desta Unidade Curricular assumem um caráter teórico-prático. Por um lado, visa-se conhecer o quadro teórico e institucional que orienta a produção de cidades mais saudáveis, bem como as principais áreas de intervenção e os instrumentos de planeamento e gestão que as viabilizam. Por outro, será apresentado um conjunto de metodologias e ferramentas orientadas para a ação local, quer ao nível de reconhecimento das variáveis que condicionam a qualidade dos espaços, quer ao nível da mobilização dos intervenientes necessários à transformação desejada.

Programa
1- Análise do quadro teórico e institucional das cidades saudáveis. Aplicação de metodologias de revisão da literatura e de diagnóstico.
2 - Metodologias e ferramentas da ação local.
3 - Construção de propostas para o caso do Porto.

Bibliografia Obrigatória

Bibliography provided to students in digital form; Bibliography provided to students in digital form (Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital)

Observações Bibliográficas

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na opção “Conteúdos” da página SIGARRA da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São realizados trabalhos individuais e de grupo, e os alunos são mobilizados para a apresentação e discussão, em aulas previamente programadas, dos resultados parciais e finais dos trabalhos desenvolvidos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 98,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade: 
i) os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes; 
ii) os estudantes que obtiveram frequência no ano letivo anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação envolve um processo de avaliação contínua baseada em trabalho individual/monografia (40%) e em trabalho de grupo (60%).Esta avaliação tem em atenção os relatórios entregues, o trabalho desenvolvido na aula e o funcionamento dos grupos de trabalho, e as apresentações efetuadas.

Provas e trabalhos especiais

Avaliação Especial - disposições previstas no Regulamento Geral de Avaliação dos Estudantes.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial - a Avaliação Especial (TE, DA, etc.) segue as disposições previstas no Regulamento Geral de Avaliação dos Estudantes.

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação Final - a melhoria da classificação final poderá ocorrer por via de um Exame Escrito em época própria de avaliação para estes casos ou, como alternativa, através de uma Exame Oral se for esta a alternativa acordada com o Docentes e com os Estudantes.
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